3 razões para não deixar o bebê chorar

Vou tentar lhe convencer que é melhor atender prontamente o choro do seu bebê por 3 motivos!

Evelise Toporoski

O choro de um bebê pode incomodar muitas pessoas, por isso, chega até a ser mal visto. Alguns pais tentam driblar a situação, como aqueles que chegaram a distribuir brindes em um avião pedindo desculpas pelo choro do seu filho que estaria por vir.

Atualmente, a “norma cultural” diz que os pais não devem atender prontamente ao choro dos filhos, seja para não acostumar mal ou deixá-los manhosos. “Isso provavelmente vem da crença de que o aprendizado vem do sofrimento e não do exemplo e empatia”, diz a neurocientista e professora da Universidade de Drexel, Filadélfia (EUA), Andreia Mortensen, ao site Saúde Plena.

Você pode escolher se deseja criar um vínculo nos primeiros meses de vida com seu filho de empatia e atendê-lo prontamente ao choro, ou aplicar técnicas que ignoram o choro e vencem o bebê pelo cansaço.

Neste texto, vou tentar lhe convencer de que é melhor não deixar o pequeno chorar por 3 motivos:

1. O choro tem um motivo

Nos primeiros meses de vida, o bebê chora porque quer expressar alguma necessidade, seja física ou emocional, pode ser fome, fraldas sujas, frio, calor, sono, medo ou falta de contato físico. Se não for atendido, vai receber a mensagem de que pode chorar o quanto quiser e ninguém vai se importar com ele. Que duro aprender isso nos primeiros meses de vida!

Advertisement

2. Desde cedo exposto a estresse e ansiedade

Há uma região do cérebro que se desenvolve desde o nascimento até os 3 anos, que controla o estresse e a ansiedade. Se ficar sozinho por um tempo chorando sem ser atendido, o neném vai passar por doses elevadas de estresse. No futuro, sua capacidade de reagir contra o estresse ficará prejudicada, segundo James McKenna, diretor do Laboratório do Sono da Universidade de Notre Dame.

“Isso fará com que se torne uma criança que desconfia de todos, que prefere o isolamento, temerosa, com a autoestima baixa, com um vazio interior, com problemas para controlar as suas emoções, mais ansiosas e menos cooperantes”, afirma o especialista.

3. Redução do choro a longo prazo

Ao atender às necessidades do bebê rapidamente, você vai perceber que terá uma redução no choro a longo prazo, de forma saudável. Quem chegou a esta conclusão por meio de pesquisa foram as americanas Mary Ainsworth e Silvia Bell, psicólogas especializadas em desenvolvimento infantil.

Elas analisaram como as mães respondiam ao choro do bebê e descobriram que, quanto mais rápido tocavam nos filhos, menos eles choravam mais tarde.

Leia:É normal um bebê chorar demais?

Advertisement

Se você procurar por mais artigos na internet perceberá que muitos especialistas defendem que o bebê precisa chorar, que isso não faz mal, e outros recriminando esta prática. Eu sou do time que não deixa chorar por muito tempo, mas conheço ótimas mães que aplicaram a técnica do choro até dormir e tem crianças lindas, saudáveis e felizes.

No fim das contas, a escolha é exclusivamente dos pais sobre qual a melhor maneira de criar seus filhos!

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!