10 frases emocionalmente prejudiciais que os pais devem evitar dizer a seus filhos

São coisas que podem destruir a vida de seus filhos! JAMAIS diga isso a eles. E se já disseram, não repitam, por favor!

Erika Strassburger

Você deseja ter filhos emocionalmente saudáveis, que se tornem adultos bem ajustados, cidadãos de bem? Então JAMAIS diga estas coisas a eles:

1. “Você é um preguiçoso!”

Há muito tempo, conheci uma adolescente que costumava ouvir isso de sua mãe desde que ela era pequena. Foi muito chocante ouvir da boca da jovem “Eu sou uma preguiçosa”. E ela simplesmente acreditou naquilo e se tornou aquilo. O que você costuma dizer a seus filhos e sobre eles pode definir o que eles se tornarão.

2. “Você puxou ao seu pai/tio/avô!” (quando ele se comporta mal)

Aí está algo cruel e perigoso de se dizer. Se seu filho cometeu um erro e você disser que ele puxou a outro familiar que tem fama de se envolver em problemas, ele crescerá pensando “Bem, eu sou igual a ele mesmo, nem preciso me esforçar para ser melhor. Meu destino está traçado”.

Você deve deixar claro que cada pessoa é única e capaz para fazer boas escolhas, seja filha ou descendente de quem for.

3. “Você nunca/sempre…!”

JAMAIS diga coisas como “Você nunca me ajuda”, “Você nunca faz nada certo”, “Você sempre faz… (algo negativo)”. Você não pode anular tudo de bom que seus filhos fizeram por conta de uma atitude ou outra negativa.

Advertisement

Imagine seu chefe lhe dizendo “Você não faz nada certo!” quando você cometeu poucos erros depois de anos de dedicação na empresa. Seria um balde de água fria no seu ânimo, você ficaria revoltado. Pois bem, é exatamente assim que seu filho se sente.

4. “Você deveria ser como seu irmão!”

As comparações causam frustração, induzem ao ciúme e à rivalidade. Se você quiser que seus filhos se deem bem, jamais faça comparações. Se você quiser ter um filho mentalmente saudável, abandone este hábito.

Leia: 17 dicas de como encorajar a ligação entre irmãos

5. “Seria melhor se eu não tivesse tido você!”

Sabe como seu filho poderá entender essa frase? “Seria melhor que você estivesse morto!”, “Eu não amo você!”, “Você é um problema na minha vida!”. Jamais destrua a autoestima e a segurança de seu filho dizendo essa barbaridade!

6. “Seu burro!”

Não coloque em xeque a capacidade intelectual de quem quer que seja, ainda mais de seus rebentos. Somos todos diferentes e nos desenvolvemos em velocidade diferente. Além do mais, não há barreira que não possa ser transposta depois de muita dedicação.

Advertisement

Vou contar algo que me aconteceu quando eu tinha 11 anos. Eu costumava cometer muitos erros de ortografia, erros primários, que muitos na minha idade já não cometiam mais. Naquela época, minha professora de português vivia me chamando de burra. Eu entrava nas aulas dela com o coração na mão e pronta para fracassar. Era angustiante. A minha “sorte” é que meus pais estavam sempre elevando minha autoestima. Para eles eu era esforçada e inteligente. Nem quero pensar o que teria sido da minha vida se meus pais reforçassem as críticas que eu recebia na escola.

Tenho um filho de 15 anos com Síndrome de Down que ainda não é alfabetizado. De vez em quando ele diz “Eu não consigo!”, “É difícil!”, e eu tento deixar claro que não tem problema de ele não conseguir agora, um dia ele conseguirá. Eu realmente não sei se um dia ele conseguirá ler e escrever sem supervisão. Mas não posso tirar as esperanças dele nem vou deixar de amá-lo por isso. Precisamos amar e aceitar nossos filhos como são.

7. “Você é gordo/magro demais!”

Nosso lar dever ser um refúgio e encorajamento para nossos filhos, não de bullying. Se seu filho está com problemas com o peso, em vez de insultá-lo pensando que isso irá ajudá-lo a comer menos ou mais, busque ajuda médica. E comece as mudanças por você mesmo, preparando refeições mais saudáveis, comprando coisas mais saudáveis e se alimentando melhor.

8. “A culpa não é sua!” (quando ele é culpado)

Muitos pais acham que os filhos dos outros são sempre os culpados, nunca os próprios filhos. Se você costuma passar a mão na cabeça ou acobertar os erros de seus filhos, prepare-se para uma alta frequência em delegacias (ou presídio) no futuro.

Seu filho roubou? Faça-o devolver. Ele ofendeu? Faça-o pedir desculpas. Ele quebrou? Faça-o restituir. Ele errou, faça-o assumir. Não há atalho para se criar um filho bom e honesto.

Advertisement

Leia: Como ensinar nossos filhos a ter mais responsabilidade por suas escolhas

9. “Você é o melhor de todos!”

Até mesmo os elogios têm limites. Se não quiser ter um filho narcisista, antipático, orgulhoso, não o coloque em um pedestal. Ele terá muitos problemas na vida se você fizer isso.

10. “Você merece!”

Poucos anos atrás, li um texto espetacular da jornalista Elaine Brum intitulado “Meu filho, você não merece nada!” Ela faz uma crítica a pais que acham que os filhos “merecem” tudo o que eles não tiveram, que merecem tudo sem o mínimo esforço. Parte do texto diz: “Tenho me deparado com jovens que esperam ter no mercado de trabalho uma continuação de suas casas – onde o chefe seria um pai ou uma mãe complacente, que tudo concede. Foram ensinados a pensar que merecem, seja lá o que for que queiram. E quando isso não acontece – porque obviamente não acontece – sentem-se traídos, revoltam-se com a ‘injustiça’ e boa parte se emburra e desiste.” Nutrir esse tipo de pensamento nos filhos é condená-los ao fracasso.

“As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade” (Victor Hugo). Que possamos usá-las para fortalecer, apoiar, corrigir, guiar e elevar nossos filhos. Boa parte da responsabilidade pelo que eles se tornarão recairá sobre nós, seus pais. Que possamos fazer um bom trabalho, encarando a parentalidade como um encargo importante e intransferível.

Leia também: Se você ama seus filhos diga NÃO a estes 5 pedidos deles

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.