4 sinais de que seu casamento acabou antes mesmo de começar

Seu casamento está condenado ao fracasso? Uma pesquisa descobriu quatro padrões de interação que podem prever o sucesso conjugal com uma precisão de 94%.

Emily Sanders

Existe uma maneira de prever o fracasso de um casamento antes mesmo de começar? O mundialmente renomado Dr. John Gottman pode ter encontrado a resposta.

Em mais de 40 anos estudando o amor, casamento e relações humanas, o Dr. Gottman descobriu padrões de interação que podem prever a possibilidade de um casal ter sucesso conjugal com uma precisão de cerca de 94%. Quatro padrões específicos foram identificados como os principais indicadores de uma relação falha. Reconhecer e abordar estes problemas como um casal poderia muito bem ser a diferença entre um casamento feliz e um doloroso divórcio.

1. Vocês destroem um ao outro com críticas

Há dois tipos de críticas. A crítica positiva é usada para corrigir e edificar a outra pessoa. Os comentários feitos são voltados para ajudar essa pessoa a aprender com os próprios erros e melhorar o seu trabalho no futuro. A crítica negativa não é nada construtiva. Em vez de apontar o problema e sugerir uma solução, a crítica negativa visa derrubar a outra pessoa, concentrando-se apenas em suas falhas.

Dr. Gottman descreve esse tipo de crítica como um ataque à personalidade, ao caráter e aos interesses do cônjuge. Ele descobriu que os casais que constantemente agiram como se cada erro fosse resultado do caráter falho do outro, eventualmente acabavam se divorciando.

Leia: Efeitos da crítica e do elogio no casamento

Advertisement

2. Vocês ficam na defensiva durante as discussões

Em seus estudos, o Dr. Gottman observou que os casais que tiveram problemas com atitudes defensivas geralmente tinham problemas maiores com seu casamento. Ele identificou como atitudes defensivas um cônjuge ou ambos verem-se como vítimas inocentes. Durante as discussões, esses casais iriam fugir da responsabilidade, lamentar-se e dar desculpas. Esse tipo de discussão faz com que seja quase impossível resolver qualquer questão. Por esse motivo, cada briga acrescenta um peso extra sobre a relação até que o casamento, finalmente, se rompe com a pressão.

Um sinal muito comum de que uma relação está sofrendo de atitudes defensivas são as “queixas cruzadas” durante a discussão. Em vez de ouvir as preocupações de seu parceiro, o cônjuge as refuta com uma queixa ou crítica. Ele pode até repetir seus argumentos muitas e muitas vezes, ignorando o que o seu cônjuge está dizendo. Nos argumentos de defesa, você geralmente ouvirá frases como: “Bem, se você não tivesse feito isso, eu não teria feito aquilo…” e “Isso não é verdade. Você é o único que fez isso…”.

Leia: Casamento sem brigas: Como conquistar uma relação harmoniosa

3. Vocês se tratam com desprezo

Orgulho e desprezo geralmente andam lado a lado. Um cônjuge orgulhoso frequentemente verá seu parceiro como alguém inferior. Isso pode acontecer quando, por exemplo, o cônjuge se considerar mais inteligente, um profissional melhor, mais atraente, um pai ou mãe melhor etc. Essa maneira de pensar frequentemente leva o cônjuge orgulhoso a fazer comentários ásperos, desrespeitosos e sarcásticos; leva-o a xingar, revirar os olhos e insultar seu parceiro.

É fácil perceber que esses relacionamentos “melhor que” e “inferior a” nunca são bem-sucedidos. A menos que ambos consigam se enxergar como iguais, há muito pouca esperança de se ganhar o amor e o respeito necessários para um casamento feliz. Na verdade, de acordo com as descobertas do Dr. Gottman, o desprezo pode ser o principal indicador de miséria conjugal e de um futuro divórcio. Simplesmente não há espaço para o amor crescer quando um membro da relação está sempre olhando de cima e atacando o outro.

Advertisement

4. Você se nega a responder para evitar conflitos

Obstruir a comunicação pode ser definido como o tratamento de silêncio. Embora isso possa não parecer uma ameaça mortal, Dr. Gottman descobriu que os casamentos atormentados pelo silêncio têm um alto risco de acabar em divórcio. O ato de se negar a falar tem sido uma causa comprovada de distanciamento emocional em um relacionamento, o que só aumentará, a menos que discutida pelo casal.

Enquanto estiver evasivo, o cônjuge estará totalmente desligado. Ele irá extrair-se emocionalmente e, às vezes, fisicamente da situação na esperança de evitar um conflito. Embora essa possa ser uma tática bem-intencionada para evitar uma discussão, ela geralmente faz com que o outro se sinta evitado, desconectado, ignorado e desaprovado. O silêncio será como “um gelo” no relacionamento e tornará qualquer outro tipo de comunicação difícil. No final, a tentativa de evitar um conflito só criará um ainda maior.

Leia: Pergunte ao terapeuta: Pare de ser o parceiro silencioso

Agora, estou ciente de que declarar que esses sinais indicam que seu casamento “acabou antes mesmo de começar ” é um pouco cético. Não quero que este artigo tenha o efeito oposto ao que eu pretendia. Espero que aprender a reconhecer esses sinais possam ajudá-lo a salvar seu casamento, em vez de acabar com ele.

Se você e seu cônjuge estão com dificuldade em qualquer desses quatro padrões de interação, não desistam. Esses padrões são apenas perigosos para o seu casamento se não forem tratados. Agora que estão cientes desses problemas letais, você e seu cônjuge podem trabalhar juntos para eliminá-los. Abordar previamente essas ameaças irá proteger seu casamento de um desastre no futuro e fortalecer o seu relacionamento.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 4 signs your marriage was over before it even started

Toma un momento para compartir ...

Emily Sanders

Emily faz parte do time responsável pelo conteúdo no site Familyshare.com. Ela é uma grande defensora da família, de risadas e de todas as coisas que trazem felicidade.