8 coisas que você absolutamente nunca, jamais, deveria compartilhar no Facebook

Ainda que o Facebook seja um lugar divertido para compartilhar e postar, deixe essas coisas fora dele.

Megan Shauri

O Facebook é, na sua maior parte, uma ótima ferramenta. Ele nos permite ficar em contato com amigos, compartilhar informações e ideias, e até mesmo ficar por dentro das últimas notícias. Mas ele também tem a sua quota de desvantagens: pode espalhar rumores, provocar problemas, e ser um lugar onde pessoas não tão bem-intencionadas estão à espreita. Pensando nisso, aqui estão oito coisas que você nunca deve compartilhar no Facebook:

1. Seus problemas de relacionamento

É perigoso postar sobre desentendimentos que você teve, coisas que o incomodam ou até mesmo informações mais sérias (como você estar considerando a hipótese de um divórcio ou separação). Ainda que seja sua maneira de pedir apoio e amizade, pode ser muito prejudicial. Seus amigos estão vendo apenas o seu lado da história, e o mais importante, eles perdem o desenrolar dos acontecimentos. Eles não ficam sabendo que houve pedidos de desculpas ou que foi concedido o perdão, e podem não entender por que você ainda está com alguém com quem estava tão chateado apenas algumas horas antes.

É algo que pode também magoar seu companheiro (companheira) quando ele vir o que você postou a seu respeito na mídia social. Você gostaria que ele dissesse algo parecido de você? Mantenha sua vida pessoal privada. Todos nós temos falhas, e cometemos erros. Isso não significa que nossos erros tenham de ser ditos ao mundo via Facebook. Lembre-se, uma vez que tenham sido colocados na rede, não há como trazê-los de volta.

Leia: Vida real não é sua rede social

2. Fotos de bebês nus

Ainda que fotos nuas de bebê possam ser superinocentes e adoráveis, não é algo que deva ser compartilhado no Facebook. Existem muitas pessoas lá fora com más intenções, e elas podem usar suas fotos para coisas não tão inocentes. Se você postar fotos nuas de seus pequeninos tomando banho ou fazendo qualquer outra coisa fofa, cubra as partes que não deseja mostrar com adesivos ou tarjas. Lembre-se de sempre ter cuidado ao publicar esses tipos de fotos.

Advertisement

3. Histórias embaraçosas sobre outras pessoas

Se quiser compartilhar algo embaraçoso que lhe aconteceu, vá em frente! Quanto mais constrangedor, melhor. Mas se estiver pensando em divulgar algo embaraçoso que aconteceu a outras pessoas, quer seja o cônjuge, um amigo ou uma criança, é melhor não fazer isso, a não ser que eles lhe deem permissão. Ainda que seja uma história engraçada, eles poderão não se sentir confortáveis com o compartilhamento. Eles poderão não querer que todos no Facebook saibam sobre o incidente ou a mancada.

Sobre publicar histórias embaraçosas de seus próprios filhos, tente visualizar o futuro. Embora possa ser engraçado agora, dentro de alguns anos, quando eles forem adolescentes ou adultos, eles poderão não querer que seus amigos tragam à tona a história de como eles molharam as calças dentro do supermercado. Considere a alternativa compartilhar as histórias em seu próprio blog pessoal privado, ou verbalmente com seus amigos próximos; não publique no Facebook.

4. Seu endereço/informações pessoais

Sempre me surpreendo quando vejo alguém postar uma foto da sua primeira carteira de motorista, ou quando deixam o número de telefone nos comentários de uma postagem. Qualquer um pode acessar essas informações, e agora eles sabem onde você mora e como chegar até você. Pode parecer um pouco paranoico ou exageradamente cauteloso, mas fornecer informações pessoais em postagens no Facebook poderá trazer enormes prejuízos futuros.

Leia: Saia do Facebook e vá brincar com seus filhos

5. Humilhações

Nosso mundo está cheio de negatividade; para que aumentá-la? Se você está perturbado com o nome que alguém escolheu para o filho recém-nascido, ou com a cor com que seu vizinho decidiu pintar a casa, você realmente acha que publicar sua opinião no Facebook irá ajudar de alguma forma? Isso só espalhará mais negatividade e ódio. As pessoas realmente leem esses comentários – mesmo as pessoas sobre quem você comentou, e elas poderão ficar realmente magoadas. Você pode pensar que está no seu direito dar sua opinião, mas a menos que você tenha sido convidado a fazê-lo, não está. Se você não tem nada agradável para dizer, não diga nada.

Advertisement

6. Imagens fortes

Algumas pessoas acham muito legais as imagens de brutalidade ou de coisas nojentas, como, por exemplo, de mofo crescendo no pão. Mas para outros são realmente grosseiras e podem causar efeitos colaterais negativos, como vômito ou até mesmo desmaio. Claro, é sua foto e sua conta no Facebook, mas as fotos aparecem automaticamente no feed de notícias de outras pessoas, e elas podem não ter a chance de “rolar” o conteúdo sem vê-la.

7. Algo que você não queira que todos vejam

Se você odeia seu trabalho, ou mentiu que estava doente quando, na verdade, havia ido a um show, não será uma ideia inteligente postar isso no Facebook. Isso vai acabar mal. Várias pessoas acabaram perdendo o emprego por postarem seus descontentamentos ou ódio contra o chefe, ou contra a empresa em que trabalhavam, ou dizendo como seu trabalho era chato. E quem quer que seja a pessoa para quem você tenha mentido que estava em casa, de cama, ela acabará se deparando com as 67 fotos que você postou dos grandes momentos daquele show. Mesmo que você tenha escondido suas publicações de alguém, sempre há uma chance de a pessoa conseguir vê-las.

8. Novidades de outras pessoas

Há coisas que algumas pessoas podem não querer postar no Facebook, como a notícia de uma gravidez, uma mudança, seu casamento ou outra novidade importante. Se você quer felicitar alguém, envie-lhe uma mensagem privada. A menos que tenham feito um anúncio enorme, mudado sua imagem de perfil para retratar a novidade, e deixaram bem claro que estão dispostos a falar sobre isso nas redes sociais, não publique nada a respeito. A notícia é deles, não sua, para que tenha o direito de compartilhar. Quem sabe eles não estejam divulgando por uma razão que você desconhece. Respeite a vontade deles.

Embora essas postagens possam parecer inocentes, elas podem realmente causar mágoa a você ou a alguma outra pessoa. Tenha cautela ao postar on-line – pense antes de compartilhar.

Leia: 10 sinais de que você é viciado em redes sociais

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 8 things you should absolutely never, ever share on Facebook

Toma un momento para compartir ...

Megan Shauri

Megan Shauri se formou em Antropologia com mestrado em Psicologia. Ela mora em Salt Lake City e é mãe de gêmeos.