6 dicas para falar com seu marido sobre sexo

Conversar sobre sexo com seu cônjuge deve ser algo natural e não embaraçoso. Se você se sente pouco à vontade, algumas dicas podem ajudar.

Sara Hagmann

O sexo pode ser uma das experiências para a conexão de um casal mais íntima e agradável que o casamento tem para oferecer. E também para algumas pessoas, pode ser extremamente assustador para se falar a respeito. As dicas a seguir irão ajudá-la a se comunicar de forma aberta e clara sobre este assunto íntimo.

1. Estabeleça um ambiente confortável

Eu me sinto muito melhor em falar sobre sexo com meu marido quando estamos sentados na nossa cama do que quando estamos sentados no sofá. A sala de estar é o lugar onde falamos sobre tudo, nossas conversas sobre sexo devem ser especiais. Quando eu digo ao meu marido que preciso falar com ele no quarto por alguns minutos sinaliza que precisamos ter confiança e respeito mútuos. Você pode estabelecer o seu próprio lugar seguro, mesmo que isso signifique mensagens instantâneas entre vocês, caso se sinta pouco à vontade em verbalizar alguns sentimentos.

2. Escolha um momento adequado

Lembre-se, você está tentando ter uma conversa significativa sobre um assunto delicado. Só porque é sobre sexo e só porque é sexo, não significa que seu cônjuge vá se abrir completamente. Você quer toda a atenção dele, então espere até a hora em que você pode realmente ter esta atenção. Você pode até mesmo definir um tempo para depois do jogo, depois de colocar as crianças na cama, ou no fim de semana.

3. Determine a sua linguagem

Quando eu envio ao meu marido uma mensagem de texto e ele responde “sobrancelhas”, sei que isso significa que ele está movendo suas sobrancelhas para cima e para baixo, indicando que entendeu minha declaração de uma forma sugestiva. Ser formais ou prevenidos tanto você quanto seu cônjuge sobre como abordam o assunto sexo pode causar desconforto emocional e deslocamento. Você e seu cônjuge preferem terminologia médica? Apelidos bonitinhos? Insinuações? Realmente não importa, contanto que você e ele entendam um ao outro.

4. Busque fontes confiáveis para saber sobre as coisas que são significativas para cada um.

Um bom livro ou um conselheiro matrimonial experiente e com ideais semelhantes, pode ser extremamente útil para obter melhor percepção a partir de fontes externas. Meu marido e eu lemos o mesmo livro antes de nos casarmos, escrito por um ministro/ conselheiro com a ajuda de sua esposa. Este livro forneceu informações sobre as diferenças entre homens e mulheres enquanto discorria sobre o sexo de forma conservadora e reverente. Ter esta base nos deu uma referência em nossas conversas, além de liberdade para descobrir o que funciona para nós, especificamente.

Advertisement

5. Seja alegre

Gosto de flertar com o meu marido, mesmo que isso signifique dizer coisas sugestivas despreocupadamente, seguidas de uma piscadela e uma risadinha. Deixar o sexo ser um assunto divertido apenas entre os dois, permitirá que este seja um tema menos desconfortável quando você estiver buscando ideias ou entendimento mais sérios.

6. Tenha a mente aberta e atenciosa, mas firme

Quando você começa uma conversa sobre sexo com seu marido, pode se surpreender com as observações e sugestões que recebe em troca. Às vezes, as ideias dele podem parecer estranhas ou um pouco desconfortáveis, mas se vocês estão vendo a situação com um sentimento de amor e aventura, pode ser uma experiência positiva para ambos. Por outro lado, se uma sugestão vai além de seus limites, sinta-se à vontade para dizer não e indicar o seu desconforto. O objetivo não é fazer com que seu marido se sinta culpado ou ridículo, mas sim ajudá-lo a fazer com que você se sinta à vontade em seus braços.

Falando por experiência própria, sei que esses princípios contribuem para amorosas e úteis conversas sobre sexo. Essas conversas podem ser um investimento doce em um dos elementos mais simbólicos e prazerosos de seu casamento.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 6 tips for talking to your husband about sex.

Toma un momento para compartir ...

Sara Hagmann

Sara Hagmann é esposa e dona de casa, escritora, ama viajar, cozinhar e beijar seu marido. Muito.