9 sinais de que você pode sofrer de doença mental e precisa de ajuda

Os problemas de saúde mental são mais frequentes no mundo novo, no entanto, eles são difíceis de detectar. Se você quiser saber mais sobre isso, leia este artigo.

Yessica McGregor

Você sabia que todos nós temos um pequeno risco de desenvolver algum tipo de doença mental? Em uma investigação da Organização Mundial da Saúde, é mencionado que em todo o mundo, uma em cada quatro pessoas sofrem de uma doença mental em algum momento de suas vidas.

Problemas de saúde mental estão se tornando mais frequentes, no entanto, são difíceis de detectar porque começa com comportamentos aparentemente normais que vão se agravando. Por isso, é importante estar preparado. Sugiro que você abra os olhos e comece a prestar atenção ao mais ínfimo pormenor. Neste artigo você vai encontrar 9 sinais de alerta que podem indicar-lhe que algo em sua saúde mental não vai bem.

1. Dificuldade excessiva de adaptação

A vida é cheia de circunstâncias que muitas vezes exigem um esforço extra, pois podemos nos encontrar diante de mudanças com as quais não estamos acostumados. No entanto, para algumas pessoas, é muito difícil se adaptar a novas situações e podem sentir ansiedade e estresse incontroláveis, o que não é saudável.

Leia: Por que todos nós precisamos de um treinador para nossa saúde mental?

2. Mudança nos hábitos

Alguns sintomas que devem chamar a sua atenção são mudanças nos hábitos diários da pessoa, tais como insônia ou sono excessivo, alterações do apetite e negligência com a higiene pessoal.

Advertisement

3. Isolamento

O psiquiatra australiano Patrick McGorry disse que a conduta de isolamento social e indiferença é um sério risco à saúde mental. Segundo ele esse comportamento indica que a pessoa não se sente capaz de conviver com o mundo, então prefere ficar sozinha e evitar o contato humano a todo custo.

Leia: Como manter sua saúde mental

4. Apatia

Outro sinal de alerta é falta de energia recorrentemente. Começa a ser um problema ao gerar disfunção ocupacional e sérias dificuldades para executar atividades diárias. Esta inatividade física pode se tornar um círculo vicioso do qual não se pode sair.

5. Raciocínio ilógico

É muito comum para uma pessoa mentalmente instável ser incapaz de estabelecer uma conversação contínua e coerente. Também se pode perceber dificuldade de memória, de tempo de atenção e até mesmo amnésia temporária ou apagões.

6. Embotamento afetivo

É um termo psiquiátrico que descreve uma pessoa que cai na indolência, com reações emocionais pobres e indiferentes, onde parece que nada importa. Suas emoções são planas, nada a altera e não há nenhuma expressão de alegria ou tristeza.

Advertisement

7. Paranoia

Uma pessoa com traços paranoides tem delírios de perseguição ou causados ​​por ciúme excessivo sobre supostas infidelidades. Ela sente que o tempo todo a sua vida está em perigo e vive em estado de ansiedade e nervosismo. Suspeita de tudo e de todos e ainda procura por evidências para provar que certamente alguém está lhe perseguindo ou prejudicando.

8. Desorientação de tempo e espaço

Este parâmetro é fundamental porque define que alguém está consciente e mentalmente saudável. Ele pode ser avaliado por meio de perguntas como: qual o seu nome, onde você está e que dia é hoje.

9. Perda do sentido da realidade

Uma pessoa em estado crítico não é mais capaz de distinguir fantasias de realidade. Ela apresenta graves alucinações que a fazem ver, ouvir e sentir a presença do que realmente não está acontecendo. Ela tende a criar um mundo imaginário para fugir do mundo real.

As causas exatas que podem desencadear a doença mental não estão definidas, no entanto, diversos fatores influem como os ambientais, sociais e genéticos. A importância desta questão é que a doença mental pode ser curada ou controlada através de tratamento médico. Mas, uma pessoa doente não cura a si mesma, ela precisa de ajuda. Então eu convido todos a examinarem os sintomas discutidos aqui, pois isso irá permitir-lhes agir em tempo.

Leia: Não é egoísmo nem vaidade, é questão de saúde física e mental

Advertisement

Nota importante

O objetivo deste artigo é meramente informativo, não um substituto para o exame médico. Não se esqueça que só um especialista pode diagnosticar e tratar qualquer doença mental.

_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original 9 señales de que puedes padecer un problema de salud mental y necesitas ayuda

Toma un momento para compartir ...

Yessica McGregor

Yessica é formada em Ciências da Família. Ela é conselheira familiar e atualmente se dedica a compartilhar coisas relacionadas a família. Sua maior alegria é ajudar as pessoas.