10 maneiras de viver melhor gastando menos

Aprenda a desfrutar o melhor da vida, sem ter que pagar nada por isso.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Você já ouviu a expressão “menos é mais”?

A verdade é que você não tem que necessariamente gastar mais dinheiro (ou tempo!) para aproveitar o melhor da vida.

Veja essas dicas de como melhorar sua qualidade de vida gastando menos:

1. Defina com precisão o que é qualidade de vida para você

A cultura do consumismo ensina que a qualidade de vida está diretamente relacionada aos bens materiais que possuímos. O que não é verdade. Comprar algo novo pode até trazer uma alegria momentânea, mas isso passa. E logo vem o desejo de comprar alguma outra coisa.

Não defina sua qualidade de vida com base no que você tem (ou gostaria de ter). Defina-a com base em quem você é (ou gostaria de ser) como pessoa.

Advertisement

Uma vida rica em fé, criatividade e amor é muito mais abundante em alegria do que qualquer coisa que o dinheiro possa comprar.

Leia: Economia traz a realização de sonhos de compra

2. Escolha ser satisfeito

Você tem o poder de se satisfazer e ser feliz não importa quais sejam as circunstâncias de sua vida agora.

Ore por sabedoria para conseguir diferenciar seus desejos das suas necessidades e para conseguir identificar o que realmente mais importa na sua vida. Em seguida, defina suas prioridades com base nesses valores. Seja grato pelas muitas bençãos que Deus já derramou em sua vida. Conforme sua gratidão pelas coisas que você já tem aumentar, sua gratidão e satisfação pela vida que tem hoje também aumentarão.

Leia: Os 10 mandamentos do consumidor consciente

Advertisement

3. Revele seus talentos

Pense no que você gosta de fazer, algo no qual seja realmente bom.

Depois de mapear seus talentos, procure oportunidades específicas nas quais essas habilidades poderiam abençoar a vida de outras pessoas por meio do serviço voluntário.

Se você acha que não tem nenhuma habilidade especial (o que eu duvido, porque todos têm!), existem várias entidades que fornecem cursos gratuitos nas mais variadas áreas. Se tem dificultades de locomoção, a internet também está cheia de cursos on-line gratuitos. Tenha em mente que você é capaz de qualquer coisa com um pouquinho de ajuda Divina. Conte com Ele para capacitá-lo todos os dias.

4. Escreva seus objetivos

Escrever metas específicas faz com que esses objetivos tornem-se mais concretos. Assim, é mais provável que você irá trabalhar em cima deles.

Indique claramente seus objetivos, defina prazos específicos, quebre grandes projetos em objetivos menores, monitore e meça seu progresso.

Advertisement

5. Administre seu tempo com sabedoria

Todo mundo tem as mesmas 24 horas no dia.

Gosto de começar meu dia lendo as Santas Escrituras, então, faço uma oração pedindo a Deus sabedoria para definir minhas prioridades no dia. Em seguida, anoto todos os meus compromissos e tarefas para aquele dia e defino a ordem em que serão executadas.

6. Elime a bagunça para ter mais alegria

Eliminar a desordem em sua casa irá reduzir os níveis de estresse da família inteira.

Passe por cada área da casa para avaliar o que tem lá. Então, pergunte a si mesmo se ainda usa aquele objeto, se aquela roupa/sapato ainda serve e se realmente está em condições de uso, ou se existe alguém que poderia aproveitar melhor aquelas coisas que estão alí paradas. O que você decidir que precisa ir embora, coloque no seu carro imediatamente e providencie para que sejam doadas ou vendidas o mais rápido possível.

7. Ore por autocontrole

Peça a Deus a força que você precisa para resistir às compras por impulso e aos gastos excessivos. Faça o seu melhor para usar sabiamente o dinheiro que Ele confiou a você.

Advertisement

8. Aprenda a viver dentro de suas posses

Estabeleça e mantenha um orçamento realista.

As famílias precisam ter ao menos seis meses de renda guardada em um fundo de emergência, especialmente para tempos de crise e desemprego.

Leia: 6 dicas para aprender a viver com o que ganha

9. Reduzir a conta do supermercado

Acompanhe os preços dos itens de necessidade básica que você compra regularmente, e compre a mais para armazenar sempre que estiverem em promoção.

Comprar menos carne, e mais legumes, verduras e frutas é outra forma excelente de economizar e melhorar a saúde de sua família ao mesmo tempo.

Advertisement

10. Partilhe suas bênçãos com os outros

Quanto mais você se afastar da ganância, mais feliz se tornará, porque o amor de Deus irá preencher seu coração com a verdadeira alegria.

Identifique áreas específicas de sua vida onde você poderia ser mais generoso com o seu tempo, talento e dinheiro.

Em algum momento você já deve ter percebido que sua qualidade de vida tem muito mais a ver com seu estado de espírito do que com o status da sua conta bancária.

As melhores coisas da vida não custam nada. Além disso, gastar menos do que se ganha pode melhorar a vida de uma forma incrível.

Coloque essas dicas em prática e prepare-se para desfrutar o melhor que a vida tem a oferecer para você!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.