Ensinando independência aos filhos

Você acha importante ensinar os seus filhos a serem independentes, mas tem dificuldade em fazer isso? Então artigo.

27,700 views   |   516 shares
  • Dar independência para as crianças é uma tarefa muito difícil, porém extremamente necessária. Muitos pais acabam protegendo tanto seus filhos que quando eles crescem se tornam adultos tímidos, inseguros e com dificuldades de se relacionar. Por esse motivo, devemos estimular, desde cedo, que as crianças se tornem independentes.

  • Para criar filhos independentes é necessário que os pais tenham uma atitude menos protetora. É claro que uma criança deve receber afeto e cuidados, essenciais para o seu bom desenvolvimento, a atenção deve ficar apenas em relação aos excessos. É saber cuidar e observar à distância as várias etapas do crescimento.

  • É importante saber que a independência acontece aos poucos, através de pequenos atos, em cada fase da infância. E esses atos devem virar hábitos, que uma vez adquiridos, podem influenciar positivamente o desenvolvimento da criança, nas mais diversas áreas do aprendizado.

  • Por isso, se você também acredita que a independência é uma virtude que deve ser ensinada aos seus filhos desde pequenos, veja estas 4 dicas simples para lhe ajudar nessa tarefa.

  • Leia: 5 atividades que revelam o talento de seus filhos

  • 1. Valorize o esforço da criança

  • Na correria do dia a dia, queremos resolver as coisas com a maior praticidade possível. Entretanto, com crianças nem sempre podemos agir assim. É extremamente importante valorizar cada pequeno esforço do seu filho. Ao invés de fazer tudo para eles, ensine-os a fazer. Por exemplo, ao invés de você amarrar o tênis do seu filho, porque não o ensina? Com certeza, vai ser mais trabalhoso para os dois, mas vale o esforço.

  • As crianças precisam entender que para conseguir o que se quer não basta pedir, é necessário agir também.

  • 2. Ensine o seu filho a fazer escolhas

  • Para se tornar independente a criança precisa se sentir segura, e, se você deseja que seu filho tenha autoconfiança, demonstre que você acredita que ele é capaz de tomar boas decisões – sem deixar de observar as limitações de cada idade. Incentive o seu filho a expressar suas ideias. Mantenha sempre diálogo com ele, estimule-o a falar, pergunte a opinião e, principalmente, aguarde ele responder. Isso fará com que ele aprenda a se expressar em qualquer situação.

  • Leia: Como ensinar valores ao filhos

  • Advertisement
  • 3. Ensine a criança o valor das responsabilidades

  • A responsabilidade é fundamental para adquirir independência. Os seus filhos precisam entender que todos os atos possuem consequências. Sob sua supervisão, deixe que as crianças resolvam pequenos problemas, assim, você irá criar condições favoráveis para o desenvolvimento da autonomia. Além disso, mesmo que a criança cometa um erro, você terá a chance de mostrar que cada atitude nossa gera uma consequência.

  • 4. Deixe seu filho participar nas atividades diárias da casa

  • Realizar as atividades simples do dia a dia com naturalidade é uma forma de independência. Pequenos atos como retirar o prato da mesa, colocar a roupa suja no cesto ou guardar os brinquedos ao final da brincadeira, ajudarão o seu filho a entender que cada um deve cuidar do que é seu, além de desenvolver um senso de responsabilidade e planejamento.

  • Leia: Quais tarefas domésticas seu filho já pode começar a fazer?

  • Pode parecer difícil ensinar aos filhos a independência, ainda mais se pensarmos que um dia, quando eles crescerem, não irão mais precisar de nós. Mas se isso acontecer, teremos a consciência que fizemos um bom trabalho. Afinal, não criamos filhos para ficarem ao nosso lado porque não conseguem fazer nada sozinhos, mas sim para conquistar o mundo, e quando puderem eles estarão por perto por escolha e não por falta de opção.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.

Website: http://alemdevaidade.com.br/

Ensinando independência aos filhos

Você acha importante ensinar os seus filhos a serem independentes, mas tem dificuldade em fazer isso? Então artigo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr