Aqui estão 5 maneiras cientificamente comprovadas de descobrir que alguém está apaixonado por você

Quer saber se aquela pessoa está interessada em você? Cientistas também tiveram essa curiosidade e foram às pesquisas. Vamos ver o que eles têm a compartilhar.

Stael Ferreira Pedrosa

Quase todo mundo sabe quando está apaixonado. Alguns só percebem quando todos ao redor já perceberam. Mas, a dúvida é quando o outro está apaixonado por nós.

Às vezes não conseguimos perceber devido principalmente a três motivos conhecidos:

A expectativa é muito alta

Às vezes uma pessoa não consegue ver que alguém está apaixonada por ela porque mantém um padrão alto demais. Ele espera conseguir uma modelo, ela quer um milionário, e aí fica difícil mesmo perceber que aquele colega de trabalho está caidinho por você, ou a moça da sorveteria tem lhe lançado olhares.

É muita areia para meu caminhãozinho

Na contramão do anterior, esse tipo acha que não é bom, bonito ou digno o suficiente de ser amado e acaba por não perceber que alguém está morrendo de amores por si.

Medo de acreditar

Ocorre quando a pessoa está totalmente apaixonada e tem medo de acreditar que o outro esteja e se decepcionar. Aí começam a perguntar aos amigos ou tentar adivinhar se o outro também está interessado, o que pode gerar ainda mais confusão.

Advertisement

Para ajudar quem está nessa situação vamos ver cinco sinais cientificamente comprovados de que alguém está “in Love” por você.

1. Ele “acerta o passo”

Essa é para as meninas saberem se o gato está apaixonado. Segundo o site livescience, quando o homem está interessado isso pode ser percebido ao andarem juntos. O homem tende a diminuir a velocidade ou tamanho dos passos para andar bem ao lado da mulher, o que não acontece se ele está andando com amigas. De acordo com a Seattle Pacific University, cada pessoa tem um andar próprio de acordo com o comprimento das pernas ou quão rápido a pessoa goste de andar. O homem primitivo teve que aprender a andar lado a lado na caça com seus companheiros, o que inconscientemente mostra que ele a considera uma companheira.

Leia: 7 sinais que os homens dão quando estão interessados

2. A pessoa apaixonada faz contato visual

Você estará sempre no campo de visão do outro. Você vai encontrá-lo em lugares onde costuma ir. Ele ou ela sempre buscará seu olhar. Se precisar ou tentar falar com você, a pessoa olhará dentro dos seus olhos. Além de perceber você, o apaixonado quer ser percebido também, quer buscar em seus olhos algum sinal de reciprocidade de acordo com o neuroeconomista Paul Zak, aquele cientista que descobriu o papel da ocitocina no comportamento humano.

3. Move-se sempre em sua direção

De acordo com os estudos de Pierre Weil e Roland Tompakow, seja no trabalho, em casa, em qualquer lugar, a pessoa estará voltada à sua direção. Principalmente os pés. Dá para saber quando, por exemplo, uma visita não está gostando de permanecer em sua casa ou ansiosa para ir embora. Ela virará inconscientemente a ponta dos pés na direção da saída. Se a pessoa estiver interessada em você, as pontas dos pés, os braços e o corpo estarão voltados na sua direção ainda que ela esteja falando com outras pessoas. Ela fará o possível para passar perto de você se precisar se mover para a cozinha ou outro ambiente.

Advertisement

Segundo o Dr. A. E. Scheflen, a mulher que mostra as palmas das mãos durante a conversa está cortejando, quer ela perceba ou não. Já o homem se inclina em direção ao objeto de interesse.

Leia: 10 sinais de que um homem está apaixonado

4. Não deixa a conversa morrer

A pessoa que está realmente interessada quer manter a conversa, quer saber sobre você, sua vida, seus pensamentos. Se a conversa começa a diminuir, ela virá com uma pergunta ou comentário para tentar evitar o fim do diálogo.

Segundo os psicólogos Richard L. Archer and Christie E. Cook, dentro da conversa ainda há sinais que indicam o interesse, tais como contar algo que você não perguntou. Contar segredos e imitar os gestos da pessoa amada.

5. Faz de tudo para tocar no outro

O jornal Psychology Today diz que o toque é outra pista importante. Quando atraída, a pessoa quer tocar a pele do outro e qualquer situação é motivo para tal, seja ao entregar algo, seja ao passar por trás da pessoa, etc. Porém adverte que o toque, se for muito próximo, muito frequente, ou se o apaixonado fala demais, pode causar rejeição por parte da pessoa cortejada.

Advertisement

Vale lembrar que essas são pistas e baseadas em pesquisas sérias, porém não garantem 100% que alguém que demonstre um ou mais desses sinais acima esteja realmente interessado. Há que se ver isso dentro de um contexto. Mas, é bem provável que se alguém se mostra curioso sobre você, tenta se aproximar e demonstra alguns dos sinais acima, está mais interessado em você do que como simples amigo.

Leia também: 10 sinais de que seu relacionamento está destinado a falhar

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.