4 erros comuns dos pais ao disciplinar

Educar um filho exige muita responsabilidade e atenção dos pais. Para lhe ajudar na hora de disciplinar, listamos os 4 erros mais comuns dos pais ao disciplinar seus filhos.

27,324 views   |   555 shares
  • Ter um filho é uma das melhores experiências na vida de uma pessoa, mas é uma tarefa que exige cuidado e muita responsabilidade, pois é no momento da educação que o caráter e a segurança emocional da criança são formados.

  • É normal uma criança gritar, chorar, questionar limites e desafiar os pais. Só que muitas vezes os pais não sabem mais como agir nesses casos, pois além das dificuldades em casa, cada um tem uma lista de outros problemas para resolver. Às vezes já estamos tão preocupados com outras situações e acabamos descontando nossa irritação na criança, ou para evitar problemas em casa, deixamos as crianças escolherem o que querem fazer. Não tem jeito, muitas vezes, mesmo com as melhores das intenções, os pais podem cometer erros que prejudicam a educação dos seus filhos.

  • Se não existe uma fórmula pronta para educar os filhos, alguns conselhos podem ser úteis para lhe ajudar a entender alguns erros comuns que os pais cometem na hora de disciplinar seus filhos.

  • 1. Descumprir combinados

  • Desde pequeno precisamos entender o valor da nossa palavra e a importância de não falar mentiras. Assim, tudo que for combinado entre os pais e os filhos tem que ser feito. Por isso, pense bem antes de prometer coisas que não vão poder ser cumpridas. Se não ficarem atentos, os pais podem criar situações embaraçosas para eles mesmos ao mentir para os filhos com a intenção de conseguir seu objetivo. Por isso, é importante conversar e prometer coisas reais e possíveis sempre.

  • Leia: Pais comportamentistas: Os danos que causam aos seus filhos

  • 2. Gritar

  • Quando a criança faz alguma coisa errada o maior objetivo dos pais deve ser chamar atenção para que o comportamento não se repita. Não é necessário assustar a criança, punir ou fazê-la sentir raiva. Quando gritamos com as crianças estamos muito mais querendo demonstrar que temos autoridade ou descontando uma irritação do que ensinando. Isso não significa que você tenha que concordar com a criança, ao contrário, chame a atenção usando um tom de voz firme e sem brincadeiras. Fazendo assim, a criança vai entender que errou e que você não está satisfeito. Além disso, agindo assim nem você e nem o seu filho vão ficar mais expostos do que deveriam.

  • Leia: Mãe que grita: Como vencer a tendência de gritar

  • Advertisement
  • 3. Não dar o exemplo

  • A criança tem nos seus pais uma grande referência, razão pela qual vemos frequentemente filhos que repetem as atitudes e comportamentos que vivem em casa. Entendendo isso, conseguimos perceber que o exemplo é muito mais importante do que as palavras. Por isso, cuidado com as suas atitudes, elas vão influenciar o comportamento dos seus filhos. Tenha hábitos saudáveis e atitudes coerentes com o que você deseja ensinar para seus filhos. Só podemos cobrar dentro do exemplo que oferecemos para eles.

  • 4. Ameaçar

  • A criança precisa aprender que todos os seus atos têm consequência. Entretanto, a ameaça é uma forma de ter controle da situação gerando medos desnecessários para o seu filho. Por isso, não faça ameaças, elas tiram o foco da educação. Prefira conversar com a criança mostrando a realidade e avisando sobre as consequências de seus atos. Até porque as ameaças feitas apenas com a intenção de controlar a criança nem sempre serão cumpridas, gerando, assim, o efeito inverso ao esperado.

  • Leia: Porque seu filho não merece uma palmada

  • O certo é que não existe uma receita para criar os filhos sem errar, até porque estamos sempre aprendendo. Mas se você quer ter um relacionamento saudável com as crianças, lembre-se que o diálogo sincero é sempre o melhor caminho.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.

Website: http://alemdevaidade.com.br/

4 erros comuns dos pais ao disciplinar

Educar um filho exige muita responsabilidade e atenção dos pais. Para lhe ajudar na hora de disciplinar, listamos os 4 erros mais comuns dos pais ao disciplinar seus filhos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr