7 dicas para ser um anfitrião de primeira

Veja algumas dicas para fazer bonito em um jantar com os amigos e para ser consagrado como um anfitrião de primeira.

Erika Strassburger

Abrir as portas da nossa casa aos nossos amigos para lhes oferecer um jantar pode ser um momento extremamente agradável. Mas também pode ser motivo para dor de cabeça, se não nos prepararmos adequadamente e falharmos como anfitriões.

Segundo o dicionário, anfitrião é “aquele que custeia os gastos da refeição, que recebe convivas à sua mesa; aquele que hospeda pessoas de suas relações; dono da casa.”

Para ser um anfitrião de primeira, preste atenção às seguintes dicas:

1. Prepare tudo com antecedência

O segredo do sucesso de um jantar está nos preparativos feitos com alguma antecedência. Veja o que não pode ser esquecido:

Uma lista de todos os preparativos

Faça o que puder com o máximo de antecedência possível. Procure deixar para a última hora somente as finalizações.

Advertisement

Um cardápio que agrade todos os convidados

A limpeza e organização da casa

Ainda que sua empregada ou diarista tenha limpado a casa, cheque você mesmo se está tudo em ordem.

Providencie a substituição de lâmpadas queimadas

e verifique se não há outras pendências.

Lavabo impecável

Verifique se há toalha, sabonete, papel higiênico; mantenha esse espaço bem cheiroso com velas aromáticas, pedras sanitárias ou outro aromatizante de efeito contínuo; deixe à disposição dos convidados um kit emergência contendo absorventes, fio dental e analgésico.

Sala de estar e de jantar

Se esse for o lugar onde as pessoas estarão a maior parte do tempo, providencie para que haja espaço para circular, arredando algum móvel que fica no meio do caminho. Providencie para que todos tenham lugar à mesa, ou um lugar para sentar, caso a refeição seja servida à americana.

bebida

na temperatura adequada

Verifique se a bebida está na temperatura adequada.

Advertisement

Calcule o tempo de preparação do alimento

Decida quanto tempo de integração você quer proporcionar a seus convidados antes do jantar. Então, coloque o alimento para cozinhar ou assar no tempo certo. Se você puder antecipar o cozimento e deixar somente o acabamento para o final, melhor.

acessórios para servir devem estar limpos

Toalhas, louças, talheres, taças ou copos, guardanapos, baixelas e outros acessórios para servir devem estar limpos e prontos para serem usados.

extras para possíveis acompanhantes

Reserve talheres, pratos, guardanapo e cadeiras extras para possíveis acompanhantes.

Arranjos de flores e velas

deixam o ambiente mais aconchegante.

Uma música de fundo

Para o clima ficar agradável, providencie uma trilha sonora apropriada para a ocasião e deixe tocando em volume baixo, para que todos possam conversar e serem escutados sem interferência.

Advertisement

Um local onde os animais possam ficar

Se você tem gatos ou cães dentro de casa, seria interessante colocá-los em um ambiente à parte. Os animais podem ficar agitados ou irritados pela movimentação. Além do mais, eles podem se mexer demais para lá e para cá ou subir nos sofás e seus pelos podem acabar voando sobre os alimentos ou ficar grudados na roupa de alguém.

2. Receba os convidados na porta

Mesmo que você esteja ocupado quando eles estiverem chegando, vá até a porta recebê-los pessoalmente.

3. Dê atenção a todos

Não fique somente na cozinha. Vá e volte constantemente para interagir com os seus amigos. Além disso, mesmo que você tenha mais afinidade com uns do que com outros, procure dividir sua atenção com todos igualmente.

4. Faça as devidas apresentações

Providencie para que as pessoas que não se conhecem sejam apresentadas umas às outras. Procure enturmar um convidado que seja mais tímido ou esteja isolado. Cuide, também, para que haja uma boa e descontraída conversa. Não é de bom tom falar sobre a vida de pessoas que não estão presentes, principalmente sobre assuntos íntimos.

5. Mostrar a casa ou não?

Se você notar alguns convidados observando em volta, curiosos, convide-os para conhecer o restante da casa. Se eles não se mostrarem interessados, mostre somente onde fica o lavabo ou outro ambiente que você sentir que eles possam gostar de conhecer.

Advertisement

6. Relaxe

É comum ver pessoas atordoadas quando recebem visita. Não fique preocupado demais se vai agradar, se tudo está perfeito. Os convidados já chegaram, você precisa estar tranquilo para dar a devida atenção a eles e para finalizar o alimento.

7. Ofereça petiscos e bebidas

Enquanto as pessoas se socializam antes do jantar, ofereça petiscos e algo para beber. Como não sou adepta de bebidas alcoólicas, sugiro que prepare coquetéis de frutas, ou, se não quiser ter muito trabalho, ofereça sucos naturais ou refrigerantes.

As dicas acima darão um toque especial ao seu jantar. Os convidados se sentirão bem à vontade com o clima da sua casa, com o ambiente aconchegante e com a ótima recepção que tiveram. Depois de um jantar apetitoso e uma deliciosa sobremesa para fechar com chave de ouro, aposto que eles estarão ansiosos para repetir a dose. Você vai ficar consagrado como um anfitrião de primeira.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.