5 dicas para vencer a timidez limitadora

Se a sua timidez tem provocado prejuízos em sua vida, se você se sente triste e isolado seguir estas dicas vai revolucionar as suas ações.

Suely Buriasco

Você muitas vezes prefere o anonimato, fica sozinho e tem receio de participar de qualquer atividade que envolva grupos? Não se sinta um estranho, acredite que isso é mais comum do que você imagina. Aliás todo mundo, em algum momento da vida, já se sentiu inseguro socialmente. O problema é quando a timidez paralisa a pessoa e passa a prejudicar a sua vida.

Leia: Educação dos filhos: A origem da timidez

As dicas a seguir podem fazer com que você reflita sobre o que lhe acontece e resolva agir, afinal toda mudança exige ação, certo? Então vamos lá:

1. Avance em pequenos passos

Não queira forçar uma mudança repentina, saia de forma gradual da sua zona de conforto e aceite o desafio de agir diferente. Você pode começar interagindo com pessoas que lhe transmitam alguma segurança e na companhia delas conhecer outras, ampliando seu contato social. Uma boa ideia também é participar de algum grupo de atividade que corresponda a algo que você gosta de fazer. Enfim pense em algo que possa facilitar uma conversa, uma aproximação com pessoas que tenham algo em comum com você ou, ao menos, que lhe pareçam simpáticas.

2. Seja mais acessível

Em um ambiente social não se isole e esteja disponível para conversar, não se restrinja a quem já conhece e cuide por manter uma fisionomia leve, serena. Pratique frequentemente a arte de conversar e descobrirá que nem sempre ser sociável é um talento, muitas vezes é questão de prática.

Advertisement

3. Controle a sua autocrítica

A timidez muitas vezes tem a ver com o medo de ser julgado, rejeitado ou ridicularizado, portanto relaxe e seja amável. Tente não ficar o tempo todo examinando as falhas em si mesmo e nos outros, pessoas muito críticas acreditam que os outros estão o tempo todo analisando seu comportamento. Concentre-se no positivo e alimente pensamentos mais tolerantes e gentis tanto em relação aos outros, como a você mesmo.

4. Cultive o bom humor

Você não precisa sair contando piadas, mas pode se divertir com as piadas alheias e com situações engraçadas, tornando-se uma pessoa mais divertida. Você vai gostar muito disso, pois o bom humor é uma sensação muito agradável. Rir também faz você involuntariamente relaxar e se sentir mais confortável. Não leve as coisas tão a sério e você estará menos inclinado(a) a temer embaraço ou críticas.

Leia: 6 atitudes para incluir bom humor no seu dia a dia

5. Busque ajuda profissional

A timidez pode ser um processo enraizado em situações traumáticas do passado, portanto, caso você não consiga vencê-la sozinho(a) procure apoio profissional. A ideia é aumentar a consciência de si mesmo e buscar respostas às questões do tipo: “O que desencadeia a minha timidez?”, “Que prejuízos me causa?”, “Como posso lidar com ela?”. Isso vai ajudar você a enfrentar os seus medos e superar suas dificuldades.

Lembre-se que a timidez é um bloqueio provocado por sua própria mente e, portanto, é em você que deve buscar a transformação. Seu primeiro obstáculo é tratar a sua autoestima e desenvolver a compaixão, assim você irá libertar-se desse fardo e se permitir ter mais tranquilidade na vida.

Advertisement

Leia também: Como vencer a timidez e aprender a enfrentar a vida com coragem e determinação

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.