O que é microcefalia?

Entenda o que é a doença e como se desenvolve a criança com microcefalia.

Evelise Toporoski

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê se desenvolve com o crânio menor do que o tamanho normal para sua idade. Assim, o cérebro fica sem espaço para crescer e isso influencia no desenvolvimento mental da criança, em diferentes níveis.

Começamos a prestar mais atenção nessa doença quando no início de 2016 o Ministério da Saúde declarou estado de emergência na saúde pública do país, pelo aumento de casos de bebês com microcefalia no Nordeste Brasileiro, principalmente no estado de Pernambuco. Antes, a média de nascimento de bebês com microcefalia era de 10 por ano. Até o dia 9 de janeiro, nasceram 3.530 crianças com a doença.

A causa desse aumento repentino é relacionada com o número de gestantes infectadas pelo Zika vírus, que é transmitido pelo mosquito aedes aegypti.

Consequências da microcefalia

As crianças nascidas com microcefalia podem apresentar atraso mental, convulsões, algum tipo de paralisia, autismo, rigidez nos músculos, ou déficit intelectual.

Cada caso é muito específico e apenas um médico poderá prescrever tratamento ou medicamentos. O importante é buscar o tipo de tratamento adequado o quanto antes, pois fazendo fisioterapia desde cedo ela pode se desenvolver melhor.

Advertisement

Leia: 10 coisas que eu gostaria de saber quando tive meu primeiro filho

Aceitar e amar!

Se você já sabe que terá um filho com microcefalia ou tem algum familiar prestes a receber um bebê nesta condição, lembre-se que estão prestes a receber em sua casa alguém que precisará de cuidados físicos especiais, mas que poderá trazer novo sentido a sua vida. Vocês terão a oportunidade de desenvolver um tipo de amor diferente, intenso e maravilhoso por este novo membro da família.

Não posso dizer que vai ser fácil, você precisará abrir mão de algumas coisas. Contudo, você perceberá que é mais forte do que imaginava que poderia ser.

Busque apoio de mães na mesma situação, elas realmente vão entender seus medos, frustrações, conquistas e alegrias.

Leia: 6 sugestões do que nunca fazer a um recém-nascido

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!