Os vegetais suprem todas as necessidades nutricionais?

Dietas vegetarianas não são uma tendência recente. Mas será que elas suprem todas as necessidades do organismo humano?

1,432 views   |   16 shares
  • As discussões sobre os alimentos e os nutrientes necessários ao ser humano vêm de longa data, especialmente quando se fala em alimentação sem o consumo animal. Até quase a metade do século XIII os vegetarianos eram chamados de Pitagóricos, pois desde muito antes na Grécia antiga, Pitágoras já defendia a alimentação sem carnes como prática religiosa, melhora da saúde física e responsabilidade ecológica.

  • Estudos proporcionaram vários conhecimentos quanto ao valor nutricional dos alimentos vegetais e como suprem as necessidades humanas. É possível manter uma dieta totalmente vegetariana equilibrada e adquirir quase todos os nutrientes necessários ao corpo humano. Porém, quando a dieta não é cuidadosamente programada para este fim, deficiências podem surgir e gerar doenças indesejadas.

  • Algumas das maiores preocupações dos que optam por uma dieta livre de produtos animais são com respeito à proteína. É do conhecimento da maioria das pessoas que a carne animal, seja vermelha ou branca, é rica em proteína. Para suprir a necessidade do organismo, a alimentação do vegetariano deve incluir cereais (aveia, soja, milho, arroz entre outros) e leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha) em quantidade e variedade.

  • Outra preocupação grande é com os minerais. São vários, sendo o ferro a maior preocupação, pois é muito mais fácil o organismo absorver o mineral adquirido por alimentos animais do que por vegetais. Para facilitar a absorção, quantidades de vitamina C podem ser ingeridas em conjunto com a alimentação. Por exemplo, as folhas verde-escuras (couve, brócolis, espinafre, agrião) possuem uma boa quantidade de ferro e quando ingeridas em conjunto com um copo de suco de laranja, o mineral possui melhores chances de absorção no organismo.

  • Outro mineral, o cálcio, necessário para uma boa saúde dos ossos durante toda a vida, encontrado principalmente no leite e derivados, pode ser adquirido em outras fontes como frutas, vegetais verdes, leguminosas e sementes como a castanha-do-pará e o gergelim. É necessário verificar a quantidade dos alimentos a ser ingeridos para que o organismo possa ser nutrido de forma eficaz ou então tomar suplementos.

  • Leia: Benefícios das sementes na alimentação

  • Já a Vitamina B12 é adquirida em sua maior parte apenas nos alimentos animais. É encontrada em quantidades muito pequenas em fermento, algas, fungos, germe de trigo e soja. Por ser muito pequena a porção, muito inferior ao que o organismo necessita, uma suplementação alimentar deverá ser tomada para evitar transtornos neurológicos, hematológicos e cardiovasculares.

  • Advertisement
  • Analisar e escolher o melhor estilo de alimentação para a sua saúde, será o ideal para evitar doenças e ter boa disposição todos os dias. Independente de optar por dietas restritivas ou não, cuidar deste item é fundamental para que o organismo humano esteja em perfeito funcionamento.

  • Leia: 13 dicas de saúde que vão realmente ajudá-lo

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Os vegetais suprem todas as necessidades nutricionais?

Dietas vegetarianas não são uma tendência recente. Mas será que elas suprem todas as necessidades do organismo humano?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr