É impossível ter um casamento sem crises. Mito ou verdade?

Se você pensa que casamento feliz só existe no mundo da fantasia, deve ler este artigo.

5,362 views   |   69 shares
  • Se buscarmos o significado de crise nos dicionários encontraremos variações de: momento crítico, decisivo, situação anormal e grave. Toda pessoa passa por situações assim em algum momento da vida, o que chamamos de crise existencial é bastante comum, sendo assim, compreendemos que também são corriqueiras as crises conjugais. Embora usado, muitas vezes como sinônimo, bom esclarecer que nem tudo que é comum, necessariamente, é normal.

  • Leia: A felicidade é a finalidade do casamento

  • Mito

  • Existem pessoas que de tanto ouvir falar em crise ficam esperando a dos 3, 7, 10 anos e por aí vai, se a crise não vem elas criam, afinal acreditam nisso. Também tem o outro lado, a pessoa que coloca grande expectativa no casamento e acredita que no convívio diário todas as dificuldades serão resolvidas. Pior ainda acontece com aquelas que se empenham a moldar o cônjuge a seu bel prazer, considerando que tudo tem que ser a seu modo. Um casamento sem crise pode ser realmente raro, um relacionamento tão íntimo entre duas pessoas diferentes é complexo e exige muita atenção. Mas daí a taxar o casamento como um relacionamento fatalmente difícil e conflituoso vai grande distância.

  • Verdade

  • Todo ser humano tem sua própria maneira de ser e de manifestar-se diante das circunstâncias da vida, a essa complexidade chamamos individualidade. Claro que as pessoas mudam, a evolução é um processo constante, mas isso apenas acontece de forma espontânea. Querer mudar o outro é um dos grandes motivos para os conflitos conjugais. A verdade é que com respeito, tolerância e paciência é possível conviver harmonicamente mesmo com as diferenças naturais entre os cônjuges. Quando as pessoas compreendem o quanto viver assim é revigorante acabam resolvendo pequenos conflitos antes que se transformem em crises.

  • Leia: Felicidade no casamento: 5 soluções para NUNCA brigar com seu cônjuge

  • Casamento sem crise

  • O fato é que crises no casamento são comuns, embora o normal seja viver em harmonia, pois quando duas pessoas optam por compartilhar suas vidas incluem nesse "pacote" as dificuldades. Cada casamento tem suas próprias particularidades, fazer comparações pode ser muito desmotivador, sabe aquela história da grama do vizinho sempre parecer mais verde? É isso, as aparências enganam. Ao invés de comparar o seu casamento com o dos outros, o ideal é procurar reparar nas ações efetivas que podem ser adaptadas na edificação da sua felicidade com o seu cônjuge. Ou seja, prestar atenção no que casais felizes fazem para manter o relacionamento longe das crises e se inspirar.

  • Advertisement
  • Leia: O que você NUNCA deve fazer quando seu casamento estiver em crise

  • O importante

  • Penso que mais importante do que se ater em negar ou diagnosticar crises no casamento é aprender a lidar com as dificuldades, procurando construir um relacionamento respeitoso. Portanto, não coloque grandes expectativas, mas aja em conformidade com o resultado que você deseja. Segundo declaração do filósofo Mário Cortella: "Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar".

  • Um casamento feliz não tem nada a ver com expectativas, o que realmente faz a diferença são as ações.

  • Leia também: 10 pequenas coisas que tornam o seu relacionamento superforte

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

É impossível ter um casamento sem crises. Mito ou verdade?

Se você pensa que casamento feliz só existe no mundo da fantasia, deve ler este artigo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr