5 sinais de que você deve deixar seu namoro ou casamento e 4 situações em que você deve esperar

Existem situações que apontam firmemente para a ruptura de uma relação, já outras apenas pedem alguma paciência e observação. Veja quais são e como agir.

Stael Ferreira Pedrosa

Nenhum relacionamento é totalmente fácil ou flui como os pares gostariam. Na maioria das vezes temos que fazer ajustes, suportar algumas diferenças e aprender a conviver com defeitos. Porém, há situações que percebemos que não vão melhorar e podem vir a sabotar o relacionamento em curto ou longo prazo. Nessas situações devemos agir rapidamente. Nas outras, é possível que um pouco de paciência resolva.

Situações que devem levar ao rompimento pelo bem de ambos

1. Falta de compromisso

Vocês já se conhecem, já estão se encontrando há algum tempo, mas a relação não progride. O outro reluta em assumir um compromisso e você já pensa em casar e formar família. Tenha em mente que seu par não está pronto e provavelmente não estará ainda por anos. Nesse caso, melhor procurar alguém que também esteja pronto para assumir responsabilidades de casamento, casa, família.

Leia: 8 formas de descobrir se ele não quer assumir compromisso

2. Vícios

Por mais que você ache e espere que o outro vá mudar, isso não garante que ele vá. Por isso, ao invés de ficar pensando em estratégias para fazê-lo se tratar ou parar de vez, cuide de si mesmo e saia da relação. Pode ser doloroso, principalmente se você tem grande afeto pela pessoa. Porém, nosso primeiro amor deve ser o autoamor. Não se arrisque a dividir uma casa, filhos e a vida com alguém viciado em drogas ou álcool.

3. Não querer mudar

Se você pensa firmemente que há algo no outro que precisa mudar e você até pensa em como fazer isso, desista já da relação. Ninguém muda ninguém. Toda mudança vem de dentro para fora. Se seu par está se esforçando em mudar um hábito ruim ou conduta errada, você pode até dar-lhe algum tempo, mas se ele insiste em que não há nada errado e você crê que não pode conviver com aquele problema, simplesmente termine para o bem de todos os envolvidos.

Advertisement

4. Abuso

Não importa o tipo, seja psicológico, físico, verbal ou sexual. Não se pode tolerar abusos. Simplesmente saia da relação e procure se proteger. Geralmente a pessoa abusiva não admite ser deixada e pode querer vingança. Cerque-se de todo cuidado possível e pode ser até o caso de mudar de cidade.

Leia: 7 situações que você não deve tolerar em seu casamento

5. Ciúme doentio

Este é um tipo de abuso disfarçado de amor. A pessoa ciumenta em excesso quer controlar os passos do outro e pode até mesmo se tornar agressivo. Uma relação onde não há confiança é um péssimo lugar para se permanecer. Não tem futuro.

Quando é hora de esperar um pouco mais

1. Quando o relacionamento parece ter esfriado

Relacionamento onde parece que a chama da paixão não está brilhando não significa que o relacionamento ou o amor esteja morrendo. Isso acontece na maioria das relações. Vocês parecem mais amigos que um casal e a intimidade vai mal. Há muito para ser feito antes de desistir. Busquem reconquistar um ao outro e fazer aquelas coisas que faziam no começo. Saiam para jantar, deem-se presentes, escrevem bilhetes ou mensagens de amor. Não é momento de separação.

Leia: 5 coisas para fazer se vocês não têm tido intimidade sexual há muito tempo

Advertisement

2. Durante uma crise

Seja no namoro ou casamento, todo casal pode enfrentar uma crise que afete o ânimo e o desejo de continuar juntos. Não aja de maneira precipitada e dê um tempo a vocês mesmos. Trabalhem juntos para sair da crise e provavelmente seu relacionamento será fortalecido. Espere!

3. Uma infidelidade

Se foi a primeira vez (e esperamos que seja a única) vocês ainda devem dar uma chance ao relacionamento. Todos estamos sujeitos a erros e isso inclui a pessoa que você ama. Se ambos estão dispostos a lidar com a situação, corrigir os erros e melhorar a situação, exercite o perdão, vivam o arrependimento e a mudança de conduta e deem uma chance ao amor.

4. Brigas

Nem sempre as brigas são ruins para o seu relacionamento. Todo casal briga e isso pode ser apenas um ajuste de personalidades. Para que as brigas não levem ao rompimento é necessário autocontrole por parte de ambos, evitando gritos e excessos, ressentimentos e volta ao passado durante as próximas brigas. Se houver excessos, que sejam de perdão, paciência e amor.

Leia: 6 sinais de que seu casamento irá durar a vida inteira

Existem situações que apontam firmemente para a ruptura de uma relação, já outras apenas pedem alguma paciência e observação. Veja quais são uma e quais são outra.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.