Infidelidade: Como surge e como evitar em 3 dicas

Como eu posso evitar que a infidelidade se instale em meus pensamentos e em minha vida.

Michele Coronetti

A infidelidade é algo sutil. Ninguém decide de um dia para o outro que vai ser infiel. Pensamentos, ideias, influências externas de amigos e da mídia auxiliam na formação do pensamento que pode resultar em traição.

Leia: Traição – muito mais que adultério

A insatisfação no relacionamento pode levar à infidelidade. Percebendo que as coisas não estão como você gostaria que estivessem e vendo que a vida dos outros é melhor que a sua, os pensamentos se direcionam para: será que eu não seria mais feliz se curtisse um novo relacionamento?

Cabe aqui a colocação que a infidelidade não é sinônimo de adultério. Ao deixar de nutrir o relacionamento e ao ter olhos para outros, pensamentos sobre as futuras relações que ainda nem existem começam a fluir e o desprezo pelo cônjuge aumenta, isso tudo desencadeado pelos pensamentos de aventura e desejo de buscar uma felicidade fora do relacionamento. A velha história representada pelo pasto mais verde do outro lado da cerca.

Leia: Infidelidade emocional – você é o culpado

Advertisement

O amor pelo cônjuge vai enfraquecendo e os pensamentos são direcionados em culpar a falta de lealdade pelos defeitos, pela rotina e pelas intolerâncias. E então as brigas se tornam frequentes e cada vez mais danosas e prejudiciais. Ao mesmo tempo que aquela outra pessoa que lhe dá atenção se torna cada vez mais atraente. No coração e na mente a infidelidade já se instalou, e para que esta situação seja resolvida, muita energia será despendida.

Evitar que a infidelidade inicie nos cantinhos mais remotos do pensamento antes de tudo criar proporções inalteráveis é o caminho mais seguro. Algumas dicas:

1. Ame seu cônjuge como você gostaria de ser amada

Faça por ele o que você gostaria que ele fizesse a você. Converse olhando nos olhos, responda com carinho e paciência, sorria sempre, seja você a pessoa mais apaixonante do mundo. E isto não é para que ele só tenha olhos para você e não seja infiel, é para que você se sinta satisfeita com apenas ele.

Leia: Construindo um relacionamento onde o amor impera

2. Nutra seu relacionamento sempre

Bilhetinhos, atenção, paciência quando ele não está tão bem, surpresas (aquele doce que ele adora esperando-o quando ele chega do trabalho), agradinhos e outras tantas coisas que tornam o relacionamento agradável e feliz.

Advertisement

Leia: 10 pequenas coisas que tornam o seu relacionamento superforte

3. Inicie um novo relacionamento com seu cônjuge

A relação está desgastada. Isso pode acontecer com 1 ou com 50 anos de casados. Ninguém é perfeito. Basta recomeçar, reconquistar, namorar, fazer coisas que vocês gostavam de fazer na época do namoro e que com a rotina acabaram ficando para segundo plano. Este novo relacionamento pode acontecer várias vezes ao longo da existência do matrimônio. E será empolgante e apaixonante a cada vez, dependendo somente de vocês dois.

Há um provérbio que diz: “Como o homem imagina em sua alma, assim ele é” (Provérbios 23:7). Mantendo os pensamentos no relacionamento existente, utilizando toda sua energia para que seja saudável e feliz, a infidelidade é evitada e seu casamento protegido.

A pressão externa para que o casamento seja destruído através de traições é sempre muito grande. Proteger o que é mais precioso para você através destas dicas e de tantas outras só trará felicidade.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.