Saúde dos olhos: 6 cuidados para prevenir problemas de visão

Problemas de visão podem ser prevenidos. Aqui seis cuidados diários que podem evitar inclusive a cegueira.

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  • Em outubro de 2015, o Cristo Redentor trazia projetado no peito um teste oftalmológico para lembrar que atualmente no Brasil, 6,5 milhões de pessoas sofrem com problemas visuais. Dessas, 6 milhões têm baixa visão e mais de 500 mil são cegas.

  • Segundo especialistas, 80% dos casos de cegueira podem ser evitados e tratados com algumas soluções de baixo custo. No entanto, segundo os mesmos, mais de 20% da população brasileira não tem acesso a tratamento nem exames preventivos.

  • Assim como se previne doenças do corpo com algumas atitudes saudáveis, também se pode prevenir as doenças oculares com exames preventivos, inclusive as que levam à cegueira, tais como:

  • Nos adultos:

    • Retinopatia diabética

    • Catarata

    • Glaucoma

    • Doenças maculares

  • Nas crianças:

    • Distúrbios visuais congênitos/infantis como a Catarata e Glaucoma

    • Retinoblastoma (câncer visual infantil)

    • Estrabismo

    • Ambliopia

    • Doença macular por prematuridade

    • Doenças metabólicas

  • Prevenção

  • Uma boa nutrição ajuda a prevenir doenças visuais. Alimentos ricos em nutrientes como Omega-3, luteína, zeaxantina e minerais como cobre e zinco, além de vitaminas A, C D e E são fundamentais para a saúde dos olhos. Além disso, a alimentação isenta de açúcar ajuda a preservar a visão dos diabéticos.

  • Uma dieta pobre em ômega-3 está relacionada a doenças como as degenerações maculares e a síndrome do olho seco. Inclua na alimentação:

  • Ômega-3

  • Azeite – prefira os extravirgens

  • Peixes – Sardinha, atum, bacalhau, cavala e salmão – Além de ômega-3, possuem vitaminas A, B, D e E, necessárias à boa circulação sanguínea e que oxigenam adequadamente as estruturas oculares, principalmente a retina.

  • Sementes – Chia e Linhaça

  • Luteína, zinco e zeaxantina

  • Ovos – A luteína e o zinco (contidos na gema do ovo) ajudam a preservar os olhos da degeneração da idade.

  • Ostras – frutos do mar e carnes são fontes de zinco.

  • Couve, espinafre e salsinha – fontes de luteína

  • Leite e queijo – Contém vitamina A e um pouco de zinco.

  • Cereais integrais, feijões e nozes.

  • Vitaminas A, C e E

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  • Chamadas de antioxidantes, esse grupo vitamínico ajuda a preservar os tecidos oculares evitando doenças como catarata e as degenerações maculares.

  • Alimentos do grupo dos carotenoides costumam ser amarelos como milho, abóboras, pimentão amarelo, cenouras e gema de ovo. Outros alimentos ricos em antioxidantes são os vegetais verdes, frutas – sendo as frutas vermelhas ricas em bioflavonoides - legumes.

  • Exames oftalmológicos

  • Os exames oftalmológicos regulares podem não apenas prevenir problemas de visão como outros problemas de saúde perceptíveis através dos olhos, como por exemplo: diabetes, anemia, alguns tipos de câncer e hepatite.

  • Quanto mais cedo se percebe um problema ou tendência, mais fácil é tratar.

  • Cuidados diários

  • 1. Use óculos escuros

  • Cuidado com óculos baratos (de camelô). Estes além de não proteger seus olhos podem ainda comprometer a saúde deles. Procure um aconselhamento de um profissional.

  • Leia: Óculos de sol: perigo à vista

  • 2. Evite coçar os olhos

  • Coçar os olhos pode ferir e até causar cegueira através do descolamento da retina. Segundo o oftalmologista Hilton Medeiros, "a pressão que o dedo faz nos olhos muda a estrutura da córnea e da fibra ocular, deixando-a mais elástica, e, com isso, aumenta a pressão". Se os olhos estão coçando, lave-os com soro fisiológico, faça compressas geladas e use um colírio prescrito por um oftalmologista.

  • 3. Não use medicamentos sem prescrição médica

  • Aquele colírio que seu amigo usa é para o amigo e não para você. Não compartilhe e nem use qualquer colírio indicado por um atendente de farmácia.

  • 4. Lave as mãos antes de tocar os olhos

  • Tocar ou coçar os olhos sem lavar as mãos pode provocar entre outros problemas (gripe, por exemplo), cistos nas pálpebras. Especial cuidado ao colocar lentes e evitar usar maquiagem fora do prazo de validade.

  • 5. Proteja os olhos ao se expor ao sol

  • Não olhe diretamente para o sol, pois a radiação solar pode causar retinopatia. Use óculos escuros com proteção UV e chapéus/ bonés ao se expor ao sol.

  • 6. Evite ficar sem piscar diante do computador

  • Um estudo feito na Universidade Keio, no Japão pela equipe do Dr. Yuichi Uchino concluiu que passar mais de 7 horas em frente à tela do computador, pode comprometer as camadas protetoras da superfície dos olhos, causando secura comparável à Síndrome do olho seco.

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  • O que pode ajudar quem trabalha em frente ao computador o dia todo é ter um umidificador de ar no ambiente ligado o tempo todo. Existem colírios que também são usados para esse fim.

  • Leia:

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Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

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