10 maneiras em que a Bíblia ajuda a ter um casamento feliz

Os ensinamentos são infinitos. Alguns deles relativos ao relacionamento no matrimônio foram listados.

Michele Coronetti

A Bíblia, livro de escrituras reconhecido e amplamente utilizado pelos cristãos, possui preceitos que são lidos, ensinados e aplicados pela maioria. As histórias ali descritas inspiram as famílias e indivíduos a serem melhores e felizes. Aquele que estuda esta preciosa coletânea encontra várias maneiras de progredir e encontrar o real sentido da vida.

Ao longo de seus livros, histórias e declarações dos profetas e de Jesus Cristo, dicas e soluções para um casamento feliz são encontrados. Aqui vão apenas algumas delas:

  1. Logo no primeiro livro, em Gênesis 1:27-28 lemos sobre a criação do homem e da mulher. Deus os criou e os abençoou, unindo-os, tornando o casamento um dos primeiros acontecimentos da Bíblia. Nossos primeiros pais serviram de modelo para a continuação das famílias.

  2. O casamento é sagrado. Essa afirmação é corroborada por vários episódios e versículos. Em um deles, em Mateus 19:6, o próprio Cristo ensina: “Assim não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Os esforços do casal em perpetuar a união e o amor vão muito além do compromisso do casamento. A devoção para com o cônjuge e para com Deus ajudará a manter a união agradável para ambos.

  3. Na primeira epístola escrita por Paulo aos Coríntios, capítulo 13, ele descreve como é o verdadeiro amor. No versículo 5 está escrito que quem ama “não trata com indecência, não busca seus interesses, não se irrita, nem suspeita mal”. Quando cônjuges amam desta maneira, seu relacionamento é fortalecido através destas demonstrações genuínas de amor. Tratar o cônjuge com respeito, aceitando-o como é, tendo empatia e confiança, torna o relacionamento agradável e duradouro.

    Advertisement
  4. A maneira como o cônjuge trata seu par faz toda a diferença. Em Tiago 1:19-20 lemos: “Mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Pensar antes de falar, evitar brigas desnecessárias, com autocontrole e amor, transforma o relacionamento.

  5. A sinceridade de cada um dos cônjuges é importante para manter o relacionamento. Um provérbio ensina: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.” (Provérbios 4:23,24)

  6. Pessoas que não guardam rancor são felizes e inspiram o amor em seu relacionamento. Um outro provérbio nos ensina que “Todos os dias dos aflitos são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo.” (Provérbios 15:15) Perdão e amizade trarão benefícios ao casal.

  7. Dificuldades diárias e problemas todos têm. Aquele casal que enxerga isto como um obstáculo a ser vencido possui mais chances de ser feliz. Este conselho de Paulo mostra que desafios sempre existiram e que o melhor é manter a calma e a fé: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus.” (Filipenses 4:6)

  8. Jesus ensinou uma regra, conhecida como a Regra de Ouro em Lucas 6:31, “como vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhes vós também”. Amor é retribuído com amor, gentileza gera gentileza. Alguém precisa dar o primeiro passo. Ao agir de forma agradável e amorosa, o outro lado retribuirá na mesma medida.

    Advertisement
  9. O trabalho é importante, o conforto familiar é bom, mas aprendemos de Cristo que não devemos ajuntar “tesouros na terra” e sim “tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mateus 16:19-20).

  10. E o amor, o mais sublime sentimento, necessário a cada ser humano, deve estar presente em todos os casamentos, todos os dias: “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:14)

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.