Como desenvolver resiliência e buscar a superação

A superação está ao alcance de todos nós e cada atitude resiliente que aplicarmos a nossa vida moldará nosso caráter e nos aperfeiçoará. É um processo que durará a vida toda.

Taís Bonilha da Silva

O termo resiliência é originário da física. Consiste na capacidade que um determinado elemento possui de sofrer uma forte carga de energia e ainda assim não deformar-se permanentemente.

Tal conceito tem sido adotado como analogia para exemplificar como pessoas que passam por situações muito aversivas como dificuldades financeiras, morte ou catástrofes, ainda assim mantêm-se firmes, superando todas essas adversidades.

De fato, a capacidade de ser resiliente em seres humanos supera o significado aplicado à física. Os seres humanos resilientes, quando sofrem forte pressão e as superam, tornam-se mais fortes do que eram antes.

A capacidade de ser resiliente é uma habilidade que todos devemos buscar desenvolver, pois quanto mais resilientes formos melhor conseguiremos sobrepujar as dificuldades da vida. Quanto mais formos capazes de vencer os obstáculos, mais perto estaremos de atingir nossos objetivos e sonhos.

Dallin H. Oaks, disse: “Talvez tenhamos de nos esforçar para alcançar nossas metas, mas nossas dificuldades podem promover nosso crescimento tanto quanto o aprendizado. Os pontos fortes que desenvolvemos ao superar os obstáculos estarão conosco nas eternidades futuras”.

Advertisement

O maior exemplo de resiliência que temos é Jesus Cristo. Ele, ainda que fosse perfeito, sofreu inúmeras tribulações em seus dias, mas ainda assim permaneceu firme em seu propósito. Podemos pensar que não somos capazes de nos comparar com Jesus Cristo, todavia, não se trata de comparação e sim de seguir o exemplo Daquele que nos amou de tal maneira que deu Sua vida por nós.

Em João 16:33 Jesus nos faz um convite consolador: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Seja qual for a sua situação hoje, a sua aflição, a sua dificuldade ou o seu obstáculo, você pode superá-lo e sair fortalecido dessa situação.

A resiliência não é adquirida da noite para o dia, é um processo que buscamos desenvolver ao longo de nossa vida e as pessoas não são resilientes em todos os momentos.

Se aplicarmos em nossa vida algumas atitudes resilientes estaremos no caminho da superação e do aperfeiçoamento.

Advertisement

Foco e objetivo

Qual é a questão no momento que requer que você seja resiliente? Pode ser superar uma doença, morte de entes queridos, dificuldades financeiras, dificuldades no relacionamento ou simplesmente sonhos que queira alcançar. Seja qual for sua situação você precisa focar nisso, direcionar seus esforços e energia para esse objetivo.

Paciência

Esta é uma dádiva divina, mas você só exercita a paciência quando entende que as coisas não estão todas sob o seu controle, mas que aquilo que depende de você tem sido feito. Um passo de cada vez, degrau por degrau. Cada dia que você vivenciar será uma conquista e você estará mais próximo do seu objetivo.

Bom ânimo

Tal como Jesus ensinou, ter bom ânimo tornará o fardo mais leve e o caminho menos árduo. Podemos desenvolver esperança se mantivermos o bom ânimo e, segundo o dicionário, esperança significa: “Expectativa de um bem que se deseja”. E a esperança pode ser uma grande consoladora.

Desenvolver resiliência nos tornará mais fortes e nos aperfeiçoará de modo mais eficaz do que qualquer outro método de aprendizagem. O maior de todos, Jesus Cristo, que já era perfeito, precisou ser resiliente para vencer. Nós também precisamos e podemos, se nos esforçarmos e perseverarmos.

A superação está ao alcance de todos nós e cada atitude resiliente que aplicarmos à nossa vida moldará nosso caráter e nos aperfeiçoará, é um processo que durará a vida toda.

Advertisement

A resiliência é muito mais que uma característica pessoal, é um modo de ver e viver a vida.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.