6 fatos perigosos sobre câncer de pele que você deve saber

O câncer de pele é o tipo de câncer mais diagnosticado no Brasil e em alguns países do mundo. Conheça mais a respeito desta doença.

3,482 views   |   19 shares
  • A pele é o maior órgão do corpo humano. O câncer de pele vem acometendo cada vez mais pessoas, o que poderia ser evitado caso alguns cuidados fossem tomados. É o tipo de câncer com maior incidência no Brasil e na maior parte dos países mundiais.

  • Para entender um pouco mais a respeito, aqui estão fatos que são um alerta a todos.

    1. As pessoas estão morrendo por câncer de pele. Em 10 anos houve um aumento de 55% de mortes apenas no Brasil, com 190 mil novos casos por ano. Os Estados Unidos contabilizam mais de um milhão de novos casos no mesmo período.

    2. São conhecidos dois tipos básicos de câncer de pele: o não-melanoma e o melanoma. O primeiro oferece oportunidade de cura superior ao segundo, que é muito mais agressivo. Ele é também muito mais comum, detendo 95% dos casos da doença. Porém ambos são tratáveis e, se descobertos a tempo, até podem ser curáveis. Mas o que normalmente acontece é a pessoa não dar atenção ao sinal em sua pele, não apresentar sintomas e o câncer atingir outros órgãos, complicando a situação.

    3. A taxa de óbitos por câncer de pele entre homens é muito maior que entre as mulheres, quase o dobro. Estatísticas apontam que moradores da região sul do país, homens e idosos são os mais atingidos.

    4. A pele branca possui maior predisposição à doença, especialmente se houver episódios de queimaduras solares na infância. Pele avermelhada pela exposição ao sol causa danos irreparáveis ao órgão. Pessoas negras também podem adquirir a doença, porém é mais raro.

    5. O câncer de pele atinge pessoas acima dos 40 anos, raramente acometendo crianças. A exposição solar ao longo dos anos é maléfica, sendo que os primeiros 20 anos são responsáveis por 80% da radiação que uma pessoa recebe em toda a vida. A doença pode aparecer tanto pela exposição ao sol acumulada com o tempo quanto por episódios pontuais de queimaduras. O protetor solar diário é o maior aliado na prevenção.

    6. O bronzeamento artificial não fica de fora como possível causador do câncer. Os raios UV emitidos nas câmeras artificiais agem como o sol, podendo causar sequelas danosas.

  • Advertisement
  • No Brasil, o Dezembro Laranja foi instituído para a conscientização da população em se proteger dos raios ultravioletas. Evitar a exposição ao sol entre 11 e 15 horas e fora deste horário estar sempre protegido por chapéu, protetor solar e óculos escuros são atitudes sábias e seguras para quem quer evitar a doença. Um autoexame na frente a um espelho deve ser feito todo ano, observando as pintas e sinais e suas modificações no período. Ao notar diferença irregular nos formatos, cores diversas na mesma pinta ou relevos assimétricos um especialista deve ser consultado.

  • Leia: 10 sintomas de câncer que você desconhece

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

6 fatos perigosos sobre câncer de pele que você deve saber

O câncer de pele é o tipo de câncer mais diagnosticado no Brasil e em alguns países do mundo. Conheça mais a respeito desta doença.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr