Ensinar: o maior dever de todos os pais

O maior privilégio e dever das mães e dos pais é o de Ensinar seus filhos para que se tornem pessoas de bem. E para ensinarmos corretamente, toda a ajuda que pudermos obter deverá sempre ser bem-vinda!

1,115 views   |   30 shares
  • Comecemos pelo exemplo, que é uma das mais marcantes formas de ensino.

  • Confúcio, o grande sábio chinês ensinava que "A palavra convence, o exemplo arrasta". E é verdade! E é um perigo isso, porque o exemplo errado que um pai ou mãe também possa dar ao seu filho, também pode arrastá-lo para onde tais pais não desejam.

  • Os pais que dão mal exemplo aos filhos, apesar de falarem o que eles devem fazer, acabam caindo no antigo e ineficiente método de ensino, que é o de "façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço". Esse método não funciona, certamente. Exemplo correto e ensino correto: eis o que funciona!

  • Outra coisa que felizmente está mudando, é a visão de que pode-se educar os filhos na base de pancadas, chantagem emocional e terrorismo psicológico. Os pais podem até obter resultados aparentemente satisfatórios agindo assim, mas as sequelas que poderão resultar desse tipo de ensino nos filhos, podem ser permanentes e terem o efeito contrário ao pretendido pelos pais.

  • Leia: Porque seu filho não merece uma palmada

  • É certo que a educação é como roupa, e deve ser dada "sob medida", pois o que funciona com um filho, pode não funcionar com outro, porque todos nós somos indivíduos com tendências, com capacidades e com interesses diferentes, mas algumas coisas (tais como o exemplo), podem ser consideradas como regras que funcionam em praticamente todos os casos:

  • 1. Se você não ensinar seus filhos, alguém o fará

  • Não se iluda que bastam a creche, a escola ou a Igreja para ensinarem seus filhos. Esse dever é dos pais, e as outras instituições citadas são auxiliares nessa sua responsabilidade. E se os pais não ficarem atentos, existem outros que estão doidos para "ensinarem" seus filhos, tais como os traficantes e os pervertidos... Portanto, lembrem-se de que a melhor educação para a vida deve ser a que é dada em casa, pelos pais (ou por pelo menos um deles, em situações de casais separados).

  • 2. Ensino, não há maior chamado

  • Existe um livro, chamado "Ensino, Não Há Maior Chamado", que pode ser baixado na Internet, gratuitamente, que é um dos melhores livros de didática que já foi escrito! Embora ele seja um livro voltado para o ensino religioso, as técnicas de ensino serão imensamente úteis a cada pai e mãe que o lerem e que aplicarem seus ensinamentos, dos quais pinçaremos alguns neste artigo.

  • Advertisement
  • Leia: Como ensinar valores aos filhos

  • 3. Avalie quais são seus pontos fortes e fracos como professor

  • Sim, se você é mãe ou pai, você é um professor. Pode não ser formado na faculdade, mas a vida colocou você como primeiro professor de seus filhos. Você pode ser um bom ou mau professor, a escolha é sua, mas se você se esforçar para ensinar bem os seus filhos, as recompensas serão eternas, porque ninguém consegue avaliar até onde vai a influência de um professor!

  • No livro citado diz "Talvez seja a sua paciência que mais vá ajudá-lo como professor. Ou talvez seu sorriso constante, sua preocupação genuína com as pessoas, (ou seus filhos) seus dotes artísticos, seu conhecimento, sua disposição para ouvir, seu espírito calmo, seu hábito de preparar-se exaustivamente ou seu desejo sincero de ensinar bem" (pg.24).

  • Ainda no mesmo livro, tem uma história contada por Harold Lee, que fala porque ele se lembrava de uma professora em particular, mesmo depois de mais de 40 anos passados: "Ela possuía três dons que, a meu ver, tornavam seus ensinamentos eficazes: primeiro, tinha a capacidade de fazer com que cada aluno sentisse que ela se interessava pessoalmente por ele; segundo, tinha muito conhecimento das escrituras e amor por elas e a capacidade de fazer habilidosas ilustrações em cada lição para aplicá-las em nossa vida; terceiro, possuía grande fé em Deus (...)" (pg.26).

  • Quanto aos pontos fracos, é preciso que os pais busquem superá-los, tais como: não ter paciência, corrigir os filhos na hora da raiva, não elogiar todo e qualquer progresso que os filhos façam, não ser amigo dos filhos, não passar tempo bastante com eles, (achando que se você os veste e lhes proporciona alimento, já é suficiente). Pais responsáveis sabem que além de alimento e vestimenta, educar corretamente os filhos é uma coisa que não devem deixar nas mãos de ninguém, além das deles, e depois sim, contar com o auxílio da creche, escola, igreja ou outras instituições de ensino.

  • Leia: 4 passos para ensinar os filhos a serem obedientes

  • Muito ainda poderia ser dito quanto ao assunto. Os nossos filhos serão nossas maiores alegrias (ou nossas maiores tristezas), dependendo de como agirmos com eles. Podem nos amar ou nos odiar quando crescerem, dependendo de como nós os eduquemos. Só intenção não basta! É preciso muito compromisso e comprometimento!

  • Advertisement
  • Cada vez mais gente está dizendo que a Família é a instituição mais importante que existe, embora outros muitos também façam de tudo para destruí-la.

  • "Nenhum sucesso na vida", dizia sempre David McKay, "compensa o fracasso no lar". E o lar de todos nós deveria ser um lugar para o qual sempre tenhamos desejo de estar, ou de voltar.

  • Uma história que sempre me lembro é a do cientista e criador de pássaros que tinha espécimes raras em seu laboratório. Enquanto ele trabalhava, sempre colocava música para tocar. Certa vez, uma nova faxineira foi limpar o laboratório do cientista, e abriu as janelas. Todos os pássaros voaram para as árvores próximas.

  • O cientista, ao chegar ao laboratório, ficou arrasado ao ver tantos anos de trabalho perdido. Sem saber o que fazer, colocou suas músicas para tocar.

  • Maravilhado, começou a ver que as aves começaram a voltar, uma a uma, para o laboratório, ao ouvirem o som das músicas que eram tão familiares para elas. Voltaram todas!

  • Que nossos ensinamentos aos nossos filhos sejam essa "música", e que eles se tornem pessoas do bem, e que sintam sempre o desejo de voltarem ao lar.

  • Leia: 5 razões para ensinar seus filhos a dizerem NÃO

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!

Website: http://blog.higinocultural.com

Ensinar: o maior dever de todos os pais

O maior privilégio e dever das mães e dos pais é o de Ensinar seus filhos para que se tornem pessoas de bem. E para ensinarmos corretamente, toda a ajuda que pudermos obter deverá sempre ser bem-vinda!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr