10 frases comuns que podem ofender profundamente seu marido e como evitá-las

Algumas palavras podem trazer alegria e felicidade sem fim, outras amargura e sofrimento. Aprenda a como evitar ofender desnecessariamente seu marido todos os dias.

Cibele Carvalho

Os homens têm um instinto protetor dentro deles, pelo menos a maioria deles. Esse instinto funciona mais ou menos como nosso instinto materno, automático! Fazemos coisas sem perceber, dizemos coisas sem pensar, tudo em defesa dos nossos filhos.

Da mesma forma acontece com os homens, em defesa da sua casa fazem coisas sem se dar conta, simplesmente porque se sentem nessa função: Protetor da família!

Podemos muitas vezes ferir esse “ego” masculino da proteção, talvez algumas vezes sem notarmos também, usando palavras ou frases que magoam nossos cônjuges e diminuam sua motivação em cumprir seu papel. Veja alguns exemplos de frases que precisamos evitar dizer aos nossos maridos:

1. “Você é igual ao seu pai!”

Certamente carregamos em nossas ações muito do que nos foi ensinado pelos nossos pais durante toda nossa vida. Então assim como ele, você esposa, também age às vezes de forma semelhante à sua mãe, mas igualmente a seu marido não gosta que ele fique lhe dizendo que isso ou aquilo é igual a sua mãe. Vamos seguir a regra de ouro em nossos casamentos: “Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você”, pare de dizer isso, simples assim.

2. “Minha mãe me avisou que você faria isso.”

Sua mãe lhe disse que seu marido iria falhar, que ele iria lhe magoar, que iria fazer coisas que você iria detestar, entre outras coisas comuns da vida e do relacionamento a dois. Se ainda não descobriu, vai perceber que conviver a dois é desafiador e exige muito mais paciência e amor do que você supunha. Exerça mais esse amor, prove que ama, segurando um pouco a língua às vezes.

Advertisement

3. “Você deve escolher esse emprego, não aquele!”

Especialistas em comportamento humano recentemente lançaram uma pesquisa informando que as mulheres amadurecem aos 30 anos, e já os homens alcançam maturidade total aos 50 anos. Muitas vezes isso é visível em nossos relacionamentos, mas o fato de sermos mais maduras, não nos dá o direito de ser “sargentonas” ditadoras da “razão”. Os nossos maridos precisam errar para aprender sozinhos os caminhos que devem seguir.

4. “Também agia assim com sua ex?”

Ficar remoendo ou lembrando o passado nunca levou ninguém a lugar algum. Utilizar essa frase pode trazer à tona pensamentos e lembranças muito desagradáveis vividas no passado por seu marido, que também poderá começar a compará-la com sua ex.

5. “Eu avisei que isso iria acontecer, você não me ouviu.”

Normalmente em algumas situações nós mulheres podemos ter um sexto ou até sétimo sentido aguçado de que algo não vai dar certo, porém, quando os homens insistem em fazer e acaba dando errado, essa frase “Eu avisei!” pode matar totalmente seu ego e instinto protetor, fazê-lo se sentir péssimo, e reduzir ao pó sua autoestima.

6. “Você não consegue cuidar direito das crianças sozinho.”

Claro que o “papai” não cuida tão perfeitamente bem das crianças como a “mamãe”, mas elas sobrevivem sob os cuidados dele, e o fato de você dizer que ele não cuida direito, o desanima totalmente, o faz pensar que é um pai inadequado.

7. “Porque você nunca faz o que eu peço?”

A palavra “nunca” empregada em algumas frases pode trazer um significado forte e em alguns casos inadequada. Esse “nunca faz o que eu peço” está errado, pode ser que ele tenha acabado de satisfazer um pedido seu, mas o segundo seja negado. Aceite o não de vez em quando.

Advertisement

8. “Você não tem tempo para fazer mais isso.”

Bom, infelizmente nós mulheres temos a tendência de ser controladoras, queremos que tudo esteja do jeito que planejamos. Mas não vivemos sozinhas mais, não podemos tomar todas as decisões, principalmente aquelas referentes ao que nossos maridos farão ou irão deixar de fazer em seu tempo livre que lhes pertence.

9. “Não percebeu que o dinheiro não ia dar para isso?”

Os gastos, as contas, as despesas, o dinheiro, assim como a vida, são compartilhados por ambos, portanto ambos devem juntos aprender a controlar as despesas, realizar conversas familiares sobre como administrar melhor as finanças. Se o dinheiro não é suficiente, certamente não é culpa total só do marido.

Leia: A importância do orçamento familiar

10. “Porque você não é como o marido da vizinha?”

Aos seus olhos ou aos seus ouvidos o marido da vizinha pode parecer ser aquele “maridão” que você sempre sonhou, mas certamente muitas falhas e defeitos o vizinho também tem. Pode ser que a única diferença entre você e a vizinha é que ela não menciona os defeitos do esposo e só as qualidades, mas pode ter certeza, os defeitos existem lá também.

Nós temos o poder de elevar ou rebaixar nossos maridos, com apenas poucas palavras, essas palavras podem mudar o rumo do seu casamento, principalmente se vocês já estão enfrentando algum tipo de crise. Aprenda a se controlar, conte até 10 antes de ofender seu cônjuge, cuide do mesmo com tantos cuidados como cuida dos seus filhos, pois afinal ele veio antes deles. Pense nisso.

Advertisement

Leia: 5 maneiras em que as mulheres estão silenciosamente matando seus maridos

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.