Pré-escola: 5 dicas essenciais para preparar seu filho

Hora de fazer a matrícula, seu filho já está em idade escolar. E agora? Como você e ele devem se preparar para essa nova fase?

Renata Finholdt

Chegou o grande momento, seu pequeno já está em idade de iniciar na Educação Infantil e tanto você quanto ele precisam preparar-se para isso.

Algumas escolas disponibilizam, na primeira semana de aula, um período de adaptação, em que os alunos da pré-escola têm um horário reduzido e diferenciado, além de permitir que os pais, também, possam permanecer no ambiente escolar. Isso ajuda bastante tanto as crianças a conhecerem melhor o conceito do que é escola e fazer novos coleguinhas, quanto aos pais que passarão a deixar seus filhos pequenos por algumas horas.

Leia: Como ajudar seu filho na pré-escola

Mas e antes do tão esperado primeiro dia de aula? A preparação é fundamental para que tudo aconteça calmamente.

  1. Procure envolver as crianças desde o momento da matrícula que, normalmente, acontece alguns meses antes. Permita que seus filhos possam conhecer a escola onde passarão a frequentar. Se possível, converse com os professores para que vocês façam um tour pelo colégio e, então, vá mostrando de forma animada cada espaço que elas utilizarão.

    Advertisement
  2. Mostre fotos suas, de seu marido, dos irmãos mais velhos (se tiver) na fase em que estavam na escola, para que seu pequeno estudante possa ver que frequentar a escola é um processo natural e que esse grande momento faz parte da vida de todos.

  3. Incentive a companhia da criança para a compra do material escolar. Permita que ela possa escolher alguns itens para que se sinta importante e tenha participação nesse processo. Considere a escolha dela sempre que possível.

  4. Converse com ela sobre todas as coisas que fará e aprenderá na escola durante o ano, faça com que ela se sinta animada para aprender a ler e a escrever.

  5. Preocupe-se em levar todos os itens solicitados pela escola para que a criança não se sinta diminuída perante os coleguinhas por não ter levado algum item. Lembre-se, para elas é importante que tenham seus próprios objetos. Se houver a necessidade de uniforme, providencie com antecedência para que possam estar uniformizadas já a partir do primeiro dia de aula, sentindo-se parte de um grupo.

Pais também precisam se preparar!

Cuide também de sua preparação. Não se mostrem ansiosos ou preocupados demais, seu filho está atento as suas atitudes e sentirá em você a segurança que precisa para ter uma vida escolar tranquila. Procure participar ativamente desta fase. Esteja presente nas reuniões de pais, nas atividades que a escola proporciona e, principalmente, pergunte todos os dias com animação sobre como foi o seu dia de aula. Dê atenção e mostre-se interessada em saber sobre tudo o que fez na escola.

Advertisement

Esta é uma fase linda e que passa muito rápido, portanto, aproveite!

Leia: Como lidar com a criança que falta à escola

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.