10 sinais de Alzheimer que não se deve ignorar
O Alzheimer deteriora a qualidade de vida da pessoa afetada, mas uma descoberta precoce pode melhorar e prolongar a qualidade de vida da pessoa.
Erika Otero Romero
O Alzheimer é uma doença que pode roubar as memórias mais preciosas da sua vida.
A Internet está cheia de vídeos que mostram os estragos que esse mal causa numa pessoa e na sua família. Para quem sofre, é terrível não lembrar se tem filhos ou cônjuge. Também não conseguem lembrar-se da sua casa, do seu nome e de dados que uma pessoa sã nunca suspeitaria que pudesse perder.
Mas Alzheimer é muito mais do que perder a memória. É um conjunto de desconfortos que alteram o desenvolvimento cotidiano da vida pessoal e social.
O que é Alzheimer?
A página Alzheimer’s Association explica que é um “tipo de demência que causa problemas de memória, de pensamento e comportamento. Os sintomas geralmente se desenvolvem e pioram progressivamente, até serem tão graves que interferem nas tarefas cotidianas”.
Esta doença é responsável por 60 a 80% dos casos de demência. Embora a possibilidade de sofrer aumente com a idade, a realidade é que não é uma característica do envelhecimento.
Sintomas de Alzheimer
Um dos sintomas iniciais de Alzheimer é a dificuldade de lembrar informações recém-aprendidas; a razão é que essa doença afeta a área cerebral que envolve a aprendizagem.
É normal que, à medida que envelhecemos, a capacidade para pensar seja mais lenta; assim, os problemas para recordar certas coisas podem ser ocasionais. Quando se trata de Alzheimer, a perda de memória é grave, a confusão e outros processos mentais tornam-se mais graves e profundos.
Além disso, a pessoa afetada sofre:
– Desorientação
– Mudanças de humor e comportamento.
– Confusão cada vez mais grave em termos de eventos, horas e lugares.
– Delírios paranoicos suspeitas que recaem sobre familiares, amigos e cuidadores.
– Perda de memória e mudanças de comportamento.
– Dificuldade em falar, comer (engolir) e caminhar.
A pessoa afetada não se sentirá doente. Apesar disso, seus familiares e amigos verão as mudanças evidentes em seu comportamento e forma de pensar.
Sintomas precoces de Alzheimer
É importante saber que há pessoas que podem começar a desenvolver sintomas de Alzheimer numa idade precoce, talvez desde os 30 anos. Sendo uma doença progressiva, o paciente pode só perceber que está doente quando já for tarde.
Exporemos então alguns sintomas que indicam indícios precoces de Alzheimer. Tenha em mente que, se você acha que apresenta alguns desses sintomas, o prudente é que vá ao médico.
1. Alterações de memória que dificultam a vida cotidiana
Esquecer informações aprendidas recentemente. Datas ou eventos importantes também são esquecidos. Pode chegar ao ponto de a pessoa passar a depender de anotações ou de familiares que os lembrem desses dados.
2. Dificuldade em planejar ou resolver problemas
Há mudanças na capacidade de desenvolver e seguir um plano ou trabalhar com números. Além disso, eles têm problemas para seguir instruções ou lidar com suas contas e despesas mensais. Também terão dificuldade em concentrar-se e levar mais tempo para fazer coisas normais.
3. Dificuldade em desempenhar tarefas habituais na casa, trabalho ou tempo livre
A pessoa começa a ter dificuldades para realizar tarefas diárias. Terá problemas de orientação e gestão de orçamentos.
4. Desorientação
Sofrem perdas de memória de datas, não poderão distinguir estações ou dar-se conta da passagem do tempo.
Terão dificuldade para compreender algo se não estiver em processo nesse instante. Às vezes, esquecem-se de onde estão e de como chegaram ali.
5. Problemas para compreender imagens visuais e fazer associações entre objetos
Podem apresentar problemas de vista, o que pode ser um sinal de Alzheimer. Apresentarão dificuldade para ler, calcular distâncias e determinar cor ou contraste; isto gerará problemas para dirigir.
6. Problemas com o uso de palavras na fala ou na escrita
As pessoas podem começar a ter sérias dificuldades para seguir ou participar de uma conversa. É possível que parem no meio de uma palestra porque não terão ideia de como segui-la ou podem repetir muito o que dizem.
Lutam para encontrar as palavras certas ou usam nomes errados para citar objetos cotidianos.
7. Colocação de objetos fora de lugar e dificuldade em evocar memórias
Eles começam a colocar os objetos em lugares inadequados. Também perdem coisas sem poder “criar memória” para evocar a lembrança de onde estão. Devido a isso, outros serão acusados de roubá-los. Isso se tornará mais comum com o passar do tempo.
8. Falta de bom senso no momento de tomar decisões
Começarão a mostrar dificuldade em tomar decisões; por exemplo, doarão coisas que não são deles ou grandes quantidades de dinheiro.
Os seus cuidados pessoais vão deteriorando-se.
9. Perda de iniciativa no trabalho ou em atividades sociais
A pessoa afetada começa a perder a iniciativa de praticar hobbies, atividades sociais, projetos no trabalho ou esportes.
Pode surgir dificuldade para entender fatos recentes de seu time favorito ou como desfrutar seu passatempo favorito. Evitam participar de atividades sociais devido às mudanças que sofreram.
10. Mudanças de humor ou personalidade
O humor e a personalidade das pessoas afetadas com Alzheimer podem mudar. Podem tornar-se pessoas confusas, desconfiadas, deprimidas, medrosas ou ansiosas.
Tendem a ficar bravas em todos os lugares e com todas as pessoas ao seu redor.
Por último, é bom saber que, se houver detecção precoce, poderão ser aplicados tratamentos que aliviarão os sintomas. Além disso, permitirão ao paciente manter um nível de dependência por mais tempo.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 10 señales de Alzheimer que no se deben ignorar