9 erros de disciplina cometidos com frequência que seu filho deseja que você perceba

Quando uma birra chega com força total, como você reage? Cuide para não cair em uma ou mais dessas nove armadilhas!

Emily Cummings

Os olhos estão cheios de lágrimas, e aquela boquinha fofa está agora escancarada soltando um grito no meio do estacionamento. Esses acessos impressionantemente barulhentos de um corpo tão pequeno nunca parecem vir em um momento conveniente. Agora você tem uma disciplina para aplicar com uma plateia assistindo. Maravilha!

Quando seu rapazinho ou garotinha decidir atacar, não caia na armadilha de cometer estes 9 erros disciplinares:

1. Ignorar os sinais

Seu pequenino estava esfregando seus olhos cansados antes de você correr para a loja para cumprir uma série de tarefas antes da hora da soneca? Ignorar o cansaço, a fome, a exaustão etc. é uma receita para o desastre total. Alguns berros e gritos poderiam ser totalmente evitados se você conseguisse identificar os sinais de alerta de que uma birra está se formando caso um cochilo ou lanche fosse perdido. Só porque você está sempre a mil por hora, não significa que seu filho consiga lhe acompanhar.

Leia: 3 formas de satisfazer as necessidades emocionais dos filhos sem torná-los mimados

2. Agir precipitadamente

Ainda que você não queira dar um longo sermão (veja abaixo) antes de colocar seu filho no castigo, você precisa ter certeza de que ele entendeu por que está sendo corrigido. Seu comportamento tem que ser racional e justo aos seus olhos, e aos olhos dele. Ser rápido para punir coloca você em um quadro completamente diferente do que se você levasse um minutinho para conversar sobre o problema antes de aplicar o castigo.

Advertisement

3. Conversas longas

Sim, é preciso que seu filho compreenda por que foi colocado de castigo, mas quando lágrimas estão caindo, as palavras não parecem fazer tanto bem quanto um aconchego e um abraço. Haverá tempo para conversar mais tarde, quando todo mundo estiver mais calmo. Mas certifique-se de que ele sinta seu amor, afagando o bracinho dele enquanto você lhe dá breves e sucintas explicações sobre o motivo do castigo. Um sermão vai adicionar “combustível ao fogo”, enquanto que um abraço caloroso permite que seu filho saiba que é amado.

4. Farinha do mesmo saco

Seu filho e você não são tão diferentes quando se trata de acessos de raiva. Se uma coisa mínima é suficiente para lhe tirar do sério, dê um tempo e relaxe um pouco, para se certificar de que você não está exagerando em sua reação quando seu filho aperta a tinta de pintura com dedos e o gato ao mesmo tempo. Você é tão propenso a acessos de raiva quanto seu filho, caso você esteja dormindo pouco, ignorando a hora de descanso e pulando as refeições. Além disso, manter a calma vai ajudar seu filho a se acalmar, porque senão vai ser uma competição de gritos.

Leia: 16 sinais que vocês são muito duros com seus filhos

5. Ficar irritado

Não é pecado ficar aborrecido por seu filho ter ignorado seus últimos 13 pedidos para ele parar de espiar o bebê que está dormindo. Mas não deixe de perceber a diferença entre disciplinar por estar aborrecido e disciplinar para corrigir o comportamento inapropriado. Claro, você está irritado porque seu filho vai acordar o bebê, mas existe uma causa subjacente ao comportamento dele que você precisa resolver? (Veja abaixo).

6. A raiz do problema

Por que seu filho se recusa a colocar o calçado? É uma luta de poder? Um grito de socorro? Uma forma de chamar atenção? Exigir que os sapatos estejam amarrados em 10 segundos não irá resolver o problema real em questão. Mas reservar um momento para se concentrar na comunicação com o propósito de chegar à raiz do problema irá cortar birra pela raiz.

Advertisement

7. Dias de contradições

Ser consistente em seus métodos de disciplina é fundamental. Se seu filho vir que às vezes você ameaça, mas não cumpre, não há realmente incentivo para se ele comportar adequadamente. A punição precisa se ajustar ao delito (veja abaixo), mas certifique-se de definir limites claros para que ele saiba exatamente onde fica a “linha”. Regras fracas e ceder num momento, mas reprimir em outro momento, é uma receita para birras baseadas em injustiça.

8. Tudo é justo

A punição precisa se ajustar ao delito. Atenha-se à idade mental da criança antes de perder as estribeiras. Crianças são crianças! Elas tendem a rir alto quando você está com dor de cabeça e querem ver o que acontece quando deixam ovos caírem da sacada. Estabelecer padrões muito além da capacidade da criança não é justo, e é isso que suas lágrimas estão tentando lhe dizer.

9. Evitar o final da contagem regressiva

Contar até três dá a seu filho um aviso de que a disciplina está a caminho, mas por que não eliminar os meios-termos? Oferecer apenas 2 opções (“ou você come este sabor de iogurte que eu trouxe para o parque, ou vamos para casa agora”) dá a seu filho a oportunidade de tomar uma decisão com uma consequência clara. Você não conta “dois… dois e meio… dois e três quartos…”, e ele não terá a chance de cogitar outra opção.

Embora existam muitos tipos de filosofias disciplinares, o mais importante é usar as birras como um momento de ensino. Mantenha a cabeça fria, seja consistente e tente entender por que seu pequeno está tão frustrado. Use essa oportunidade para ensiná-lo a reagir, a ter empatia, e a ver os dois lados da história. Isso exige mais paciência e efeito, mas irá ajudar a evitar sentimentos feridos e remorso. Acima de tudo, não se esqueça de demonstrar amor e compreensão… E dê um desconto a si mesmo ao longo do caminho.

Leia: 4 erros comuns dos pais ao disciplinar

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 9 commonly made discipline mistakes your child wished you realized

Toma un momento para compartir ...

Emily Cummings

Emily acredita que tortas são excelente escolhas para o café da manhã. Leia mais sobre suas viagens e gostos no seu blog.