Porque ficar triste não vai curar seu coração partido

Quem nunca teve o coração partido? Entender que deixar a tristeza tomar conta pode lhe prejudicar é o primeiro passo para recomeçar.

Mariana Cruz de Assis Rocha

Diariamente presenciamos fins de relacionamentos que julgávamos que jamais terminariam. Essa realidade é muito mais comum do que a gente pensa e quando passa o choque inicial com a notícia, tocamos nossa vida normalmente. Só que quando é o nosso coração que está envolvido em um amor e ele se parte, parece que não vamos conseguir nunca superar a dor e a tristeza.

Quando estamos com o coração partido, os sintomas da nossa dor emocional são tão fortes, que parece que a dor é física. Seu apetite muda, você sente enjoos, fica apática, chora o dia inteiro. Para entender melhor, podemos dizer que coração partido é o sentimento oposto e causa reações tão fortes como o de estar apaixonada.

Leia: Tire esse olhar triste do rosto: Como superar a tristeza

O problema é que a dor e o sofrimento uma hora precisam acabar, caso contrário, você se consome aos poucos. Claro que toda perda é muito dolorida, e, se ela não for vivenciada, fica mal resolvida dentro de nós. Mas você não pode deixar que a dor tome conta de você. Por isso, depois do período de luto, coloque na sua cabeça que é hora de mudar o jogo. Nesse caso, ficar triste já não vai resolver mais. Para lhe ajudar a sair da tristeza de uma vez por todas, veja como ela pode atrapalhar sua vida.

1. O apetite fica alterado

Quando estamos sofrendo deixamos que os nossos problemas de alimentação se acentuem. Isso quer dizer que se temos tendência de descontar a ansiedade na comida, nessa hora, comemos muito mais que deveríamos, afinal, estamos sofrendo. Entretanto, se temos dificuldades de nos alimentar, simplesmente paramos de comer. Entenda que qualquer dessas atitudes vai refletir diretamente no seu corpo e na sua saúde. Uma boa dica é tentar usar a cozinhar para se distrair e não apenas para comer. Aprenda pratos novos, gostosos e, principalmente, saudáveis. Aproveite e chame as suas amigas para experimentar com você.

Advertisement

Leia: Você sabe como alcançar a felicidade? É possível, acredite!

2. Não consegue dormir bem

A tristeza não nos deixa relaxar o suficiente para dormir bem. Ficamos na cama, rolando de um lado para o outro, sozinha e sem conseguir cair no sono. O resultado disso é que os pensamentos ficam revisitando tudo aquilo que nos faz sofrer. Na hora de dormir, deixe o quarto em uma temperatura agradável, tome um bom banho e, se o sono não vier, separe aquele livro que vai lhe distrair. Com os pensamentos ruins longe, a leitura e um ambiente aconchegante, seu sono vai aparecer.

3. Não tem vontade de sair de casa

Se não reagimos, a nossa vontade de ficar em casa, sozinha, sofrendo por cada detalhe, só aumenta. Se você não se forçar a sair de casa, voltar a ter contato com outras pessoas, você acabará aumentando a sua solidão. Vá para a casa de um parente que você não vê a muito tempo, marque aquele encontro que sempre era adiado com suas amigas. Estar junto com outras pessoas traz aconchego para nosso coração.

4. Você não consegue enxergar o seu valor

Ao nos entregarmos para a tristeza, cresce em nós um sentimento de que a gente merece tudo aquilo que está passando, que a gente não tem valor. Cuidado. Nesse momento tão delicado, a primeira coisa que temos que alimentar é o respeito a nós mesmos, caso contrário, corremos o risco de nos jogar nos braços de qualquer pessoa com intuito de curar a nossa dor. Só que se essa pessoa não for merecedora do nosso amor, futuramente, os sofrimentos serão ainda maiores.

Leia: Hora de passar a limpo o passado

Advertisement

Por isso, devemos sempre cuidar de nós, ainda que nosso coração esteja partido. Só assim iremos voltar a nos sentir bem e perceber como existem pessoas que nos querem bem. E passada a dor, você talvez consiga olhar para trás e entender o porquê de ter sido assim. Nessa hora, você verá que já é uma nova pessoa, mais forte e madura.

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.