Meu filho não come, o que posso fazer?

Os filhos precisam de dedicação e atenção de seus pais até mesmo quando o assunto é alimentação.

Renata Finholdt

Muitos pais sofrem com filhos que não querem comer nada do que lhe oferecem. As refeições preparadas com tanto carinho e seguindo as devidas instruções dos pediatras não agradam nenhum pouco o paladar dos pequenos.

E agora, o que fazer para manter as crianças saudáveis?

Ofertar alimentos industrializados não é de forma alguma a saída ideal para esta dificuldade. Na verdade, é preciso muita paciência e tempo para sobrepujar esta difícil fase.

Cardápio

Reserve um tempo para pensar em um cardápio adequado de maneira que consiga incluir alimentos disfarçados na refeição de seu filho, assim você garantirá que ele esteja ingerindo todas as vitaminas que precisa sem que perceba.

Pense em alimentos que ele gosta de comer e como você pode incluir outros alimentos escondidos no preparo. O feijão é um alimento que aceita muitos vegetais durante seu cozimento, se conseguir que seu pequeno coma porções de feijão você poderá enriquecê-lo com vegetais variados.

Advertisement

Leia: 10 alimentos que o bebê não pode comer até 1 ano de vida

Tempo

Com o cardápio devidamente preparado você precisa dedicar tempo para ajudar seu filho durante as refeições.

Sente-se ao lado dele e, se necessário, ajude-o a se alimentar. As crianças muitas vezes têm preguiça de comer e por isso negam todo o alimento. Isto normalmente é uma fase, se você dedicar paciência e tempo a seu pequeno durante este período conseguirá que ele experimente novos alimentos e até passe a gostar dos mesmos.

Lembre-se, porém, que as crianças já têm seus próprios gostos desde pequenos, então muitas vezes eles não aceitarão algum tipo de alimento porque realmente não gostam de seu sabor.

Dicas

Se seu pequeno não quer se alimentar, não ofereça alimentos de substituição, quando ele estiver com fome, vai comer. Substituir uma refeição por salgadinhos ou bolachas não vai ajudá a se alimentar corretamente.

Advertisement

As crianças têm o estômago pequeno, então não é preciso oferecer uma grande quantidade de comida.

Leia: Como ajudar uma criança com distúrbio alimentar

Nada de líquidos durante a refeição. Os líquidos acabam tomando o lugar dos alimentos dentro do estômago e desta forma eles não sentirão mais fome.

Tenha rotina durante as refeições. Sentar-se à mesa em família ainda é a melhor forma de criar uma rotina. Televisão, música ou qualquer outra distração pode fazer com que seu filho perca o interesse em se alimentar, então crie regras, na hora da refeição, todos à mesa com a televisão desligada e nada de distrações.

Mantenha sempre um cardápio variado e dê oportunidade da criança experimentar todos os alimentos, mesmo aqueles que você não gosta. Os pais são grandes exemplos na alimentação de seus filhos.

Advertisement

Consulte anualmente um pediatra para acompanhamento do peso e exames de seu pequeno.

Leia: Como lidar com uma criança com dificuldades para comer

Filhos precisam de dedicação e tempo para que cresçam felizes e saudáveis, seja presente.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.