10 perguntas a serem respondidas antes de dizer “sim”

Você está prestes a unir sua vida à de outra pessoa. Tem certeza desse passo? Faça um check-list com este artigo.

Stael Ferreira Pedrosa

Vocês já se conhecem há um bom tempo. Já não há mais mistérios a desvendar um do outro. Vocês se amam e estão prontos para se comprometerem. Mas, espere! Você realmente descartou todas as dúvidas sobre essa pessoa? O casamento é certamente o maior passo na vida de duas pessoas pois tem implicações tanto materiais quanto espirituais, por isso é algo que deve ser pensado e analisado sem os véus empanadores da paixão.

Por isso antes de dizer “sim”, veja se você já tem a resposta para as 10 perguntas abaixo:

1. Você é feliz?

Não estranhe a pergunta. Uma pessoa antes de se casar deve ser feliz consigo mesma e não esperar que o outro a faça feliz. Se você entrar em um casamento pensando que o outro irá fazê-lo (a) feliz você pode acabar se frustrando profundamente. Além disso é muito ruim viver com uma pessoa triste, que reclama de tudo.

2. Você quer fazer seu futuro cônjuge feliz?

Essa deve ser a meta da vida de cada um: fazer seu cônjuge feliz. Só se case se essa for sua meta. Cuidem da felicidade um do outro. Sejam altruístas. Não há lugar para o egoísmo no casamento. Se vocês estão prontos para pensar no seu cônjuge como prioridade, casem-se!

Leia: Quanto tempo você deve esperar antes de se casar

Advertisement

3. Você tem vida própria?

Muitas pessoas pensam que as coisas vão acontecer em suas vidas, ou que suas vidas acontecerão após unirem-se a determinada pessoa. Principalmente as mulheres costumam fazer isso. Ora, não existe nada mais chato que conviver com uma pessoa sem planos, sonhos, metas. Uma pessoa que não tem o que fazer na vida. Que não busca crescer, aprender algo novo, que não tenha sobre o que conversar além da vida alheia e novelas. Casar é unir duas vidas. Tenha uma vida para unir à de alguém.

4. A convivência é boa?

Ou vivem brigando? Se vocês quando estão juntos nunca estão em paz e se apesar de todo amor que sentem vocês estão sempre tendo motivos para “emburrar”, bater portas, ou desligar o celular, tem algo errado aí e o casamento só vai ampliar esse algo errado. Tentem resolver suas diferenças, conseguir harmonia e paz ou desistam do compromisso.

Leia: 7 coisas que você precisa saber antes de se casar para evitar um divórcio

5. Você é a prioridade de seu parceiro?

Você é a primeira pessoa para quem ele liga quando está feliz? Quando está triste ou decepcionado? Ele sempre está com você? Ele se lembra do seu aniversário ou datas importantes? (importantes mesmo, não a data do primeiro beijo, ou da primeira vez que foram ao cinema). Ela se importa com seus sentimentos? Ela demonstra amor por atos ou palavras? Ela se mostra feliz ao seu lado ou emburrada? Lembre-se, ninguém muda após o casamento, apenas revela-se.

6. Vocês são realmente parceiros?

São do tipo “só vou se você for”? Ela está sempre na torcida por você? Ele prefere sua companhia a dos amigos? Vocês são os melhores amigos e confidentes um do outro? Não há segredo entre vocês? São perguntas que devem ser respondidas sinceramente antes do compromisso.

Advertisement

7. Vocês estão na mesma página?

Ou seja, vocês já conversaram e chegaram a um ponto comum sobre questões como: filhos – quantos terão (ou não terão) e como irão criá-los? E sobre o dinheiro? Quem o administrará? Quem o ganhará? Terão um orçamento? Farão uma poupança? Comprarão à vista? A prazo? Usarão cartão de crédito? Parecem questões bobas, que podem ser resolvidas depois, mas são simplesmente duas das maiores razões de divórcio (criação de filhos e dinheiro).

Leia: 8 coisas que você precisa saber antes de se casar

8. Têm casa própria?

Moradia é uma das questões mais sérias no Brasil e talvez no mundo todo. Começar a vida de casados pagando aluguel é difícil, mas, se vocês têm planos de que isso seja algo temporário e já estabeleceram metas realistas para aquisição da casa própria, tudo bem. Ainda dá para arriscar. Mas, um conselho: Não morem com seus pais ou outras pessoas. É um risco sério para seu casamento.

9. Vocês conversam?

Quero dizer, vocês conversam para se conhecer, para resolver problemas, para falar do que sentem, do que gostam e não gostam? Tentam chegar a um ponto em comum? Se um dos dois não gosta de conversar ou só se abre quando a situação está favorável e se fecha como ostra quando surgem os problemas, cuidado! A pessoa não vai mudar após o casamento. Avalie sinceramente se você quer passar a vida com alguém assim.

10. Vocês se amam?

Não estou falando de borboletas no estômago ou de desejo sexual, mas do amor que dura, que permanece quando os problemas chegam, que faz você pensar o melhor sobre o outro e almejar a felicidade do seu par. Aquele amor que leva ao perdão e dá o benefício da dúvida. Essa é uma pergunta com vistas para o futuro, pois esse é um amor sublime que só pode ser alcançado após uma vida inteira de busca, mas se vocês têm um ardente desejo de que seu amor seja assim, casem-se!

Advertisement

Leia: 7 assuntos que todo pai e mãe precisa ensinar seus filhos antes de se casarem

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.