5 coisas para fazer se vocês não têm tido intimidade sexual há muito tempo

Muitos casais não sabem como trazer a intimidade física de volta após um período prolongado de tempo. Aqui estão 5 dicas que funcionam:

Alisha Worthington

Intimidade no casamento é, muitas vezes, um tema não discutido entre os casais, ou acaba sendo abordado com nervosismo e em tom de brincadeira: “Nós nunca fazemos sexo, mas quem faz?” Muitos casais vão experimentar pelo menos um período de tempo prolongado em que a intimidade física será deixada de lado. Talvez por causa de uma gravidez difícil, ou recuperação pós-parto, ou desencontros devido aos horários de trabalho, ou problemas de saúde, ou problemas conjugais em geral. Seja qual for a causa, uma vez que o casal tenha resolvido o problema, nem sempre é fácil recomeçar de onde parou. Na verdade, pode parecer mais estranho do que a primeira vez que vocês tiveram relações sexuais um com o outro, porque é uma área do casamento sobre a qual pode ser difícil conversar.

Então, como cruzar o abismo entre vocês e recomeçar? Aqui estão algumas ideias que eu costumo compartilhar com meus clientes:

1. Admitam coisas que lhes causam constrangimento

Significa que vocês precisam conversar sobre isso com a maior clareza possível. Pode ser uma verdade difícil de admitir, mas isso precisa ser feito. Aqui estão algumas sugestões:

  • Falem sobre como tem sido ficar sem intimidade física, por que vocês gostariam de tê-la de volta e o que mais apreciam sobre isso.

  • Falem sobre o que tem lhes deixado apreensivos, como, por exemplo, uma possível dor, problemas com a aparência física, medo de repetir padrões negativos e assim por diante.

    Advertisement
  • Sejam ouvintes atenciosos e deem realmente espaço um ao outro para compartilhar seus sentimentos e experiências em relação ao sexo.

  • Mantenham a conversa o mais positiva possível e tenham em mente que vocês estão tentando melhorar.

  • Atenham-se ao assunto e não se estendam muito. Vocês não têm que discutir tudo em uma única conversa.

Se vocês precisarem de mais orientações sobre como ter esse tipo de conversa, há vários livros, aulas, workshops e aconselhamentos para casais que podem ajudá-los.

Leia: 5 maneiras de cultivar a intimidade

Advertisement

2. Agendem

Antes de acharem que sou despida de romantismo, terminem de ler esta seção. Iniciar qualquer tipo de intimidade física pode ser extremamente assustador se há uma história de rejeição ou se não está claro que o parceiro esteja física e emocionalmente preparado. Muitas vezes, a ansiedade em torno de iniciar o sexo pode ser tão grande, que os indivíduos envolvidos preferem continuar vivendo sem sexo a que terem de experimentar a dor de receber outro “não”.

Agendar um horário para o sexo mantém a iniciação fora de pauta (isto é, não é algo sobre o qual precisa ser rediscutido, já que já foi previamente decidido). Por exemplo, digamos que Carol e Marcos decidiram que farão amor no sábado de manhã. Isto significa que a partir de quinta-feira cada um deles irá começar a se preparar mental e emocionalmente. Talvez comecem a flertar, o que só irá aumentar a expectativa. Talvez cada um se certifique de estar de banho tomado e de manter sua agenda livre naquela manhã a fim de permitir uma manhã relaxante. Ao reservarem um tempo, vocês realmente aumentarão suas chances de sucesso.

3. Vão devagar

Vocês podem estar ansiosos para voltar a fazer sexo, mas lembrem-se de reservar tempo necessário para garantir que ambos se sintam tão bem e positivos quanto possível. Voltem suas mentes ao início do casamento. Talvez vocês gostassem de uma boa massagem nos pés ou no pescoço. Talvez vocês amassem olhar fixamente nos olhos um do outro segurando as mãos. Havia tempo para beijar e abraçar. São coisas que podem e devem ser trazidas para o momento.

Se o momento foi programado, não deve haver pressa. Ao permitirem um ao outro o tempo necessário para se sentirem à vontade para parar e conversar sobre as preocupações, caso seja necessário, e fazer uma real conexão – mental, emocional, espiritual e física – seu objetivo de criar uma vida sexual duradoura e mutuamente satisfatória é mais possível do que se vocês só tivessem direito ao sexo em si, sem muita reflexão.

Leia: Não há lugar para o egoísmo na intimidade conjugal

Advertisement

4. Criem uma atmosfera

A intimidade física é sensorial em seu nível mais básico. É visão, audição, tato, paladar e olfato. O seu quarto está limpo? Vocês estão limpos? Vocês checaram seu hálito? Tenham algumas balas ou enxaguante bucal por perto. Além disso, usar um pouco de sua colônia ou perfume favorito os ajudará a lembrar dos bons momentos juntos.

Uma pesquisa mostrou repetidas vezes o poder da música sobre o nosso humor. Coloquem aquela música que vocês tanto gostam. Reduzam a iluminação e/ou acendam algumas velas para criar um clima romântico. Os casais podem ficar preguiçosos e se esquecerem de quão importante algumas dessas coisas tão simples são para vivenciar ótimos momentos juntos.

5. O sexo não é a única forma de intimidade física

Casais que ficam um período sem sexo, ou não, costumam experimentar a ausência total do carinho em si. É importante reconhecer isso e procurar maneiras de melhorar. Tive muitas mulheres em meu consultório reclamando que se elas sequer tocassem em seus parceiros, aquilo era automaticamente interpretado como se elas quisessem fazer sexo, porque tinha sido assim por muito tempo.

Ambos, homens e mulheres, gostam do toque – um abraço de boas-vindas ao voltar para casa depois do trabalho, um carinho no sofá, mãos dadas ao caminharem até um restaurante. Se o único momento em que vocês são carinhosos um com o outro for no quarto, a possibilidade de manter uma relação sexual prolongada e mutuamente satisfatória será reduzida. Procure maneiras de se envolver com o outro fora do quarto, e vocês estarão mais satisfeitos dentro dele.

Leia: Além de apenas sexo: Encontrando a verdadeira intimidade com o cônjuge

Advertisement

Relaxe, isso é normal

Vejo muitos casais que só querem saber se eles são “normais”. Mas o que é normal? Normal é o que funciona para vocês e seu relacionamento. Normal é ter de lidar com os altos e baixos do casamento, incluindo preocupações com a saúde, gravidez e assim por diante. Não querendo ser deprimente, mas provavelmente haverá muito poucas vezes em que vocês estarão totalmente em sincronia como um casal, sexualmente falando. A “regra” é terem que trabalhar em conjunto para encontrarem soluções e ajustes. Para descobrir as coisas que funcionam para vocês e seu relacionamento. Trabalhar juntos em desafios serve para fortalecer o seu relacionamento como um todo. E na próxima vez que vocês experimentarem algo difícil, porque isso irá acontecer, vocês olharão para trás se darão conta de que não precisam entrar em pânico porque vocês já aprenderam como resistir em tempos difíceis.

O sexo é, ao mesmo tempo, uma parte maravilhosa e terrível do casamento. Ele pode ser a causa do prazer e da felicidade, e a causa de grande dor e sofrimento. Estar em um relacionamento não é para os fracos, mas é o que produzirá o maior crescimento. Eu encorajo todos vocês a continuarem da melhor maneira que puderem.

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 5 things to do if you haven’t been intimate in a long time

Toma un momento para compartir ...

Alisha Worthington

Alisha is a Life Coach specializing in Sex and Intimacy as well as the co-author of a recently published book titled Real Intimacy; A couple's guide to healthy, genuine sexuality. Find her at realintimacybook.com.