Férias das crianças! Como sobreviver a elas

A época de férias das crianças muitas vezes significa trabalho multiplicado para as mães, pais ou avós! As crianças têm energia infinita, enquanto os adultos, não.

Luiz Higino Polito

As férias são muito esperadas pelas crianças, mas assustam alguns adultos. E parece incrível, mas existem muitos homens e algumas mulheres que têm muita dificuldade para entreter as crianças.

Seja em época de férias ou qualquer outra época, aprender a lidar com crianças pequenas deveria ser uma meta importante, principalmente para quem pretende se casar.

Para as crianças maiores, filmes em casa, no cinema, jogos de futebol, vôlei, passeios em Shoppings, piqueniques, visitas ao zoológico, são boas pedidas.

Leia: 3 dicas para manter as crianças seguras durante as férias

Neste artigo, vamos nos concentrar em atividades para crianças menores, que exigem mais cuidado e atenção.

Advertisement

Desde que aprendi um pouco de didática, nunca mais tive problemas em divertir as crianças. Pode parecer difícil para alguns, mas se você aprender algumas técnicas e brincadeiras, nunca mais será um problema para você divertir crianças de 2 a 8 anos.

Antes de mais nada, você precisa entender que a criança não quer só o brinquedo, mas principalmente seu tempo e sua atenção Entendendo isso você já andou mais da metade do caminho.

Leia: Atividades de férias para fazer com as crianças em casa

Aí vão algumas técnicas e brincadeiras simples, que não requerem praticamente nenhum gasto.

1. Cante com as crianças

Marcha Soldado, Atirei um Pau no Gato, Ciranda Cirandinha, Brilha Brilha Estrelinha e tantas outras cantigas de roda, que desde o tempo de nossos avós já faziam muito sucesso com a criançada. Essas cantigas podem ser usadas porque foram todas regravadas por muitos grupos musicais da atualidade.

Advertisement

Experimente, por exemplo, cantar “Boi da Cara Preta” fazendo uma alteração na letra, para brincar com as crianças. Meus netos adoram e dão muitas risadas e não se cansam. Ficam pedindode novo, de novo”.

Em vez de cantar “pega esse menino que tem medo de careta” , substitua a palavra menino pelo nome de cada criança, depois a palavra papai, mamãe, vovô, vovó, tio…, tia…, animais de estimação, etc. É sucesso na certa.

2. Esconde Esconde

Sim, aquela mesma brincadeira antiga que a gente gostava tanto! As crianças desde seus 2 anos de idade já gostam dessa fácil e conhecida brincadeira.

Você pode também esconder doces, ovos de chocolate na Páscoa, ou em qualquer outro evento e ir dando pistas para as crianças acharem. Elas se divertem demais com isso.

3. Aprenda truques simples de “mágica”

Não precisam ser truques complicados ou caros. Truques com moedas, lenços e barbantes são suficientes.

Advertisement

Tem um truque fácil que você pode fazer usando um lenço ou guardanapo de pano. Todo lenço ou guardanapo tem a bainha. Esconda dentro dessas bainhas, em cada uma delas um palito de fósforo ou de dente. Você vai ter 4 palitos ou mais escondidos nas bainhas.

Na hora de fazer a “mágica” para a criança, você pega um palito e mostra para a criança segurando-o entre os dedos. Mostra também o lenço dos dois lados.

Depois você pega o palito e coloca sob o lenço, levando junto um dos palitos que está escondido na bainha. Com rapidez você move o palito solto para o lado da mão por baixo do lenço e dá para a criança quebrar um dos palitos que está escondido numa das bainhas. Pede para quebrar bastante o palito. Depois do abracadabra, você abre o lenço e o palito estará inteiro novamente. Eles adoram. Enquanto tiver palitos nas bainhas dá para se repetir o truque.

Leia: Escolas em férias: Faça um cronograma para manter as crianças ocupadas

4. Brincadeira do Gato Mia

Essa brincadeira é sucesso na certa. Meus filhos adoravam e agora meus netos também adoram.

Advertisement

É muito simples. Todos ficam sentados em círculo. Qualquer um do grupo começa, imitando um gatinho e se aproxima, miando para alguém do grupo. Quando ele mia a pessoa diz para o gatinho “coitadinho do gatinho”. A pessoa que imita o gato tem que tentar fazer a outra pessoa rir. Faça isso 3 vezes com a mesma pessoa. Quem rir se tornará o próximo gatinho. O gato tem que dramatizar seu miado o máximo possível, para que a outra pessoa ria.

Essa brincadeira funciona também para grupos grandes, inclusive com jovens e adultos.

5. Brincadeiras com fantoches

Se você não tem fantoches, improvise com meias esportivas velhas. Você pode pintar olhos, nariz e boca. Pode colocar cabelo com fios de lã ou fazer um chapéu de papel. Conte histórias envolvendo as crianças. Por exemplo, você pode começar a história e cada criança vai continuando a história. Isso é muito bom para desenvolver a imaginação e criatividade da criança.

6. Origamis

Aprenda com livros ou na internet alguns origamis, que são figuras feitas com papel, para ensinar às crianças.

Existem muitos origamis no Youtube. Alguns fácies e outros muito interessantes como este pássaro.

Advertisement

7. Desenhar com as crianças

Você não precisa ser desenhista para brincar de desenhar com crianças pequenas. Qualquer risco ou círculo será preenchido pela imaginação da criança. É só você ter sempre à mão, lápis de cor ou giz de cera e papel. Para quem tem crianças pequenas, carregue sempre esse material à mão, para ajudar a distraí-las quando vão ao médico, à Igreja ou visitar alguém. Só fique atento porque crianças com lápis na mão podem riscar as paredes também.

8. “Serra Serra Serrador”

Uma brincadeira antiga que faz muito sucesso com as crianças bem pequenas. Minha neta adora quando minha esposa brinca com ela da mesma forma que ensinamos na música “Boi da Cara Preta”. Trocando-se a palavra “serra o papo do vovô”, por vovó, mamãe, titio, papai, etc.

Brinque com as crianças o máximo de tempo que puder, porque o que elas precisam mesmo, é do seu tempo e da sua atenção, e não de brinquedos caros e complicados e brincar sozinhas.

Leia: 5 ideias criativas para sobreviver às férias em família

Com boa vontade e amor, você pode divertir as crianças por horas. Se dedicar mais tempo às crianças, você se sentirá maravilhosamente recompensado. Porque não existe nada mais puro do que uma criança.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!