Como preparar seu marido para o parto

A expectativa da chegada do bebê gera grande ansiedade nos papais. Preparar-se antecipadamente para este momento pode ajudar bastante, Leia o artigo para ver como ajudar o papai a ter mais tranquilidade nesta ocasião.

Renata Finholdt

A chegada de um bebê na família é algo muito esperado e especial. Principalmente para os pais, que acompanham dia a dia o crescimento e desenvolvimento do pequeno dentro da barriga. Cada chute, cada ultrassom é motivo de grande festa e aumentam ainda mais a expectativa da chegada para conhecê-lo pessoalmente.

Quando o momento enfim chega, a ansiedade parece algo incontrolável. A mãe fica ansiosa por poder finalmente segurar seu bebê nos braços e passar pelo momento do parto, seja ele normal ou cesárea, o pai também fica ansioso para acompanhar tudo isso. Muitas vezes a ansiedade do parceiro pode até mesmo atrapalhar este momento porque ele não sabe como agir e o que fazer para ajudar.

  • Prepare tudo que será necessário levar à maternidade, sua mala e a do bebê, e mostre para seu marido. Se possível, mostre o que há dentro de cada uma delas, faça com que ele também participe da escolha das roupinhas do bebê e definam a primeira roupinha que ele ou ela usará. Em algumas maternidades é solicitado ao papai que leve as primeiras roupinhas ao berçário enquanto a mamãe se recupera.

  • Deixe seu marido ciente de onde estão estas malas para que ele possa levá-las no momento em que forem à maternidade. É possível, fazer uma listinha das coisas que serão necessárias neste momento e colocá-la, por exemplo, na porta da geladeira. Ele se sentirá mais seguro com este auxílio.

  • Há cursos, fornecidos em alguns hospitais, sobre a chegada do bebê, se conseguirem frequentar algum, antes do nascimento, ajudará muito. Trata-se de uma preparação para ambos.

    Advertisement
  • Conheçam antecipadamente a maternidade que definirem para o nascimento do bebê. Este pequeno “tour” é possível e fará com que aquele ambiente se torne um pouco mais “familiar” no momento do nascimento. Isso ajuda muito, principalmente se o parto for normal, pois o papai poderá chegar ao hospital com a segurança de quem sabe o caminho que deve fazer para auxiliar sua companheira.

  • Procure também saber, com antecedência, se a entrada do papai será permitida na sala de parto. Se for possível e ele tiver o desejo de participar, converse com seu médico obstetra para que ele possa dar as dicas de como o papai deve se comportar neste ambiente para ajudá-la.

  • Antes do nascimento, assistam juntos a vídeos que auxiliam o casal para o nascimento dos filhos. Conversem com outros casais que já passaram por esta experiência. Leiam artigos em revistas específicas.

Todas estas medidas servirão de auxílio e ajuda para o papai estar bem e preparado para o momento tão esperado pelo casal.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.