10 maneiras em que a Bíblia ajuda a ter um casamento feliz

Os ensinamentos são infinitos. Alguns deles relativos ao relacionamento no matrimônio foram listados.

10,197 views   |   351 shares
  • A Bíblia, livro de escrituras reconhecido e amplamente utilizado pelos cristãos, possui preceitos que são lidos, ensinados e aplicados pela maioria. As histórias ali descritas inspiram as famílias e indivíduos a serem melhores e felizes. Aquele que estuda esta preciosa coletânea encontra várias maneiras de progredir e encontrar o real sentido da vida.

  • Ao longo de seus livros, histórias e declarações dos profetas e de Jesus Cristo, dicas e soluções para um casamento feliz são encontrados. Aqui vão apenas algumas delas:

    1. Logo no primeiro livro, em Gênesis 1:27-28 lemos sobre a criação do homem e da mulher. Deus os criou e os abençoou, unindo-os, tornando o casamento um dos primeiros acontecimentos da Bíblia. Nossos primeiros pais serviram de modelo para a continuação das famílias.

    2. O casamento é sagrado. Essa afirmação é corroborada por vários episódios e versículos. Em um deles, em Mateus 19:6, o próprio Cristo ensina: "Assim não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem". Os esforços do casal em perpetuar a união e o amor vão muito além do compromisso do casamento. A devoção para com o cônjuge e para com Deus ajudará a manter a união agradável para ambos.

    3. Na primeira epístola escrita por Paulo aos Coríntios, capítulo 13, ele descreve como é o verdadeiro amor. No versículo 5 está escrito que quem ama "não trata com indecência, não busca seus interesses, não se irrita, nem suspeita mal". Quando cônjuges amam desta maneira, seu relacionamento é fortalecido através destas demonstrações genuínas de amor. Tratar o cônjuge com respeito, aceitando-o como é, tendo empatia e confiança, torna o relacionamento agradável e duradouro.

    4. A maneira como o cônjuge trata seu par faz toda a diferença. Em Tiago 1:19-20 lemos: "Mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar". Pensar antes de falar, evitar brigas desnecessárias, com autocontrole e amor, transforma o relacionamento.

    5. A sinceridade de cada um dos cônjuges é importante para manter o relacionamento. Um provérbio ensina: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios." (Provérbios 4:23,24)

    6. Pessoas que não guardam rancor são felizes e inspiram o amor em seu relacionamento. Um outro provérbio nos ensina que "Todos os dias dos aflitos são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo." (Provérbios 15:15) Perdão e amizade trarão benefícios ao casal.

    7. Dificuldades diárias e problemas todos têm. Aquele casal que enxerga isto como um obstáculo a ser vencido possui mais chances de ser feliz. Este conselho de Paulo mostra que desafios sempre existiram e que o melhor é manter a calma e a fé: "Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus." (Filipenses 4:6)

    8. Jesus ensinou uma regra, conhecida como a Regra de Ouro em Lucas 6:31, "como vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhes vós também". Amor é retribuído com amor, gentileza gera gentileza. Alguém precisa dar o primeiro passo. Ao agir de forma agradável e amorosa, o outro lado retribuirá na mesma medida.

    9. O trabalho é importante, o conforto familiar é bom, mas aprendemos de Cristo que não devemos ajuntar "tesouros na terra" e sim "tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam" (Mateus 16:19-20).

    10. E o amor, o mais sublime sentimento, necessário a cada ser humano, deve estar presente em todos os casamentos, todos os dias: "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição." (Colossenses 3:14)

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

10 maneiras em que a Bíblia ajuda a ter um casamento feliz

Os ensinamentos são infinitos. Alguns deles relativos ao relacionamento no matrimônio foram listados.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr