Saúde dos olhos: 6 cuidados para prevenir problemas de visão

Problemas de visão podem ser prevenidos. Aqui seis cuidados diários que podem evitar inclusive a cegueira.

Stael Ferreira Pedrosa

Em outubro de 2015, o Cristo Redentor trazia projetado no peito um teste oftalmológico para lembrar que atualmente no Brasil, 6,5 milhões de pessoas sofrem com problemas visuais. Dessas, 6 milhões têm baixa visão e mais de 500 mil são cegas.

Segundo especialistas, 80% dos casos de cegueira podem ser evitados e tratados com algumas soluções de baixo custo. No entanto, segundo os mesmos, mais de 20% da população brasileira não tem acesso a tratamento nem exames preventivos.

Assim como se previne doenças do corpo com algumas atitudes saudáveis, também se pode prevenir as doenças oculares com exames preventivos, inclusive as que levam à cegueira, tais como:

Nos adultos:

  • Retinopatia diabética

    Advertisement
  • Catarata

  • Glaucoma

  • Doenças maculares

Nas crianças:

  • Distúrbios visuais congênitos/infantis como a Catarata e Glaucoma

    Advertisement
  • Retinoblastoma (câncer visual infantil)

  • Estrabismo

  • Ambliopia

  • Doença macular por prematuridade

  • Doenças metabólicas

    Advertisement

Prevenção

Uma boa nutrição ajuda a prevenir doenças visuais. Alimentos ricos em nutrientes como Omega-3, luteína, zeaxantina e minerais como cobre e zinco, além de vitaminas A, C D e E são fundamentais para a saúde dos olhos. Além disso, a alimentação isenta de açúcar ajuda a preservar a visão dos diabéticos.

Uma dieta pobre em ômega-3 está relacionada a doenças como as degenerações maculares e a síndrome do olho seco. Inclua na alimentação:

Ômega-3

Azeite – prefira os extravirgens

Peixes – Sardinha, atum, bacalhau, cavala e salmão – Além de ômega-3, possuem vitaminas A, B, D e E, necessárias à boa circulação sanguínea e que oxigenam adequadamente as estruturas oculares, principalmente a retina.

Sementes – Chia e Linhaça

Advertisement

Luteína, zinco e zeaxantina

Ovos – A luteína e o zinco (contidos na gema do ovo) ajudam a preservar os olhos da degeneração da idade.

Ostras – frutos do mar e carnes são fontes de zinco.

Couve, espinafre e salsinha – fontes de luteína

Leite e queijo – Contém vitamina A e um pouco de zinco.

Cereais integrais, feijões e nozes.

Advertisement

Vitaminas A, C e E

Chamadas de antioxidantes, esse grupo vitamínico ajuda a preservar os tecidos oculares evitando doenças como catarata e as degenerações maculares.

Alimentos do grupo dos carotenoides costumam ser amarelos como milho, abóboras, pimentão amarelo, cenouras e gema de ovo. Outros alimentos ricos em antioxidantes são os vegetais verdes, frutas – sendo as frutas vermelhas ricas em bioflavonoides – legumes.

Exames oftalmológicos

Os exames oftalmológicos regulares podem não apenas prevenir problemas de visão como outros problemas de saúde perceptíveis através dos olhos, como por exemplo: diabetes, anemia, alguns tipos de câncer e hepatite.

Quanto mais cedo se percebe um problema ou tendência, mais fácil é tratar.

Cuidados diários

1. Use óculos escuros

Cuidado com óculos baratos (de camelô). Estes além de não proteger seus olhos podem ainda comprometer a saúde deles. Procure um aconselhamento de um profissional.

Advertisement

Leia: Óculos de sol: perigo à vista

2. Evite coçar os olhos

Coçar os olhos pode ferir e até causar cegueira através do descolamento da retina. Segundo o oftalmologista Hilton Medeiros, “a pressão que o dedo faz nos olhos muda a estrutura da córnea e da fibra ocular, deixando-a mais elástica, e, com isso, aumenta a pressão”. Se os olhos estão coçando, lave-os com soro fisiológico, faça compressas geladas e use um colírio prescrito por um oftalmologista.

3. Não use medicamentos sem prescrição médica

Aquele colírio que seu amigo usa é para o amigo e não para você. Não compartilhe e nem use qualquer colírio indicado por um atendente de farmácia.

4. Lave as mãos antes de tocar os olhos

Tocar ou coçar os olhos sem lavar as mãos pode provocar entre outros problemas (gripe, por exemplo), cistos nas pálpebras. Especial cuidado ao colocar lentes e evitar usar maquiagem fora do prazo de validade.

5. Proteja os olhos ao se expor ao sol

Não olhe diretamente para o sol, pois a radiação solar pode causar retinopatia. Use óculos escuros com proteção UV e chapéus/ bonés ao se expor ao sol.

Advertisement

6. Evite ficar sem piscar diante do computador

Um estudo feito na Universidade Keio, no Japão pela equipe do Dr. Yuichi Uchino concluiu que passar mais de 7 horas em frente à tela do computador, pode comprometer as camadas protetoras da superfície dos olhos, causando secura comparável à Síndrome do olho seco.

O que pode ajudar quem trabalha em frente ao computador o dia todo é ter um umidificador de ar no ambiente ligado o tempo todo. Existem colírios que também são usados para esse fim.

Leia:

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.