Home Office: 6 dicas para tornar seu sonho em realidade

O Home office é o sonho de muita gente. Mas será que é uma modalidade de trabalho que qualquer pessoa pode executar?

Elaise G. Lima

Trabalhar em casa, através da internet, sem precisar se locomover até o local do trabalho é o sonho de muita gente. Mas a maioria das pessoas tem uma visão equivocada a respeito dessa modalidade de trabalho. Estar em casa geralmente nos remete a um estado de conforto, descanso, lazer, etc. E esses pontos muitas vezes interferem na execução das tarefas a serem desenvolvidas. A pessoa que trabalha em home office deve produzir tanto quanto produziria estando em um escritório.

Leia: 10 maneiras de trabalhar a partir de casa

Seguir estes 6 critérios é essencial para quem deseja trabalhar em home office:

1. Organização

Se sua casa não estiver devidamente organizada, será difícil concentrar-se no trabalho. Manter cada coisa no devido lugar ajuda na execução das tarefas, inclusive separar o trabalho doméstico do profissional.

2. Dedicação

O fato de não ter o chefe por perto observando cada passo, faz com que algumas pessoas relaxem e procrastinem o tempo que deveria ser dedicado ao trabalho.

Advertisement

3. Administração do tempo

Uma das vantagens do trabalho em home office é administrar seu próprio tempo. Algumas empresas não exigem uma quantidade de horas a serem trabalhadas, elas determinam apenas o trabalho que deve ser feito. Então cabe ao funcionário que trabalha em casa administrar o tempo que dedicará nas tarefas do lar e o tempo que dedicará ao trabalho profissional.

Leia: 5 sugestões para administrar melhor o tempo

4. Evitar distrações

Se você é uma pessoa que se distrai facilmente, o home office não serve para você. A menos que você se empenhe fervorosamente em mudar esse hábito. Aparelhos de TV, redes sociais, telefonemas pessoais, tudo isso pode ser um enorme obstáculo na execução do seu trabalho em casa.

Entra também nessa categoria seus amigos ou vizinhos que insistem em lhe fazer aquela visitinha. Converse antecipadamente com eles sobre o seu trabalho e avise que no horário comercial (ou qualquer horário que tenha sido estabelecido por você) você estará em casa, mas não estará em casa, ou seja, apesar de estar em casa, você estará a trabalho e não disponível para bate-papo.

5. Preparar a família

Você vai precisar de uma boa conversa e uma clara explicação aos seu cônjuge e filhos, se os tiver. É comum sua família ficar interrompendo seu trabalho pelo fato de você estar em casa. Com o tempo e com sua dedicação todos vão entender que precisam lhe dar o espaço necessário para você cumprir suas tarefas.

Advertisement

6. Paciência

Sim, você precisará ter paciência. Não perder a calma, pois mesmo que seus familiares e amigos estejam cientes do seu trabalho, uma hora ou outra eles vão lhe interromper, principalmente para dar “breves recados”. Tenha paciência, eles acham que esses breves recados não vão tirar a sua concentração. E mantenha o foco, pois você mesmo(a) poderá se sentir tentado(a) a esticar a conversa e prejudicar suas preciosas horas de trabalho.

No início o trabalho em home office será algo difícil até para você mesmo(a) se adaptar, mas com o tempo, e depois que você dominar os critérios citados acima, ele se transformará em um trabalho remoto que você poderá executar em qualquer lugar: No parque, na lanchonete, na praça, no aeroporto… Bastar ser um lugar onde você possa se conectar que você poderá trabalhar normalmente sem que nada possa lhe impedir.

Leia: Como trabalhar em casa

Toma un momento para compartir ...

Elaise G. Lima

Elaise Lima é revisora de textos. Atua como editora-chefe para o site familia.com.br.