10 dicas para manter seus cabelos saudáveis

Com alguns cuidados diários você pode tornar seu cabelo lindo e saudável

Renata Finholdt

Toda mulher adora ter seus cabelos bonitos e saudáveis, mas também todas elas sabem que para mantê-lo assim alguns cuidados são necessários, pois o dia a dia, o sol, a poluição, prejudicam muito a saúde dos fios e deixam os cabelos com uma aparência feia e sem vida.

Na verdade, os cuidados com o cabelo começam com o cuidado que devemos ter com a própria alimentação, ou seja, tudo o que ingerimos pode ajudar ou não a mantermos os cabelos brilhantes e sedosos.

Manter o cabelo saudável é uma questão de escolha, e você pode fazer esta escolha agora mesmo.

1. Saúde é beleza

Comece cuidando de sua alimentação. Procure ingerir frutas, verduras e legumes todos os dias, além de consumir também a quantidade de água necessária para manter-se saudável todos os dias. Evite alimentos gordurosos e excesso de açúcar.

2. Shampoo e condicionador

Opte por bons shampoos e condicionadores. Observe para qual tipo de cabelo o produto é mais indicado. Você pode pedir ajuda para seu cabeleireiro, pois este profissional é quem conhece melhor os produtos disponíveis no mercado e poderá lhe indicar um bom produto.

Advertisement

3. Lavar

Lave seus cabelos em água morna. A água quente desidrata os fios e os torna ressecados e quebradiços com o tempo.

4. Secador e chapinha

Evite sempre que puder o uso contínuo de chapinhas e secadores. Ainda que você ache que deixam os cabelos mais bonitos (cachos também são lindos!), o excesso prejudica a saúde dos fios.

5. Corte

Não fique muito tempo sem cortar seus cabelos. A ponta é a parte do cabelo que mais sofre e por isso ela resseca e se parte formando o fio duplo. Se você mantiver uma rotina de corte a cada dois ou três meses vai descobrir que até mesmo as pontas de seu cabelo ficarão com uma aparência mais bonita.

6. Hidratação

Hidrate semanalmente. Há bons produtos em forma de ampola, à venda em redes de supermercado que não custam muito e ajudam a hidratar os fios. Estabeleça um dia na semana para cuidar de seus cabelos de forma mais criteriosa e neste dia faça uso de produtos que ajudam na hidratação.

7. Química

Evite fazer qualquer processo químico em seus cabelos sozinha. O profissional cabeleireiro é o ideal para fazer a tão sonhada mudança de cor, alisamentos, mechas ou clareamento. Fazer sozinha pode ocasionar alguma reação indesejável ou até mesmo um resultado que não lhe agrade completamente.

Advertisement

Leia: 8 dicas para cuidar de seus cabelos em casa

8. Frizz

Há produtos no mercado hoje em dia conhecidos como “creme para pentear”. Eles são indicados para uso no comprimento do fio e desta forma mantêm os indesejáveis “frizz” bem longe de sua cabeça!

9. Escovar

Uma boa escova que seja exclusiva para seu uso também ajuda muito na beleza dos fios. Evite aquelas de cerdas muito duras que machucam e quebram os fios.

10. Elásticos e presilhas

O uso contínuo dos cabelos amarrados também faz com que os fios se quebrem e deixam uma aparência ruim no cabelo. Se optar por prender os cabelos, faça com um elástico de tecido e evite prender todos os dias.

Acredite, é possível com alguns cuidados manter os cabelos bonitos e saudáveis.

Advertisement

Leia: Como arrumar o cabelo em casa

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.