12 coisas que você deve saber ao criar uma filha

Aqui estão 12 coisas que você deve saber para ajudar a criar mulheres bonitas neste mundo desafiador.

Karissa Ancell

Criar meninas é um trabalho árduo. Bem, criar filhos, em geral, pode ser um trabalho árduo. Minha filha tem oito anos e eu a tenho preparado para entrar na pré-adolescência e adolescência. Pode ser assustador porque, como pais, queremos proteger nossos filhos ainda que seja realidade, e há tanto que podemos fazer. Então, reuni 12 coisas que acho que mães de meninas devem saber.

1. Sua maquiagem é agora dela também

A minha filha realmente gosta de se maquiar. Com o tempo, ela precisará ser ensinada a usar menos quantidade, mas, por enquanto, é apenas para se divertir.

2. Falar com ela sobre menstruação é realmente desconfortável e estranho, mas quero que minha filha esteja preparada para quando isso acontecer.

É o meu trabalho ser sincera sobre o meu corpo e sobre o que vai mudar no corpo dela. Ela precisa sentir-se confortável ao falar com alguém sobre isso e esse alguém deve ser eu.

Leia: 10 coisas que uma filha precisa de sua mãe

3. O mundo vai tentar fazê-la crescer rápido demais e é seu trabalho mantê-la menina pelo maior tempo possível.

É por isso, ainda que minha filha odeie, que ela sai de casa sem maquiagem, usa apenas roupas adequadas e ainda não tem telefone celular. É o meu trabalho estabelecer limites.

Advertisement

4. Estimular e apoiar o relacionamento com seu pai

Sua filha precisa de você como mãe dela, mas precisa saber que um homem a ama, para que ela não se apaixone por um menino que finge amá-la.

5. Ensine a ela a importância de economizar para que, sendo otimista, um dia ela não tenha que depender de ninguém para cuidar dela financeiramente.

6. Tenha cuidado de como você fala sobre seu corpo na frente dela

Você vai se tornar o exemplo de como as mulheres devem ver seus corpos. Fale gentilmente sobre si mesma na frente dela. Eu também tento limitar as piadas sobre corpo ou falar negativamente sobre o peso tanto quanto posso na frente da minha filha. Aos 8 anos de idade, ela já está ciente das medidas do corpo e se preocupa com elas. Eu a tranquilizo de que seu corpo é do tamanho certo e saudável.

7. Proteja-a, mas também ensine-a a proteger a si mesma

O mundo precisa de mulheres mais fortes. Minha filha sabe que eu estou na retaguarda, mas ela precisa tentar lidar com um problema algumas vezes antes que eu entre em cena.

8. Elogie outras coisas em sua filha, além de sua beleza ou aparência

Ela precisa saber que há mais para sua autoestima do que a beleza. Então, diga que ela é inteligente, ou engraçada, ou gentil. Coisas que não irão desaparecer com o tempo.

Leia: Conflitos familiares: A relação mãe e filha

Advertisement

9. Estabeleça limites a respeito de como as pessoas lhe tratam

Nós somos as maiores mentoras de nossas filhas e elas aprendem mais com o que fazemos do que com o que dizemos. Então, se você é forte e exige ser bem tratada, há uma grande chance de que ela fará o mesmo quando crescer.

10. Siga seus próprios sonhos e paixões

Dê o exemplo de que o que você ama fazer é importante, para que ela acredite em seus próprios sonhos e paixões. É por isso que eu compartilho com minha filha meus objetivos e conquistas no blog, para que ela saiba que eu tenho metas e coisas que eu faço pelas quais sou orgulhosa de trabalhar arduamente.

11. Ensine-a a ser esperta na presença de homens e meninos

É importante aprender a confiar em seus instintos e intuição.

12. Ajude-a a entender que seu corpo deve ser valorizado e tratado com respeito

Tenha conversas abertas e honestas sobre relacionamentos e como ela deve e não deve ser tratada.

Espero que a minha lista ajude muitas de vocês a criarem meninas com mais facilidade. Como mães, todos nós precisamos de um apoio extra e orientação de outras mães, especialmente daquelas que têm feito isso há mais tempo.

Advertisement

Leia também: Como uma filha enxerga seu pai

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Karissa Ancell e republicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Erika Strassburger.

Toma un momento para compartir ...