10 coisas ruins que o refrigerante faz ao seu corpo

Tomar refrigerantes é sem dúvida um péssimo hábito, veja aqui 10 coisas ruins que o refrigerante faz ao seu corpo.

Mariana Cruz de Assis Rocha

Presentes em todas as festas e em grande parte das residências do mundo, o refrigerante é a 2ª bebida mais consumida por pessoas de todas as idades, perdendo apenas para a água. O problema é que o refrigerante não apresenta nenhuma vantagem para nossa saúde.

Muitas pessoas não passam um dia sem tomar pelo menos um copo de refrigerante, mas esse hábito pode trazer inúmeros prejuízos para sua saúde. Por isso, para lhe incentivar na mudança desse hábito, listamos 10 coisas ruins que o refrigerante pode fazer no seu corpo.

1. Aumento do peso

Além da quantidade de calorias, o gás presente nos refrigerantes é responsável por dilatar o estômago, prejudicando a absorção de nutrientes dos alimentos. Além disso, gera uma falsa sensação de saciedade, fazendo que em um pequeno intervalo de tempo a pessoa volte a sentir fome, extrapolando na quantidade de ingestão de alimentos.

Leia: 6 coisas nojentas que o refrigerante faz dentro de você

2. Osteoporose

Um dos ingredientes que compõe o refrigerante à base de cola é o ácido fosfórico. Essa substância aumenta a acidez do sangue, e, para neutralizá-la, nosso organismo usa o cálcio dos ossos, o que causa a osteoporose, deixando os nossos ossos muito mais frágeis.

Advertisement

3. Cáries

O excesso de açúcar e a acidez presente no refrigerante, além de prejudicar o esmalte dos dentes, servem como fonte de alimento das bactérias causadoras da cárie. Assim, se você deseja ter um sorriso bonito, evite o consumo constante de refrigerantes.

4. Problemas de estômago

O gás presente nos refrigerantes é responsável por gerar uma maior acidez no sistema digestivo e atacar as células gástricas. A gastrite, azia e flatulências são os principais problemas gerados pelo refrigerante, porém, quando não são tratados de maneira correta, esses sinais podem se transformar em úlcera, requerendo ainda mais cuidados.

Leia: 13 passos para parar de beber refrigerante a fim de melhorar sua saúde

5. Diabetes

É sabido que a diabetes está diretamente ligada à obesidade e alta ingestão de açúcar. Os elevados níveis de açúcar presentes nos refrigerantes aumentam o nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. Então, fique atento, pois esses fatores, quando combinados, aumentam o risco de um indivíduo desenvolver a diabetes tipo 2.

6. Aumento de gordura no sangue

O refrigerante pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde cardiovascular. As bebidas com altas dosagens de açúcar nos deixam propensos a ter os níveis de triglicérides (gordura no sangue) aumentados. O triglicérides aumentado, por si só, apresenta vários riscos para a saúde, porém a gordura no sangue ainda pode envolver órgãos como o fígado, aumentando a gravidade da situação.

Advertisement

7. Pressão alta

Uma pesquisa americana comprovou que o consumo de refrigerantes e bebidas muito doces podem causar pressão alta até mesmo em adolescentes. Apesar de não chegar a uma conclusão definitiva, os cientistas acreditam que a relação da pressão e o refrigerante, está no aumento do consumo de sódio quando se bebe refrigerante, além da redução dos níveis de óxido nítrico, que causam efeito vasoconstritor (os vasos sanguíneos ficam mais fechados).

8. Insônia

Alguns refrigerantes têm em sua composição a cafeína, um conhecido estimulante. É importante destacar, que a quantidade de cafeína presente no café é maior do que a presente no refrigerante, entretanto, o consumo de refrigerante tende a ser maior do que o de café, assim, a quantidade de cafeína ingerida ao beber o refrigerante pode ser capaz de interferir no seu sono.

9. Problemas renais

Apesar da ingestão de líquidos ser uma aliada no combate à pedra dos rins, o refrigerante pode ser o vilão da história, e alguns estudos apontam que o ácido fosfórico presente nos refrigerantes é o responsável por isso, já que os rins ficam sobrecarregados ao tentar equilibrar a presença desta substância em nosso corpo.

10. Câncer

Alguns aditivos químicos utilizados na fabricação do refrigerante apresentam riscos para o nosso organismo, por causa da sua toxicidade. O corante caramelo IV e o ciclamato de sódio (adoçante), são exemplos dessas composições suspeitas de serem prejudiciais ao nosso corpo. Existem estudos, que, inclusive, já comprovam que pessoas que consomem mais que 2 latinhas de refrigerante por semana, estão mais propensas a desenvolver o câncer devido à alta acidez.

Leia: 10 coisas terríveis que você está comendo sem saber

Advertisement

Por fim, é importante lembrar que ainda que o refrigerante seja de fruta, light ou diet, todos possuem várias substâncias que podem fazer mal à nossa saúde. Por isso, sempre que possível, opte pelo suco natural ou pela água mineral.

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.