7 coisas em que os ricos nunca gastam seu dinheiro e em que você também não deveria gastar

Multiplicar o dinheiro e fazê-lo render é uma questão de administração de gastos, mais que uma questão de trabalho.

Elizabeth González Torres

Aprender o valor do trabalho e do dinheiro é uma das maiores lições que recebemos na vida, ainda mais nesses tempos de grande incerteza e instabilidade econômica, em que contar com o sustento para nós e nossa família é uma bênção. Entretanto, aprender a trabalhar e a ganhar dinheiro já não é suficiente. Para alcançar uma estabilidade econômica pessoal e familiar é preciso aprender algo mais. Ou seja, precisamos aprender a gastar dinheiro com sabedoria e prudência.

Certamente, parte do êxito financeiro que algumas pessoas alcançam se deve a sua habilidade para determinar em que investir seu dinheiro e em que não investir. São esses tipos de pessoas – as quais popularmente chamamos de “ricas” – que descobriram que fazer render e multiplicar sua renda é uma questão de gasto, mais que uma questão de trabalho. Portanto, se seu desejo é alcançar maior estabilidade econômica para você e sua família, compartilho sete coisas em que a maioria dos ricos jamais gasta seu dinheiro e tampouco você deveria fazê-lo:

Leia: 6 dicas para aprender a viver com o que ganha

1. Não gastam constantemente com saídas caras

Por incrível que pareça, as pessoas com maior estabilidade econômica tendem a não realizar passeios de custo elevado. Ou seja, não precisam gastar constantemente seu dinheiro em bares, restaurantes, centros comerciais e hotéis de luxo para terem momentos agradáveis. Pelo contrário, reservam seu dinheiro para ocasiões ou viagem especiais, onde podem dar-se o privilégio de gastar um pouco mais do que gastam no dia a dia.

2. Não gastam em roupas, calçados, joias e outros produtos luxuosos

Nem todas as pessoas ricas gastam quantidades exorbitantes de dinheiro em sua imagem pessoal. Na verdade, muitas delas preferem investir sua renda em roupas, sapatos, colares, brincos, perfumes, loções e outros produtos mais baratos, que não sejam exatamente de marca. Elas reconhecem que não é necessário comprar coisas caras para terem boa aparência.

Advertisement

3. Não gastam com automóvel do ano

Há alguns dias, li um artigo em que, surpreendentemente, se falava de algumas das grandes personalidades de Hollywood que têm carros bem modestos e econômicos. É curioso ver como elas, e muitas outras pessoas com maior renda financeira, preferem a praticidade de um carro em lugar de preço e aparência.

4. Não gastam em aparelhos eletrônicos de última geração

Essas pessoas procuram ter celulares, computadores, telas, sistemas de áudio e outros aparelhos eletrônicos que funcionem bem, ainda que não sejam os mais modernos. Inclusive gastam menos nesse tipo de coisa do que as pessoas com maiores desafios econômicos.

5. Não gastam em coisas que eles mesmos podem fazer

Cortar a grama, limpar a casa, trocar um pneu, preparar a comida, pedir um táxi para ir ao supermercado e algumas outras atividades são o tipo de coisa que eles mesmos, os ricos, preferem fazer, em vez de pagar outra pessoa para fazer.

6. Não gastam com universidades caras

É interessante ver como, em alguns países, as universidades públicas têm alunos em situação econômica bastante estável. Ou seja, os pais com renda econômica considerável preferem não gastar com universidades caras para a educação de seus filhos. Isso não significa que não se preocupem em lhes dar o melhor, apenas reconhecem que o sistema público pode ser uma alternativa boa e econômica.

Leia: Reforme, conserte, remende ou passe sem – A sabedoria financeira dos antigos

Advertisement

7. Não gastam com o capricho dos filhos

Pessoas ricas que valorizam seu trabalho e esforço não se permitem gastar dinheiro na satisfação dos desejos banais e luxuosos de seus filhos. Pelo contrário, procuram ensinar-lhes o valor do dinheiro e a importância de não esbanjá-lo em atividades e produtos sem importância.

Finalmente, lembre-se que para se tornar uma pessoa mais estável e rica em termos de corpo, espírito, mente e coração, a única coisa que você precisa é não gastar suas energias, emoções e dinheiro em coisas que não trazem felicidade duradoura.

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 7 cosas en las que la gente rica jamás gasta su dinero y en las que tampoco deberías hacerlo tú

Toma un momento para compartir ...