5 erros não intencionais que toda esposa comete

São atitudes que muitas esposas cometem, mas não por mal e sem medir as consequências.

Erika Strassburger

Que todo mundo erra não é novidade para ninguém. Mas há erros que muitas esposas cometem no casamento sem se dar conta, ou sem pensar nas consequências. Aqui estão 5 entre eles:

1. Dar mais atenção aos filhos que ao marido

A mulher sente-se instintivamente tão responsável pelos filhos, zela tanto pelos pequenos (mesmo que o pequeno tenha 17 anos), que acaba nem percebendo que o marido está louco por um carinho, louco por atenção. E muitas vezes ela dedica-se tanto aos rebentos e à casa, que quando o marido chega perto, ela já sai pela tangente por medo de ele querer um “algo mais” naquela noite, estando ela exausta para isso.

Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra.

2. Expor seus problemas conjugais

Há dias em que a mulher só quer ter alguém para ouvi-la, principalmente quando está chateada com o marido. Então, ela recorre à mãe, à irmã, à melhor amiga para desabafar. Isso quando não acaba se abrindo com uma estranha no ônibus, a caminho do trabalho.

Ela sabe que roupa suja se lava em casa. Sabe que está errada ao contar seus problemas conjugais a quem nada tem a ver com a história. Sabe, também, que pode deixar o marido chateado ao expô-lo, além de deixar algumas pessoas chateadas com ele pelo que fez ou disse a ela.

Advertisement

Mas não foi essa a intenção. Ela estava muito triste ou chateada e não pensou em nada disso ao expor suas tristezas e frustrações. Ela simplesmente desabafou.

Leia: 10 sinais de que sua esposa é feliz com você

3. Tratar o marido como criança

É difícil uma mulher que não tenha feito isso pelo menos uma vez: tratar o marido como criança, dando-lhe bronca como se ele tivesse 5 anos de idade ou fazendo por ele coisas que ele mesmo deveria fazer. Além disso, em algumas ocasiões, ela não confia plenamente na capacidade dele de tomar decisões, por isso, volta e meia acaba decidindo as coisas por ele.

São coisas que ela não deveria fazer nem pelos filhos, que dirá pelo marido.

4. Anular-se em prol do marido e dos filhos

O altruísmo é uma das mais lindas atitudes do ser humano. E a mulher é a campeã em se anular para atender às necessidades da sua família. Mas ela erra em anular-se. Ela precisa dar mais atenção a si mesma, dedicar mais tempo a si mesma, caso contrário, ela negligenciará os cuidados com sua saúde, aparência, intelecto e bem-estar. E, pouco a pouco, deixará de ser a pessoa atraente que era quando se casou.

Advertisement

5. Pensar que o marido tem o dever de identificar suas necessidades

A mulher é, por natureza, mais sensível às necessidades das pessoas. Se vir alguém em apuros, ela imediatamente identifica a necessidade e oferece ajuda. O homem, por sua vez, custa a entender o que acontece ao seu redor. A não ser que a mulher lhe peça ajuda, ele dificilmente a ajudará.

Isso a deixa muito irritada e frustrada, pois ela gostaria que o homem fosse mais sensível às suas necessidades. Só que ela precisa se esforçar para entender como funciona o cérebro masculino e, para evitar frustração, chateação e desentendimentos, precisa engolir o orgulho e simplesmente pedir ajuda. Ela precisa parar de supor que o homem tem obrigação de ler seus pensamentos.

São 5 atitudes que muitas esposas fazem, mas não por mal. São atitudes naturais, na maioria das vezes. Muitas delas nem percebem que estão errando. Ou, caso percebam, nem avaliam suas consequências.

Agora que os erros já foram identificados, cabe a cada uma de nós um esforço extra para eliminá-los de nossa vida e de nosso casamento. Façamos isso em benefício de nosso casamento. Façamos isso pelo nosso bem-estar.

Leia também: 10 coisas que você não deve dizer a sua esposa depois de ela ter um bebê

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.