3 sinais assustadores de que seu casamento entrou na fase do pré-divórcio

Nem sempre um casamento irá diretamente para o divórcio. Seu relacionamento tem se aventurado por essa zona perigosa e cinzenta?

Wendy Jensen

Quando um relacionamento está na fase do namoro, há conversa de sobra. Os casais falam sobre seus pratos prediletos, passatempos, o que gostam e não gostam. Eles discutem sobre suas famílias e tradições. Têm sérias conversas sobre casamento, carreira, crianças…

E então eles se casam.

Leia: A causa Nº 1 do divórcio não é o que você pensa

Talvez seja porque as pessoas casadas se ocupam com o trabalho, as crianças e outras responsabilidades, que elas não têm tempo para conversar abertamente como faziam antes. Ou talvez elas achem que o casamento seja o cume de uma relação – o momento top do amor – e se esquecem de que o casamento dá trabalho.

Mas qualquer casal que não faça a lição de casa necessária ou não dedique horas cruciais requeridas para nutrir o casamento, em breve terá de enfrentar o divórcio.

Advertisement

Aqui estão três sinais de alerta de que sua comunicação (ou a falta dela) fez seu casamento aterrissar na fase do “pré-divórcio”:

Ignorância [desconhecimento]

Se você estiver emocionalmente faminto em seu casamento e seu cônjuge nada sabe sobre a dor que você está sentindo, você precisa mudar isso. Se não colocar para fora seu sofrimento e, em vez disso, deixar isso apodrecer dentro de você, seu relacionamento será afetado e seu casamento destruído.

Desvalorização

Um golpe fatal para os casamentos? Quando um ou ambos os cônjuges se sentem pouco apreciados, sem importância ou desvalorizados. Há uma necessidade inerente aos seres humanos de se sentirem necessários, de terem seus esforços reconhecidos. Sem comunicação, é difícil (se não impossível) sentir que seu cônjuge aprecia e valoriza você como pessoa, companheiro, e parte integrante de sua família.

Desrespeito

É difícil trazer à tona problemas de comunicação com seu cônjuge quando você não se sente respeitado. Você pode pensar que não será capaz de explicar seus sentimentos ou mágoas, de modo que seja ouvido ou compreendido. Talvez você não sinta que tenha o respeito necessário que um bom relacionamento requer.

Para cada um destes sinais de alerta em potencial, a comunicação é o remédio.

Advertisement

Falhas na comunicação ou nenhuma comunicação cria abismos em um relacionamento. Os cônjuges negligenciados começam a esconder seus sentimentos e acabam pondo fim aos seus relacionamentos. O terapeuta familiar, Steven M. Harris, afirmou: “… muitas das pessoas com quem eu falo compartilham alguns dos mesmos elementos em seu próprio relato pré-divórcio: falhas na comunicação, afastam-se de seu parceiro e isolam-se das pessoas e de recursos que poderiam ajudar “.

Leia: 10 coisas feias que maridos terríveis fazem a suas esposas

Se o problema de seu casamento for comunicação:

  • Tenha uma noite semanal para sair sozinho com seu cônjuge para que vocês possam conversar.

  • Reserve um tempo para conversar à noite depois do trabalho ou quando as crianças estiverem na cama. Deixem de fora a televisão, o videogame ou outras atividades que desvirtuam a comunicação.

    Advertisement
  • Procure aconselhamentos para casais ou casamento para resolver os problemas maiores. Um profissional poderá ajudá-lo a restabelecer a comunicação saudável.

  • Defina maneiras respeitosas de trazer à tona problemas ou divergências.

  • Ouça com a intenção de entender o ponto de vista e os sentimentos de seu cônjuge.

Lembre-se, uma vez que você esteja casado, a comunicação deve aumentar em vez de diminuir. Para cada cônjuge se sentir compreendido, respeitado, amado e apreciado, a comunicação é uma obrigação! Ela vem de várias formas – verbal, física, emocional, espiritual – e vocês precisam de cada uma delas para serem comunicadores verdadeiramente eficazes. Seu casamento depende disso.

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 3 scary signs your marriage has entered ‘pre-divorce’ phase

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Wendy Jensen

Wendy é mãe de 6 filhos, 3 meninos e 3 meninas. Ela gosta de ler, cozinhar, fazer as pessoas felizes e ficar em família. Ela espera que seus artigos inspirem e elevem aqueles que os lerem.