10 traços de um cônjuge realmente horrível

Você está fazendo algumas dessas coisas abaixo? Se está pare agora mesmo, pois você está sendo um mau cônjuge, na verdade, um cônjuge horrível!

Stael Ferreira Pedrosa

Sempre ouvi dizer quando era solteira, que eu iria beijar muito sapo antes de encontrar o príncipe. E foi verdade! Mas o pior, é quando você beija o príncipe (ou a princesa) e ele/ela vira sapo!

Muitas pessoas costumam mudar após o casamento, embora muitos estudiosos do comportamento digam que a pessoa não muda, ela apenas revela o que escondia durante o namoro e noivado.

Sendo ou não verdade, o fato é que de repente, a pessoa casada se encontra em uma situação em que sente não conhecer, ou reconhecer mais a pessoa com quem se casou. O romance se extingue, o respeito parece nunca ter existido e o cônjuge que não conhecia sua cara-metade começa a sentir que está dormindo com o inimigo.

Se você, pessoa casada, está fazendo algumas das coisas abaixo, pare agora mesmo ou seu casamento não durará muito e saiba que você está sendo um mau cônjuge, na verdade, um cônjuge horrível se você:

1. Critica

Se você é do tipo de pessoa que sente que tem que dar seu palpite em tudo que o outro faz e geralmente para criticar, preste atenção em seus motivos. Pode ser que você esteja querendo que o outro seja exatamente como você, ou seja, está tentando mudar o outro. Pode ser até inveja.

Advertisement

Leia: De cônjuge ordinário a cônjuge extraordinário

2. Grita

Durante uma discussão ao invés de discutir o problema de maneira a chegar a uma solução, você começa a gritar e culpar o outro fechando qualquer possibilidade de um entendimento.

3. Prioriza os amigos

Você dá mais valor aos amigos que ao seu cônjuge. Fala deles com entusiasmo, prefere estar com eles. Se você é mulher e passa o tempo todo na casa da vizinha ou amiga ou homem que gosta de toda noite arranjar uma desculpa para ver os amigos, tem algo de muito errado aí que precisa mudar. Ter amigos é ótimo. Mas, seu cônjuge deve vir em primeiro lugar.

4. Não cuida

Quando seu cônjuge adoece, ele quer ser cuidado e saber que tem alguém que se importa, que vai cuidar dele, alimentá-lo e deixá-lo descansar. Se você não faz isso quando sua cara-metade está doente, mude seus modos imediatamente.

5. Não mostra afeto

Um beijo antes de sair e de dormir, um toque carinhoso, um abraço num momento a sós, um carinho ou afago no rosto ou cabelos são importantes demonstrações de afeto. Inclua-os na sua relação (junto com outros cuidados) se não quiser ser um péssimo cônjuge.

Advertisement

Leia: Como ser gentil com seu cônjuge

6. Tem ciúme exagerado

Todo mundo sabe que sentir ciúmes de quem se ama é normal e até esperado. O problema é o ciúme exagerado, que é injusto, que é falta de amor, pois você está suspeitando mal, julgando sem conhecer os fatos e tornando a vida do seu cônjuge um inferno. Controle-se ao invés de tentar controlar o outro.

7. Controla/abusa

Depois do ciúme costuma vir o controle. O cônjuge ciumento imagina coisas e crê serem reais e o outro pode passar a ser alvo de abuso e controle. Um casamento assim não costuma durar e o final nem sempre é livre de tragédias e sofrimento.

8. Mal-humorado

É difícil conviver com alguém que está sempre de mau humor. Que é ríspido, não sabe fazer ou aceitar uma brincadeira. Ainda que você esteja passando por momentos difíceis ou esteja deprimido, busque o autocontrole e ajuda profissional e não desconte no seu cônjuge.

9. Desinteressado

Uma das piores coisas que pode acontecer a um casal é quando um (ou ambos) perdem o interesse tanto um pelo outro quanto pela vida um do outro. A esposa pergunta a opinião do marido e ouve um: “Você decide…”. O marido pergunta: onde vamos jantar? Ela responde: “Tanto faz…”. A vontade que se tem é de não decidir nada e nem ir a lugar algum.

Advertisement

10. Se faz de vítima

Esse talvez seja um dos traços mais destrutivos. A vítima nunca é culpada de nada, é o coitadinho, o infeliz. Como não tem culpa de nada, também não tem como mudar nada. Se você se enquadra no grupo das vítimas, um conselho: Não tem como ser vítima e ser vencedor ao mesmo tempo. Se quer alcançar um casamento de sucesso, tome as rédeas de sua vida agora mesmo, antes que se torne uma vítima do divórcio.

Leia: 5 maneiras em que as mulheres estão silenciosamente matando seus maridos

5 maneiras em que os homens estão matando silenciosamente suas esposas

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.