6 dicas sobre como lidar com os enjoos matinais

Se você tem muito enjoo quando fica grávida, veja maneiras saudáveis para lidar com isso sem causar problemas a si mesma e ao bebê.

Carla Pinheiro Alves

Estar grávida é maravilhoso e é um momento que deve ser aproveitado, pois, na verdade, o tempo é curto se comparado aos anos de vida e número de gestações que uma mulher tem. Eu particularmente adoro meu corpo e minha barriga, quando estou grávida, assim como as roupas que uso de gestante, meu cabelo, tudo fica diferente e eu adoro essa diferença. No entanto, existem algumas coisas que são chatas na gravidez, como os enjoos matinais. Nas minhas duas primeiras gestações, eu sofri muito com os enjoos, por isso separei algumas dicas de como lidar com os enjoos matinais.

1.Entenda que enjoo faz parte da gravidez e que não é nenhuma doença. Algumas mulheres sentem só nos primeiros três meses, outras até os cinco, e eu senti a gravidez inteira, pasmem!

2. Tente acordar mais tarde, pois os enjoos são mais fortes mais cedo. Quando estava grávida e trabalhava pela manhã, eu sofria muito com os enjoos, e nos dias em que eu não trabalhava e não precisava levantar tão cedo, não enjoava, sentia-me super bem.

3. Ao acordar, sente-se devagar, mas bem devagar mesmo. Tenha um copo de água ao lado e um biscoito de água e sal, alimente-se. Demore um pouco e levante-se, assim, não estará de estômago vazio.

4. Toda grávida precisa de descanso, afinal estamos gerando outra pessoa, com cabelos, ossos, unhas. Por isso, procure descansar o máximo possível.

Advertisement

5

Fique de olho na sua pressão arterial, sempre que possível, faça um acompanhamento.

6

Faça um diário. Fique de olho na sua alimentação, faça um diário e registre o que come e quais os alimentos que lhe dão mais enjoo, dando a possibilidade de evitá-los.

Alimentos liberados

  • Frutas.

  • Verduras.

  • Gelatinas.

    Advertisement
  • Biscoitos salgados.

  • Biscoitos de polvilho.

  • Sorvetes.

  • Suco de frutas.

Evite

  • Café.

    Advertisement
  • Refrigerantes.

  • Sal em excesso.

  • Alimentos gordurosos.

Procure um médico

É sempre bom o acompanhamento de um médico da sua confiança, caso os enjoos estejam realmente prejudicando seu dia a dia, sua saúde e também a saúde de seu bebê. Observe a frequência de seus enjoos, o excesso deles pode interferir na sua ingestão de alimento e, consequentemente, no ganho de peso do seu bebê, colocando sua gravidez em risco.

O médico também poderá orientá-la a usar medicamentos como dramin B6, muito utilizado pelas grávidas, ou até mesmo solicitar alguns exames para saber se os enjoo são normais ou se a grávida está com alguma doença como, por exemplo, a hiperêmese gravídica.

Advertisement

“Considera-se hiperêmese gravídica( HG) quando as náuseas e vômitos são persistentes, frequentes e às vezes intensos, não cedem facilmente aos tratamentos simples e progridem até causar distúrbios nutricionais e metabólicos como uma perda de peso acima de 4% do peso anterior, desidratação e cetonúria.” (Wikipédia)

Na minha segunda gravidez, tive excesso de enjoos, precisei tomar remédios para controlá-los, ainda assim, eles persistiam. Meu médico decidiu me afastar do trabalho por uns dias e, nesses dias, eu acordava mais tarde, descansava mais e não tinha enjoo. Foi assim a minha gravidez inteira, até o afastamento total do trabalho e a chegada do bebê. Mas isso não significa que você passará esse tempo todo sentindo enjoo, cada organismo age diferente.

Essas são algumas dicas para melhorar os dias e lidar melhor com seu enjoo matinal. Bom parto!

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.