Por que todo mundo precisa de uma segunda fonte de renda?

Não seja pego de surpresa quando a crise bater à sua porta! Saia na frente planejando novas fontes de renda para sua família!

Evelise Toporoski

O Brasil está passando por uma instabilidade econômica que atinge várias famílias. Boa parte das empresas estão cortando despesas e muitas pessoas acabam perdendo o emprego que antes lhes traziam segurança e estabilidade.

Por isso, apostar em apenas uma fonte de renda atualmente se torna um risco. Muitas famílias já têm planejado e executado o “plano B”, e estão ganhando dinheiro com a fonte de renda alternativa.

Então, mesmo que tudo esteja indo muito bem na vida profissional das pessoas que moram com você, vale a pena fazer uma reunião familiar para pensar no futuro e traçar um plano de emergência caso todos sejam demitidos. Será que todos gostariam de manter-se no mesmo ramo de atuação? Tem o desejo de empreender? Mudar-se para o exterior?

Quando começar?

Assim que todos concordarem com o tipo de mudança que desejam para suas vidas, novas metas poderiam ser realizadas antes que todos fossem pegos de surpresa, como começar um curso na área que deseja seguir para incrementar renda, um curso de idiomas, ou de empreendedorismo.

A decisão de mudar, sair da zona de conforto é difícil, mas quanto antes você se preparar para ter uma segunda fonte de renda, melhor!

Advertisement

Abaixo, seguem algumas sugestões do que pode ser feito em paralelo para que você comece a desenvolver suas habilidades em outras áreas:

1 – Dar aulas quando não estiver trabalhando, seja de um instrumento musical, outro idioma ou até reforço escolar.

2 – Fazer um bazar com roupas e objetos da casa que não usa mais.

3 – Revender cosméticos.

4 – Fazer doces ou salgados para vender.

Advertisement

5 – Alugar quarto ou vaga de estacionamento que não esteja usando.

6 – Virar fotógrafo nas horas vagas.

7 – Criar um blog e investir em anúncios.

8 – Estampar camisetas.

9 – Oferecer-se para limpar casas ou jardins.

Advertisement

10 – Fazer unhas, maquiagem ou corte de cabelo na casa dos clientes.

Concentre-se em suas qualidades e pense em como você pode oferecer seu serviço ou produto de um jeito melhor do que as outras empresas têm feito. Quem sabe assim você descobre uma oportunidade ainda não explorada pelo mercado!

Leia: Como fazer dinheiro com seus blogs

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!