10 ideias de lanches baratos, saudáveis e gostosos para as crianças

Paciência e criatividade são essenciais na hora de montar lanches nutritivos para a criançada. Veja algumas ideias fáceis para o dia a dia.

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  • Fazer as crianças comerem alimentos saudáveis nem sempre é tarefa simples. A criatividade precisa estar em alta para não cair no erro de oferecer o mais fácil. Bolachas recheadas, salgadinhos e doces em geral, normalmente, são os mais requisitados pelos menores e quando um sonoro "não" chega aos ouvidos deles a birra pode ser a saída para conseguirem o que tanto desejam.

  • Apresentar novos sabores para eles é uma responsabilidade dos adultos. Ser firme e, também, um bom negociador são requisitos importantes na hora do lanche. Veja abaixo algumas sugestões para aliviar a fome das crianças e deixá-las com mais energia.

  • 1. Um pedaço de bolo ou pão caseiro

  • Se você puder fazer com farinha de trigo integral, açúcar mascavo e outro ingrediente que faça o intestino funcionar melhor deixará a receita mais saudável. Um copo de leite ou suco natural e uma fruta podem acompanhar. Uma dica é sempre diluir o suco natural com água já que as frutas também têm açúcar natural.

  • 2. Pão de queijo com um tipo de fruta picada

  • Pode ser maçã, morango, uva ou pera. Um copo de água ou água de coco geladinha ajudam a matar a sede da criançada.

  • 3. Fatias de pão integral com ricota, queijo branco ou alface, tomate e cenoura

  • Aqui a brincadeira pode estar no formato do pão, que pode virar um coração, carrinho, coelho ou o que a sua criatividade mandar. O suco natural é sempre a melhor opção.

  • 4. Você já pensou em cozinhar milho e deixar seu filho saboreá-lo?

  • Uma banana e suco podem acompanhar.

  • 5. Salada de fruta

  • É uma maneira simples e saborosa de fazer as crianças comerem frutas. Além disso, é nutritiva e refrescante.

  • 6. Barrinhas de cereais são uma opção

  • Se você tem o dom de fazê-las em casa é o ideal. Mas se essa não é a sua praia, dá para encontrar no mercado barrinhas com menos açúcar e sódio. É só cuidar para não oferecer todos os dias.

  • 7. Iogurte natural com frutas

  • É uma ideia para fugir dos iogurtes artificiais. Se o seu filho tem mais de um ano, o mel é uma opção para adoçar.

  • 8. Tapioca com queijo branco ou processado e geleia de fruta

  • Suco natural pode acompanhar.

  • 9. Cookies integrais

  • Na mesma linha das barrinhas de cereais, se você puder fazer cookies integrais em casa é o ideal. Caso contrário, no mercado já tem algumas opções. Quatro cookies, uma fruta e um copo de água, suco natural ou água de coco são suficientes para matar a fome das crianças.

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  • 10. Já pensou em fazer um sanduíche no palito?

  • É fácil, divertido e saudável. É só cortar os ingredientes em cubinhos e colocar no palito: pão, queijo, presunto, alface, tomate-cereja e azeitona.

  • Se as crianças puderem ajudar na hora do preparo, o lanche será ainda mais divertido. Se você ainda não fez essa experiência, tente e veja como elas comem com mais empolgação o que acabaram de preparar.

  • Leia também: Como inserir legumes na alimentação das crianças

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Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.

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