A importância do orçamento familiar

O orçamento familiar é um bom meio de tornar possível a realização dos sonhos. Comece hoje mesmo a fazer o seu.

Renata Finholdt

Pode parecer uma tarefa bastante chata e inoportuna, que priva a família de gastos e gera um rígido controle para tudo, na verdade é justamente o contrário! Quando uma família aprende e aplica o controle de seus gastos através de um orçamento adequado, percebe que esse controle gera oportunidades muito maiores e benefícios para todos os membros.

O orçamento familiar pode e deve envolver a família toda, desde os mais velhos até os mais novos, todos devem ter a consciência da importância de planejar os gastos. O mundo está cheio de tentações de consumo que atacam a todos, desde brinquedos encantadores até eletrônicos de alta tecnologia, tudo isso pode ser objeto de consumo desde que o gasto com eles seja planejado, e não algo feito por impulso. Isto é apenas uma prova de que iniciar um orçamento familiar é sim um bom negócio.

Leia: Como economizar mais de mil reais até o fim do ano – começando com 1 real

1. Consciência dos valores

Para iniciar você e sua família vão precisar ter consciência do valor dos ganhos mensais da família e também de todos os tipos de gastos que vocês têm. Para isso, uma boa dica é ter acesso ao extrato bancário dos dois últimos meses. Feito isso, listem todas as despesas separando por categoria, por exemplo: gastos com educação, alimentação, saúde, transporte, água, luz, vestuário etc.

2. Preparando o orçamento

Registre em uma tabela (você pode pesquisar algumas sugestões na internet ou criar a sua própria) todos os ganhos versus todas as despesas separadas pelas categorias já feitas anteriormente. Nesse momento você vai perceber quem são os vilões de seu orçamento familiar. Não esqueçam de deixar, quando possível, uma quantia definida para gastos com diversão e entretenimento da família, isso é muito importante.

Advertisement

Leia: 10 maneiras de viver melhor gastando menos

3. Reunindo a família

Em uma reunião familiar, mostre a todos de sua família a tabela previamente preenchida, para que todos possam ter consciência do tamanho dos gastos e trabalharem para manter o orçamento dentro dos limites. Neste momento vocês também podem decidir o quanto desejam economizar para uma reserva familiar além de quanto vão investir da renda para realização de seus sonhos, sejam eles uma viagem em família, a troca do automóvel ou até mesmo um presente de Natal para os filhos.

Reúnam-se mensalmente para que todos possam observar e acompanhar de perto como vocês estão trabalhando o orçamento familiar. Vocês devem ter uma pessoa da família responsável por controlar o orçamento, e ela deverá estar ciente da necessidade semanal de acompanhamento para cuidar dos interesses da família nesse assunto.

Leia também: Por que todo mundo precisa de uma segunda fonte de renda

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.