Mulher x trabalho: Colocando a família em primeiro lugar

Algumas maneiras de fazer a transição do trabalho para casa, com mais organização, economia e se preparando para oportunidades ocultas.

3,841 views   |   1 shares
  • Qualquer mudança que ocorra em nossa vida pode gerar ansiedade, nervosismo, incerteza e preocupação. Ainda mais as que mexem com nossa família, como a transição do trabalho para casa. Independente das circunstâncias, sejam elas boas ou ruins, como perda de emprego, mudança de cidade, doenças, chegada de um amado filho ou até a mudança no trabalho para sistema home office. Muitas mudanças são inevitáveis e necessárias e é preciso ter tranquilidade para fazer essa transição da forma menos traumática possível.

  • Encare como um novo desafio

  • Acredito que qualquer mudança é uma situação que requer muita atenção e pode ser encarada de duas formas: agora já era, estou desempregado (e muitas lamentações) ou como um novo desafio que precisa ser encarado da forma mais otimista. Em casa também se tem trabalho a fazer, só que de uma forma um pouco diferente. Olhando pelo lado bom da nova situação, estamos em nossa própria casa, não há pessoas estranhas, tudo que tem em casa já temos o costume de como funciona e sabemos onde está cada coisa. Estamos com as pessoas que amamos (nossa família), fazemos nosso horário, não precisamos nos estressar com o trânsito ou com o tempo despendido para ir até o trabalho. De certa forma, somos nossos patrões e podemos adaptar as coisas de acordo com a nossa necessidade.

  • Organize sua nova rotina

  • Mesmo estando em casa, algumas coisas não devem fugir muito de um trabalho convencional; como a disciplina e a rotina. A metodologia dos resultados é a mesma se bem programada. É preciso fazer uma rotina, organizar o tempo, o dia e as tarefas. Não se esqueça de incluir atividades físicas. Podem ser atividades laborais, uma corridinha ou caminhada, ou até mesmo um alongamento é válido. Separe tempo para fazer atividades com a família e também para preparar uma refeição equilibrada e nutritiva, além de um tempo de recreação e descanso.

  • Separando um tempo de recreação e descanso

  • Assim como no trabalho convencional, temos um tempo de descanso para almoçar e dar um alívio para nossa mente e corpo do estresse do trabalho e das nossas funções. Qualquer atividade causa estresse e é necessário uma pausa. Muitas empresas têm um local de recreação ou grêmio para os funcionários, onde podem fazer algo que gostem. Assim, ficarão menos estressados e mais felizes, além da satisfação pessoal.

  • Advertisement
  • Organize seu orçamento

  • Quando a transição para a casa é ocasionada pela perda do emprego, é natural que o orçamento fique mais justo, com menos folga e refresco. Nesses casos é necessário algumas mudanças de hábitos e é preciso ser mais disciplinado com as finanças. Revisar as despesas e cortar custos desnecessários é fundamental. Como diria Sêneca: “A economia por si só é uma grande fonte de receitas.” Quando nos regramos e nos disciplinamos a economizar, nos surpreendemos com a quantia que teremos. Com a perda do trabalho se faz necessário ter novas fontes de receita e isso pode ser algo muito bom se bem administrado, ou até melhor do que a situação anterior. Use seus dons e talentos.

  • Se quiser voltar ao mercado de trabalho formal ou oportunidades de trabalho em casa

  • Procure serviços de recursos de empregos e se atualize fazendo novos cursos como os de idiomas. Aumente sua rede de contato e mãos à obra. Uma ótima oportunidade pode ser o home office, ou trabalho em casa.

  • Muitas situações na vida geram mudanças, mas tudo dependerá de como vamos encarar. Essas mudanças podem ser muito boas, podem até ser um degrau para uma oportunidade escondida. Sejam sábios, não se acomodem, busquem aperfeiçoamento e aprendam a economizar. Bons ventos lhe surpreenderão.

  • _Nota do Editor_: Em muitos lares, a mulher é a provedora do lar e não pode escolher entre ficar em casa e trabalhar. Ela trabalha e estuda justamente para dar aos filhos o que eles precisam. Muitas sentem culpa por isso, mas, neste caso, uma mulher pode aproveitar o pouco tempo que possui com os filhos para melhorar essa relação, até o dia em que poderá dar-lhes mais atenção.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.

Mulher x trabalho: Colocando a família em primeiro lugar

Algumas maneiras de fazer a transição do trabalho para casa, com mais organização, economia e se preparando para oportunidades ocultas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr