5 dicas para dominar o ciúme

Maneiras práticas para dominar o ciúme, desenvolvendo a autoconfiança e trabalhando a autoestima.

56,536 views   |   43 shares
  • Até certo ponto sentir ciúme é normal, afinal ninguém está seguro o tempo todo, mas ao passar do limite a saúde do relacionamento pode ficar comprometida. Muitas relações se desgastam e até terminam pelo exagero do sentimento de posse.

  • O escritor e sociólogo Roland Barthes em seu livro "O que dizem os Santos" descreveu o sofrimento causado pelo ciúme: "Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e principalmente por ser comum."

  • Se você tem sofrido por sentir muito ciúme e sente que seu relacionamento está se enfraquecendo, precisa tomar providências urgentes. Para começar a enfrentar essa situação e dominar o ciúme vale observar as dicas abaixo:

  • 1- Analise a sua relação

  • É importante que você distinga como tem sido o seu relacionamento e defina se existe nele algo que estimule a sua insegurança. Se você concluir que sim, precisa conversar com o parceiro e acertar os pontos divergentes; mas se não existe motivo algum para tanto ciúme a mudança tem que partir de você. Essa análise só será válida se você pensar de forma racional e objetiva, isso é, sem desculpas ou subterfúgios.

  • 2- Cuide da sua autoestima

  • A baixa autoestima é uma característica predominante nas pessoas que possuem dificuldades de lidar com o ciúme. Portanto valoriza-se e trabalhe a sua autoconfiança. Dedique-se ao autoconhecimento, procurando ser uma pessoa mais segura. Ocupe seu tempo com atividades que goste e que façam você se sentir útil. Lembre-se que gostar de si é um aprendizado e dedique-se a isso.

  • 3- Não alimente pensamentos de posse

  • Toda mudança de atitude inicia-se no pensamento; quando pensamos muito em determinada coisa, acabamos por acreditar. As atitudes são consequências dessas crenças, então muito cuidado com seus pensamentos de posse que alimentam o ciúme. Lembre-se que as pessoas não se pertencem umas às outras, até porque não são objetos e necessitam sentirem-se livres.

  • 4- Controle seus impulsos

  • Quando você age primeiro e pensa depois, quase sempre se arrepende; a ordem deve ser sempre a contrária. Procure dominar seus impulsos, acalme-se antes de falar ou tomar qualquer atitude. "Sair de cena" para não surtar pode ser um exercício muito interessante, assim você se tranquiliza e reflete sobre a situação. Agir por impulso faz com que você perca a razão, mesmo que a tenha, e geralmente irrita muito o cônjuge. Todos saem perdendo, principalmente você!

  • Advertisement
  • 5-Não fantasie as situações

  • Pare de procurar o tempo todo por algo que justifique a sua desconfiança. Revistas constantes ao celular do parceiro e redes sociais incentivam a imaginação e o ciúme. Não crie situações fora da realidade; use do raciocínio e do bom senso. E caso não consiga dominar-se procure com urgência um profissional.

  • Em entrevista para o site Papo Feminino afirmei que: "A confiança e a comunicação representam o pilar de qualquer relação a dois. Assim, quando a insegurança se manifestar, é sempre recomendável recorrer ao diálogo o quanto antes. Um relacionamento saudável não é aquele em que duas pessoas se anulam para formar uma e, sim, o que representa a união de duas personalidades distintas que buscam se harmonizar porque desejam a felicidade juntos."

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 dicas para dominar o ciúme

Maneiras práticas para dominar o ciúme, desenvolvendo a autoconfiança e trabalhando a autoestima.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr