10 sinais de que seu parceiro está manipulando você

Será que o seu relacionamento o está deixando no limite? Se assim for, você pode estar convivendo com um manipulador.

Erin Adair

As pessoas atraídas para esse tipo de manipulação são geralmente aquelas que querem fazer os outros felizes. “Pessoas que querem agradar”, que estão à procura de felicidade, mas que podem não ter muita autoestima são os principais alvos.

Se você confia muito e muito frequentemente, se o seu relacionamento tornou-se algo que lhe dá nós no estômago, você pode reconhecer pelos seguintes sinais de alerta se seu parceiro está manipulando você.

1. “Não sou eu, é você.”

Você é constantemente informado de que está exagerando os erros ou comportamentos do seu parceiro, que você faz as coisas parecerem bem maiores do que são? Claro, um manipulador quer que você pense assim.

2. Usa seus pontos fracos contra você

Uma vez que seu parceiro vê um ponto vulnerável em sua armadura, ele usará isso mais e mais para ganhar vantagem, ferir o seu ego ou como oportunidade para envergonhá-lo naquilo que dói mais. Ele também pode usar…

3. Táticas de humilhação

Um manipulador convenientemente o embaraça na frente dos outros e em seguida tem uma dessas reações: age como se não soubesse que iria ferir seus sentimentos ou age como se não se importasse com o que fez. Essa atitude baixa sua autoestima e faz o seu parceiro se sentir melhor sobre si mesmo – embora, talvez, ele nem perceba que esta é a razão por trás de seus atos.

Advertisement

4. Culpa os outros

Se seu parceiro está culpando você ou qualquer outra pessoa, ele nunca irá assumir a responsabilidade por sua má conduta.

5. Chantagem emocional

Essa pode vir em forma de intimidação, constrangimento, fazendo você se sentir culpado ou chantagem do tipo: “Eu vou morrer se você me deixar,” ou, “eu não posso acreditar que você se rebaixaria ainda mais depois do que você fez no outro dia! Qualquer um, menos você!” Alguns manipuladores podem até mesmo recorrer à raiva.

6. Técnica do “Pé na porta”

Seu parceiro faz um pequeno pedido que é fácil concordar e, em seguida, faz seu pedido verdadeiro. Isso torna difícil para você dizer não. Se o fizer, o seu parceiro se mostra ferido ou chateado, e você se torna o vilão da história. Agora você está na defensiva e seu parceiro ganhou a rodada.

7. Culpa e vergonha

O seu parceiro nunca começa uma conversa sem que essa se transforme em: “Você não me ama de verdade”, ou “Por que você está sempre assistindo TV ou jogando videogame?” Um manipulador vai tentar fazer você se sentir como se você nunca fizesse o suficiente, e que seus problemas emocionais são culpa sua. Novamente, isso diminui a sua autoestima, tornando-o um alvo fácil e manipulável.

8. Bancando o inocente

Sempre que há um conflito, o seu parceiro de alguma forma é a vítima – sempre. Ele o torna culpado e você se condói com a experiência ruim que ele está passando. Você pode até mesmo acabar confortando-o, pedindo desculpas por algo (ou por tudo), e dizendo-lhe que você vai fazer melhor da próxima vez. Como ele sempre acaba sendo a parte inocente da história?

Advertisement

9. O piadista

Um parceiro manipulador fará você se sentir intimidado, envergonhado e constrangido quando estão a sós e quando vocês saem com os amigos. Se isso acontecer e um amigo confrontar seu parceiro dizendo que ele está sendo rude ou insultuoso, ele, muitas vezes, tentará fazer parecer que os comentários ofensivos são “piadas”. No entanto, quem presta atenção, percebe o insulto por baixo da “piada”.

10. Gaslighting

O seu parceiro diz ou faz coisas que lhe deixam maluco e, em seguida, diz que você está fazendo tempestade em copo d’água? Você não está sozinho. É uma tática conhecida na psicologia como gaslighting. Seu parceiro torce a verdade ou deixa de fora algumas informações para fazer você duvidar de sua própria percepção – e sanidade. Gaslighting, além de muito desorientador, é uma forma de abuso emocional.

Em geral, o comportamento manipulador é aprendido. Muitas vezes, é um comportamento instintivo desenvolvido por necessidade (na maioria das vezes na infância). Assim, geralmente não é algo que possa ser rapidamente desaprendido.

Se você vive com um manipulador, este será sempre muito bom em fazer você sentir um monte de coisas, exceto que ele precisa mudar. A cura do seu parceiro não acontecerá facilmente. Será necessário muito tempo (e terapia) e você deve passar esse tempo protegendo sua própria segurança emocional. Conheça as táticas de manipulação e quais as armas favoritas do seu parceiro contra você para que possa proteger-se. Construa a sua autoestima e autorrespeito. Isto é vital. Por último, se você estiver em posição de fazê-lo, pode ser melhor deixar o relacionamento inteiramente.

10 coisas feias que maridos terríveis fazem a suas esposas

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original 10 signs your partner is manipulating you

Toma un momento para compartir ...

Erin Adair

Erin Adair lives in Sandy with her husband & tiny dog Violet. Follow at