6 Dicas para entender melhor seu cônjuge

Refletir sobre maneiras práticas de entendimento entre os cônjuges é fundamental para que a relação se mantenha saudável.

10,732 views   |   20 shares
  • A incompreensão do cônjuge é sempre fonte de conflitos e representa um dos principais motivos do desgaste em muitos casamentos. Compreender nem sempre é fácil, pois exige empenho e renúncia. Contudo, devido à importância da questão vale observar algumas dicas:

  • 1- Desenvolva empatia

  • Conforme artigo de minha autoria "A Empatia" publicado no site de Suely Buriasco: "A empatia é, assim, um processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender seu comportamento". É fundamental para o processo de entendimento que o casal busque uma proximidade maior, procurando entender os aspectos emocionais de cada um. Para desenvolver a empatia é preciso concentrar-se em entender as razões do outro, despindo-se da pretensão de julgá-lo. Ser empático não significa pensar como o outro, mas com o outro.

  • 2- Observe os aspectos motivadores

  • As pessoas são diferentes e possuem necessidades diferentes. Para saber o que motiva seu cônjuge é preciso dar-lhe liberdade para se expressar e, a partir disso, estimular a sua satisfação emocional. Nada pode ser mais desmotivador em uma relação amorosa do que a falta de respeito à individualidade do outro. É importante que as pessoas se motivem individualmente para manter a motivação na vida a dois. Somente pessoas inseguras veem nisso uma ameaça, portanto, autoconfiança é fundamental para entender as necessidades individuais do cônjuge.

  • 3- Converse afetuosamente

  • Manter o hábito de trocar ideias e informações com o cônjuge é sempre muito sadio, afinal a possibilidade de entendimento se amplia consideravelmente. Como lembra o terapeuta Igor Cury: "O silêncio é um texto fácil de ser lido errado". Para haver entendimento é preciso comunicar-se de forma eficaz: falar claramente e ouvir atenciosamente com muita gentileza e carinho.

  • 4- Observe a fisionomia

  • Por incrível que pareça, muitos cônjuges com o tempo descuidam de olhar atenciosamente um para outro. A fisionomia é um elemento importante para o entendimento, pois muitas vezes diz mais do que mil palavras. É importante conectar-se pelo olhar, pelos gestos e pela fisionomia. Um casal em boa sintonia compreende a mensagem silenciosa do outro, nas palavras de Fernando Pessoa: "Há tanta suavidade em nada dizer e tudo entender...".

  • Advertisement
  • 5- Analise o humor

  • O humor das pessoas diz muito sobre elas; é importante que os cônjuges se acostumem a observar as mudanças de humor no sentido de entender o estado emocional um do outro. Isso ajuda muito até mesmo para reconhecer os momentos propícios para o entendimento.

  • 6- Renuncie ao egocentrismo

  • Ninguém é capaz de entender outra pessoa quando apenas se interessa por si mesmo; o egoísmo é elemento altamente destruidor dos relacionamentos. É muito doloroso para a pessoa sentir que o cônjuge não se preocupa com ela, não lhe tem cuidado e estima. Para superar o egoísmo e realmente compreender o outro é preciso considerar seus pensamentos e sentimentos. É de suma importância que os cônjuges ajam em comum acordo e ao tomar qualquer decisão avaliem a opinião um do outro.

  • Entender o cônjuge é imprescindível para o sucesso da relação, portanto viver harmoniosamente é um grande desafio que exige muita dedicação, mas que, certamente, vale muito a pena.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

6 Dicas para entender melhor seu cônjuge

Refletir sobre maneiras práticas de entendimento entre os cônjuges é fundamental para que a relação se mantenha saudável.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr