8 maneiras de reconstruir um relacionamento despedaçado

Relações arruinadas não tem que causar tanta dor. Essas dicas o ajudarão no processo de reconstrução.

Jennifer Autry

Mesmo que você concorde com Taylor Swift em “nunca mais voltar a ficar juntos”, você também pode perceber que nem sempre é possível sair de uma relação para sempre. Se o seu casamento acabou e vocês têm filhos, raramente haverá uma fuga completa daquele cônjuge – mesmo que vocês se divorciem. Poderia haver um rompimento também com um pai, filho, irmão, colega de trabalho ou um velho amigo. Às vezes a gente se magoa e às vezes magoamos os outros, mas nem sempre podemos escapar das pessoas que nos magoam. O que fazer quando não podemos sair de um relacionamento e não encontramos meios de consertá-lo? Aqui estão algumas dicas que ajudarão no processo de reconstrução:

1. Deixe de focar no negativo e concentre-se no positivo

Isso vale tanto para você quanto para a pessoa com quem você está brigando. Quando você se concentra nos aspectos negativos do outro, é fácil nutrir raiva por ele. Mas lembre-se, nenhum de nós é perfeito; todos nós cometemos erros. Pode ser mais difícil se concentrar nos bons atributos de uma pessoa, mas vale bem a pena o esforço.

2. Não espere que ele mude

Nunca é bom pensar coisas como “Nosso relacionamento seria muito melhor se ele fosse/fizesse…” Esperar que alguém mude é como esperar que o clima esteja exatamente como você acha que deva estar a cada dia. Não podemos controlar algumas coisas, e precisamos aceitá-las.

Leia: 5 maneiras em que as mulheres estão silenciosamente matando seus maridos

3. Estabeleça limites para si mesmo

É fundamental compreender que você só poderá mudar a si mesmo, e você merece estar protegido. Estabeleça limites para si mesmo. Faça longas caminhadas para refrescar a cabeça e colocar os pensamentos em ordem. Distancie-se emocionalmente quando a situação ficar difícil, e trabalhe lentamente para resgatar o relacionamento quando você conseguir lidar com isso.

Advertisement

4. Sirva

Prestar serviço à pessoa com quem você está tendo problemas é o ideal, mas qualquer tipo de serviço fará você se sentir melhor. Nós passamos a amar aqueles a quem servimos. Às vezes o serviço tem que vir para o amor voltar.

5. Peça ajuda

Por favor, não tenha receio de pedir ajuda. Ore e/ou converse com um conselheiro. Se você está tendo problemas, uma terceira pessoa – que não esteja envolvida com a situação – poderá realmente ajudar. Ela pode enxergar coisas que você não tenha percebido, por estar cegado pela mágoa.

6. Perdoe

É tão importante perdoarmos a nós mesmos e aos outros. Quando perdoa, você tira uma carga de cima de seus ombros. Como o livro de M.L. Stedman, “A Luz Entre Oceanos” diz: “Você só tem que perdoar uma vez. Para se ofender, você tem que fazer isso durante todo o dia, todos os dias.”

Leia: 4 chaves para o perdão, cura e reconstrução da confiança

7. Dê tempo a ele

Não espere que a recuperação de seu relacionamento seja imediata. Isso leva tempo e há uma série de altos e baixos envolvidos. Tente concentrar-se nos “altos” e ser paciente ao lidar com os “baixos”. Forçar a barra ou esperar que as coisas melhorem cedo demais pode ser muito prejudicial. Dê a outra pessoa tempo para trabalhar com a situação também.

Advertisement

8. Compreenda que as relações mudam, e abrace as mudanças

Às vezes, queremos que um relacionamento volte a ser o que era antes. As pessoas não retrocedem. Estamos constantemente mudando e nos aprimorando. Siga em frente em seu relacionamento partindo da forma como ele está agora e seja feliz por você ser capaz de superar o que aconteceu.

Os relacionamentos são difíceis, mas ser capaz de trabalhar com a dor e a decepção mostra verdadeira maturidade e força de caráter. Joyfuldays.com afirma: “A única coisa que a maioria dos estudos sobre a felicidade concorda é esta: a família e os relacionamentos são o caminho certo para a felicidade.” Isso não significa que seremos felizes em todos os nossos relacionamentos, o tempo todo. Precisamos trabalhar neles. Seguir as oito dicas acima irá levá-lo a melhores relacionamentos e a uma vida mais feliz.

Leia: 7 situações que você não deve tolerar em seu casamento

Observação: Se você está em um relacionamento nocivo e perigoso, que é destrutivo para você e às pessoas mais próximas a você, por favor, busque ajuda e saia. Sua segurança e bem-estar é muito importante. Trabalhe na cura da relação de amor que você tem consigo mesmo, seguindo os passos listados acima.

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 8 ways to rebuild a broken relationship

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Jennifer Autry

Jennifer Autry já morou em muitos estados, atualmente é esposa de um marido militar e mãe de duas belas meninas.