Evite preocupar-se demais. Sua saúde agradece!

Quando aprendermos a viver o dia de hoje, que é o maior e único “presente” que temos, aproveitaremos melhor a vida.

Luiz Higino Polito

Atribuída a Lao Tzu, um mítico filósofo chinês de muito tempo atrás, esta pequena poesia mostra um dos maiores problemas de nosso século: a preocupação com o passado e com o futuro:

Se você está deprimido,

Você está vivendo no passado;

Se você está ansioso,

Você está vivendo no futuro;

Advertisement

Se você está em paz

Você está vivendo no momento presente.”

Além de aumentar muito a venda de antidepressivos e ansiolíticos, e de muitos outros remédios contra a insônia, a preocupação com o que fizemos de ruim no passado e a preocupação com o futuro podem nos deixar tristes, aflitos e doentes.

Leia: 7 passos para vencer a depressão

Claro que é importante não esquecermos de nosso passado, principalmente para não repetirmos os mesmos erros (que erremos em coisas novas, pelo menos!), mas preocuparmo-nos com o passado é um “passatempo” que pode custar muito caro para a nossa saúde.

Advertisement

Meu avô dizia que a preocupação é como um parafuso cuja rosca não tem fim… Você fica rodando, rodando, sem sair do mesmo lugar.

Mas parar de se preocupar com o passado e não ter medo do futuro é mais fácil de falar, do que de se fazer.

E quanto àquelas dezenas de contas a pagar? E o que fazer para apagar aquele comportamento errado do passado que se deseja a todo custo esquecer, mas não se consegue?

Eu poderia citar muitos filósofos, mas agora prefiro citar alguns versos da Bíblia, porque além de nos ensinar, tais palavras proferidas por Isaías e Jesus Cristo podem também nos confortar bastante.

Leia: Rejuvenescimento espiritual: Aprender, ponderar e orar

Advertisement

Erros e “mancadas do passado

Isaías, um dos mais conhecidos profetas do Velho Testamento, transmite-nos as palavras do Senhor, dizendo que “Ainda que (nossos) pecados sejam vermelhos como a escarlata, eles se tornarão brancos como a pura lã” (Isaías 1:18) Certamente isso não acontecerá se ficarmos repetindo sempre os mesmos erros, mas se estamos sinceramente arrependidos deles, e não os cometermos mais, devemos ter a sabedoria de que tais mancadas e erros não devem mais ser lembrados, e nem devem mais tirar nossa paz e nosso sono.

E o futuro?

As lindas palavras de Jesus Cristo, ditas há quase 2000 anos, ainda são tão válidas hoje, como foram naquele tempo, e sempre serão válidas no futuro:

“…não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas?

Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves?

Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos?

Advertisement

“Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações.”(Mateus 6:25-26, 31, 34).

Planejamento, não preocupação

Certamente devemos planejar o nosso futuro estabelecendo nobres objetivos e termos a disposição de trabalhar duro para alcançá-los.

Preocupação, porém, não é planejamento. Preocupação é sofrer por antecipação e pode nos adoecer literalmente. Ficar com medo do futuro também de nada adiantará, porque o futuro é tão imprevisível, que já foi dito que “é sempre o inesperado que acontece”.

E o inesperado muitas vezes é recheado de coisas boas, muito melhor até do que poderíamos esperar.

E, felizmente, a grande maioria de nossas preocupações não se realiza!

Advertisement

Dale Carnegie, que escreveu o best-seller “Como Evitar Preocupações e Começar a Viver” nos dá alguns conselhos importantes, além de dizer para “Rezarmos”:

Mantenha-se ocupado; Não se aflija com ninharias; Utilize a lei das probabilidades para eliminar as suas preocupações; Decida quanta ansiedade uma situação merece e recuse-se a conceder-lhe mais; Não se preocupe com o passado.”

A preocupação é uma das maiores pragas de nossos tempos, e se não tomarmos cuidado, ela nos levará para pequenas ou grandes depressões, portanto, evitemos nos preocupar demais.

Nossa saúde agradece!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!